Buscar

Práticas Empresaiais II - Avaliação 1 Etapas I e II -Granfino

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Curso de administração
Práticas Empresariais II
Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de Administração da UVA como Avaliação 1/ Etapa I e II da disciplina Práticas Empresariais II.
Por:
NATAN AZEREDO PEREIRA
Matrícula: 20164300479
	
Rio de Janeiro
 (Novembro/2022) 
Sumário
1	APRESENTAÇÃO DA EMPRESA	4
1.1	Características da Organização	4
1.2	Organograma	4
1.3	Diretrizes Organizacionais	4
1.4	Principais Produtos	4
1.5	Principais Clientes	4
2	ANÁLISE AMBIENTAL	4
2.1	Análise SWOT	4
2.2	Análise de Cinco Forças de Porter	4
3	MAPEAMENTO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS	4
3.1	Aquisição de Matéria-Prima	4
3.2	Fabricação	4
3.3	Armazenagem	4
3.4	Transporte	4
4	OPORTUNIDADES DE MELHORIA E/OU AÇÕES CORRETIVAS	4
4.1	Pontos de Melhoria e/ou Correção	4
4.2	Propostas de Melhoria e/ou Correção	5
4.3	Conclusão	5
5	REFERÊNCIAS	5
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Granfino iniciou suas atividades no início dos anos 50 e em pouco tempo nos tornamos líderes em refino e venda de fubá e farinha de mandioca no estado do Rio de Janeiro. De origem e administração familiar, nossa marca alia tradição e qualidade, que fazem de nossos produtos os preferidos de donas de casa a chefs requintados. 
Localizado no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, nosso Parque Industrial Irmãos Coelho é composto por 4 unidades fabris que juntas empregam mais de 550 funcionários, atuando nas áreas de industrialização, beneficiamento, embalagem e distribuição de gêneros alimentícios em geral, além da fabricação de alimentos para animais. 
Nosso grupo Granfino e suas divisões Granfino Alimentos e Gran – Nutrição Animal, possuem juntos um mix de mais de 100 produtos diferentes, todos com a mesma qualidade que faz de nossa marca um referencial. Temos orgulho de fazer parte da história da indústria nacional e trabalhamos diariamente para poder sempre fazer parte da sua história também.
Características da Organização
A história da Granfino pode ser contada a partir de um pequeno armazém de secos e molhados, administrado de forma familiar pelos irmãos Alvarino, Waldir e Abel Coutinho. Embalados pela venda de fubá e de farinha de mandioca, eles ampliaram suas atividades, iniciando, em 1951 a moagem de milho. Nascia a Irmãos Coutinho S/A. Anos depois, o fubá, carro-chefe da empresa, teve seu nome submetido a um concurso popular, de onde surgiu a marca que nomeia a empresa.
Em 1963, a Granfino ganhou grande impulso ao ter seu controle acionário adquirido pelos Irmãos Coelho, proprietários de mais de duas dezenas de mercearias, localizadas em sua maioria na Baixada Fluminense. Com a experiência adquirida como atacadistas de cereais, os Irmãos Coelho impuseram novo ritmo à empresa. Tendo como suporte um projeto industrial polivalente e moderno, ampliaram sua unidade fabril, surgindo assim as Indústrias Granfino S.A.
A empresa passou a dar prioridade à produção de óleo, adquiriu uma unidade extrativa para óleos vegetais e expandiu a capacidade de suas refinarias ao migrar, em 1977, para um novo parque industrial, localizado na rodovia Presidente Dutra. A partir daí novos produtos foram sendo gradativamente anexados ao seu mix, como o azeite de oliva Toureiro. Tornou-se também a maior empacotadora mundial de farinha de mandioca e de seus subprodutos.
Em 2003, a empresa amplia ainda mais sua área de atuação ao investir na construção de uma das maiores e mais modernas fábricas de alimentos para animais do Rio de Janeiro. Surge a Gran, a Divisão Animal da Granfino. Ainda como parte desta modernização, realiza algumas modificações em sua logomarca, de modo a tornar sua imagem mais clara e objetiva, ale de unificar toda a identidade visual da empresa, consolidando sua marca no competitivo mercado de alimentos.
Hoje a marca Granfino é sinônimo de qualidade e seus produtos os preferidos entre donas de casa e chefs requintados. Para merecer toda esta confiança, a empresa trabalha diariamente para aprimorar seus processos produtivos. A maior expressão deste compromisso foi a publicação, no ano de 2008, de seu planejamento estratégico com metas de ampliação e consolidação da empresa até o ano de 2013.
A cada dia a Granfino faz questão de escrever um novo capítulo de sua história, olhando de frente para o futuro, mas sem nunca abrir mão da tradição de qualidade que fazem de seus produtos parte da história de seus consumidores.
