Buscar

elaboração do estudo de viabilidade econômico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da elaboração do estudo de viabilidade econômico-financeira é a análise de viabilidade econômica nos projetos sendo assim essencial antes de iniciar qualquer investimento, permitindo visualizar se o projeto será rentável ou não e determinar quanto de lucro será retornado ao investidor.
As três técnicas aplicadas nesse processo são Valor Presente Líquido (VPL), método Payback e Taxa Interna de Retorno (TIR).
“VPL é um dos métodos mais conhecidos, com o cálculo é possível ajustar descontando os juros para obter o verdadeiro noção de dinheiro no futuro.
Ou seja o VPL traz ao valor presente um valor futuro. Ele representa a diferença entre os recebimentos e os pagamentos de um projeto de investimento em valores monetários atuais (de hoje).” Fonte: Treasy
O Payback significa “retorno”. Sendo traduzido do Inglês.
Resumindo é o tempo de retorno do investimento até o momento em que os rendimentos são iguais ao valor do investimento, ou seja o valor investido já foi lucrado em caixa.
TIR mostra quando pode render um projeto de investimento calculada no percentual, ou seja calculando o TIR o investidor pode ficar saber se é viável ou não investir em projeto ou não.
O termo de abertura é necessário ser feito para que possa ser mostrado todos os detalhes de um projeto, os resultados esperados, prazos de entrega, recursos, equipe, entre outras informações. É um documento que marca o início do projeto trazendo ao cliente e para a empresa uma tranquilidade maior do projeto que está em pauta. Muito importante quando se trata de uma elaboração de um estudo que possuem iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento fazendo assim um projeto bem sucedido.

Outros materiais