Organograma
Diretrizes Organizacionais
Missão
Desenvolver e fornecer produtos de qualidade priorizando a satisfação do consumidor, assegurando a rentabilidade, sempre com base em princípios éticos e de responsabilidade sócio-ambiental.
Visão
Ser Líder atuante em âmbito nacional, referência em qualidade de produtos, serviços e excelência em gestão, inovando em tecnologia e desenvolvendo novos produtos e mercados.
Principais Produtos
A empresa Granfino detém um portfólio enorme de produtos, atua dentro de diversos seguimentos de alimentos.
Estão entre esses produtos, azeites, grãos, derivados de mandioca, condimentos, molhos e atomatados, derivados de milho, derivados de milho branco, derivados de trigo, grãos tipo feijão, grãos tipo arroz e temperos.
A empresa possui como carro chefe de vendas o fubá de milho. Além do milho, matéria-prima principal da maioria dos produtos, a Granfino também trabalha com outros tipos de grãos comprados diretamente dos produtores, como os grãos de feijão que são limpos, selecionados e beneficiados. Alguns produtos importados de Argentina, Portugal, Canadá, Chile e Estados Unidos também são envasados, beneficiados ou embalados em nosso parque industrial.
Toda matéria-prima comprada pela Granfino tem uma amostra coletada e analisada em nosso laboratório de controle de qualidade. Nele são analisadas todas as matérias primas, produtos acabados e ou retirados de alguns pontos durante o processo de fabricação. As análises nos grãos e sementes consistem em verificar a umidade, impureza, presença de insetos, granulometria e aparência, a fim de garantir que todos os nossos produtos estejam dentro do padrão Granfino de qualidade.
A Gran Nutrição Animal, empresa do grupo Granfino, que já produz as rações Grancão e Grancat, renova o mix de produtos voltados para cães e gatos com duas novas linhas de rações, a Grannutri Premium Cães e a Grannutri Premium Gatos. A nova linha premium de alimentação animal representa investimento de 2 milhões de reais. Atualmente, a Gran Nutrição Animal é responsável por 6% do faturamento do grupo, com projeção de chegar a 10% em 2020.  As rações são comercializadas em embalagens de 1 quilo, 3 quilos e 15 quilos, com opções para raças pequenas e mini, filhotes e raças médias e grandes.
Principais Clientes
Os principais clientes da empresa Granfino são Supermercados Guanabara, Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Prezunic, Walmart, Mundial, Intercontinental, Rede Economia, Supermarket, Unidos, Bramil, Vianense, Bahamas, Superprix. Todos os mercados situados no Rio de Janeiro. Além de mercearias, padarias e bares. 
Esses estabelecimentos são desde pequenos negócios, microempresas e empresas de grande porte.
Existem alguns clientes que a empresa Granfino tem o prazer de considerar parceiros especiais, que são algumas escolas de samba. A empresa realiza eventos patrocinados e com isso realiza a divulgação de sua marca, em banners e outros tipos de recursos de marketing.
ANÁLISE AMBIENTAL
As Indústrias Granfino S.A. buscam a implantação de uma gestão socialmente responsável no relacionamento com os seus públicos envolvidos e partes interessadas. Neste processo, a Granfino procura se colocar de forma co-responsável no desenvolvimento econômico integrado à preservação ambiental e ao compromisso ético-social.Conheça um pouco mais sobre algumas ações desenvolvidas pela Granfino para o seu público interno:
• Programa Classe Anexa: programa educacional voltado para os colaboradores e seus familiares, visando a conclusão dos ensinos fundamental e médio;
• Qualidade de Vida – Saúde e Beleza Corporativa: programa de estímulo a autoestima dos colaboradores através docuidado da imagem pessoal e do bem-estar físico. Através do programa são oferecidos aos colaboradores tratamento de cabelos, unhas, rosto e pele, além de massagem terapêutica, shiatsu. e acupuntura;
• Ginástica Laboral: aulas de ginástica e correção de postura para os colaboradores em horários determinados ao longo da jornada de trabalho;
• Plano de Benefícios: voltado para os colaboradores, oferece benefícios como atendimento ambulatorial na empresa, convênio com laboratórios e clínicas médicas, alimentação (restaurante, vale-refeição e cestas básicas), seguro de vida, bolsas de estudos, curso de informática, curso de Inglês e Português, convênios com farmácias, papelarias e Sesi Clube.
• Saúde e Segurança no Trabalho: programa de incentivo e monitoramento das ações de segurança e saúde ocupacional;
• Coleta Seletiva: programa de coleta e comercialização dos resíduos gerados pelos processos produtivos e consumo dos colaboradores para organizações de reciclagem.
A Granfino também realiza algumas práticas sócio responsáveis com relação a seu público externo:
• Parceria com o Banco Rio de Alimentos (SESC Madureira) e com o Banco de Alimentos da Prefeitura de Nova Iguaçu, com a doação de quase meia tonelada de produtos Granfino;
• Apoio ao Dia Nacional de Coleta de Alimentos, campanha realizada anualmente pela Companhia das Obras do Brasil (CdO);
• Juntamente com a APAE e outras instituições, participa da organização e realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência;
• Como Empresa Amiga, faz doações regulares que ajudam na manutenção do Hospital Mario Kröeff, que se tornou referência nacional na prevenção e combate ao câncer;
• É uma das empresas signatárias da declaração de compromisso corporativo no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, que faz parte da campanha nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes;
•. Realiza o patrocínio do Nova Iguaçu Futebol Clube desde 2012, juntamente com seus projetos sociais.
• contribui com a cultura carioca patrocinando desde 2009, feijoadas de algumas Escolas de Samba do Grupo de Acesso e Especial, assim como a Feijoada da Tia Surica, no Teatro Rival.
Análise SWOTFraquezas
· A concorrência é composta por marcas de médio e grande porte;
· Resistencia a mudanças e novos processos;
Forças
· Excelentes produtos;
· Preços competitivos;
· Conhecimento de mercado
Ameaças
· Concorrentes fortes;
· Aumento de preços decorrentes do clima;
· Cenário econômico brasileiro;
Oportunidades
· Diferencial de marca;
· Nicho de consumidores receptivos;
· Comunidade de clientes fidelizados;
 
Análise de Cinco Forças de Porter
Para realizar a análise do ambiente competitivo levou-se em consideração o Modelo das cinco forças competitivas de Poter.
(As cinco forças de Porter – Wikipédia)
· Rivalidade entre os concorrentes
Segundo Santos (1990), a rivalidade é resultante de um contexto em que os concorrentes procuram agir diretamente sobre os clientes, através de medidas agressivas de captação a curto prazo desses clientes. O mercado de grãos está em grande expansão, os preços não estão muito acessíveis, mas pode-se dizer que essa concorrência é saudável, o mercado precisa de competitividade para se atualizar e estar sempre buscando melhores formas de atendimento e aprimorando seus serviços com isso o principal beneficiado dessa disputa são os clientes. A rivalidade assume a forma de disputa por disposição e são utilizadas táticas de concorrência de preços, lançamentos de novos produtos e agressivas campanhas de vendas.
A Granfino por ser uma marca consolidada se tratando de sua história no mercado pode encontrar uma certa facilidade no que diz respeito aos seus concorrentes que também já são bem consolidados no mercado. Os principais concorrentes são: Yoki, Chinezinho, Quaker Brasil, Grupo Maratá. Uma maneira de minimizar os impactos da concorrência será investir em treinamentos de funcionários com o objetivo de aumentar o nível de atendimento, implementando a cultura da teoria da pirâmide invertida, onde o cliente é a principal preocupação da organização. Além de oferecer produtos diferenciados. 
 
 A partir das informações coletadas foram identificadas as seguintes oportunidades: 
1. Localização favorável; 
2. Popularidade do produto;
A partir das informações coletadas, foram identificadas as seguintes ameaças: 
1. Baixas barreiras para entrada de novos competidores; 
2. Grande concorrência;
 Poder de negociação dos Clientes 
Segundo Porter (1999), alguns fatores que aumentam o poder de barganha dos clientes podem ser evidenciados quando eles são pouco numerosos e compram ou contratam relativamente em grande volume. 
 Os fatores críticos que elevam o poder negocial dos clientes são: 
 - E grandes empresas as compras são feitas em grandes volumes; 
 - Os produtos adquiridos têm baixa diferenciação (o poder dos clientes aumenta);
 - Os clientes detêm muita informação sobre alternativas de mercado;
 - Os clientes têm alta sensibilidade ao preço do produto adquirido;
A Granfino não enfrenta grandes problemas quanto ao poder de barganha dos clientes, já que o setor apresenta grande diversificação do mesmo, segundo dados da Embrapa, de uma produção total no ano de 2005 de cerca de 708 milhões de toneladas (USDA, 2006), cerca de 75 milhões são comercializadas internacionalmente (aproximadamente 10% da produção total, em 2005, com uma expectativa de 11,5% em 2006). Isso indica que o milho se destina principalmente ao consumo interno. Deve-se ressaltar que, devido ao seu baixo custo de mercado, os custos de transporte afetam muito a remuneração da produção obtida em regiões distantes dos pontos de consumo, reduzindo o interesse no deslocamento da produção a maiores distâncias, ou em condições em que a logística de transporte é desfavorável. 
O mercado mundial de milho é abastecido basicamente por três países, os Estados Unidos (54 milhões de toneladas de exportações, em 2006), a Argentina (9,4 milhões de toneladas, em 2006) e, mais recentemente, o Brasil (4,5 milhões de toneladas, em 2006). A principal vantagem desses países é uma logística favorável, que pode ser decorrente da excelente estrutura de transporte (caso dos EUA), proximidade dos portos (caso da Argentina). O Brasil participa eventualmente desse mercado, porém a instabilidade cambial e a deficiência da estrutura de transporte até aos portos têm prejudicado o país na busca de uma presença mais constante no comércio internacional de milho.
 Por outro lado, com a facilidade de informação os clientes conseguem comparar melhor os preços e influenciar o mercado afim de conseguir preços menores. Nossa empresa fará um direcionamento de mercado buscando clientes menos sensíveis a mudança de preços centralizando os esforços no público classe A, B e C. Iremos também apostar na estratégia de diferenciação dos nossos produtos para nos destacarmos no mercado.
 Poder de Barganha dos Fornecedores 
Os fornecedores podem exercer seu poder de barganha sobre os participantes do mercado, ao ameaçar reduzir a qualidade dos produtos ou aumentar os preços dos produtos e serviços comprados. Os fornecedores oferecem alguns riscos a organização, ficaremos atentos quanto aos seguintes fatores:
- Existe um número reduzido de fornecedores;
- Não existem produtos substitutos para o nosso input (entradas);
- Os compradores desta indústria são pouco importantes para os fornecedores;
- Os produtos fornecidos são muito importantes para o comprador;
- Custos elevados na mudança de fornecedor;
 Com o objetivo de manter o padrão de qualidade de nossos produtos, iremos trabalhar com fornecedores selecionados para cada tipo de produto que consideramos ser peça fundamental para o sucesso do empreendimento. Com isto iremos obter uma grandevantagem, por outro lado iremos ficar dependente desses fornecedores. Com o objetivo de minimizar esses riscos, atuaremos com parcerias estratégicas com esses fornecedores, em forma de contrato, iremos definir previamente as condições de compra, pagamento, atendimento e suas respectivas multas caso o contrato seja quebrado por alguma das partes.
 Ameaças de Novos Entrantes
 O mercado de alimentação sofre com a constante ameaça de novos entrantes, pois não tem grandes barreiras de entrada sendo necessário apenas possuir o capital, seguindo as normas sanitárias e as leis vigentes. Por outro lado, esses novos entrantes enfrentam as grandes marcas já consolidadas no mercado e precisarão ser inovadores e criativos para conseguir prosperar. 
A partir das informações coletadas, foram identificadas as seguintes ameaças:
 1. Baixas barreiras para entrada de novos competidores;
 2. Grande concorrência;
 Ameaças dos Produtos Substitutos 
Produtos substitutos são aqueles que podem vir a substituir os já existentes através da oferta de preços mais baixos, ou ainda de benefícios. Porter (1986) diz que o produto substituto é a sua identificação, através de pesquisas, na busca de outros produtos que possam desempenhar a mesma função. Ele afirma que os serviços substitutos limitam o potencial de um setor, a menos que este consiga melhorar a qualidade do produto ou, de alguma forma, através do marketing, estabelecer uma diferenciação. Todas a empresas estão sob a ameaça de produtos substitutos. 
Isto se dá pelos seguintes fatores: 
 - Relação preço/qualidade dos substitutos; 
 - Grau de obsolescência tecnológica; 
 - Hábitos e características dos consumidores; 
A Granfino irá oferecer um produto único na região o que dificulta o consumidor na hora de achar produtos substitutos. 
A partir das informações coletadas, foram identificadas as seguintes oportunidade:
 1. Popularidade do produto; 
A partir das informações coletadas, foram identificadas as seguintes ameaças: 
 1. Baixas barreiras para entrada de novos competidores; 
 2. Grande concorrência;
REFERÊNCIAS
GRANFINO. Disponível em: http://www.granfino.com.br/empresa-distribuicao-e-logistica
Acesso em 20 de Novembro de 2022
PORTAL ADMNISTRADORES. Disponível em: http://www.administradores.com.br/ 
Acesso em: 23 de Novembro de 2022.
ANVISA. Guia de Alimentos e Vigilância Sanitária Disponível em: www.anvisa.gov.br. 
Acesso em 23 de Novembro de 2022.
EMBRAPA, Disponível em: http://www.embrapa.br
Acesso em 23 de Novembro de 2022
Presidente 
Presidente do Conselho de Administração
Diretor de compras
Diretor Industrial
Diretor de Vendas
Diretora administrativa
Gerente de Marketing
15