Buscar

Atividade 3 Desafios Contemporaneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 –
A3 – Desafios Contemporâneos –
Amandha Côrtes Lopes de Castro – Matricula: 2021113360
A partir das informações apontadas no texto base e nos conhecimentos adquiridos ao longo da unidade 3 da disciplina Desafios Contemporâneos, faça um texto dissertativo apresentando uma análise crítica, descrevendo os impactos decorrentes da inovação tecnológica no mercado e da indústria 4.0 e a precarização do trabalho humano: 
Revolução 4.0 , ou então a 4° Revolução Industrial, como bem sabemos desde a 1° Revolução Industrial, onde se revelou o verdadeiro poder da mão de obra manufatureira, pudemos observar diversas mudanças de âmbito global , o crescimento acelerado da população mundial, a melhora na qualidade de vida da população, o aumento do consumo em larga escala, e também o grande enriquecimento do mundo, e como tudo acontece, também pudemos conhecer os lados negativos que isso viria a trazer a nosso modo de viver, a nossa saúde, aos novos vícios.
A indústria 4.0 nos mostra que é um grande erro pensar que a tecnologia já evoluiu ao nível máximo nas empresas. O termo é utilizado para caracterizar a utilização do que há de mais moderno para produzir bens de consumo; BIG DATA, INTERNET DAS COISAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, MACHINE LEARNING e muito mais. Resumidamente, é a continuação do aperfeiçoamento das máquinas, um processo que começou na primeira Revolução Industrial e nunca mais parou. É um conceito que engloba automação e tecnologia da informação, além das principais inovações tecnológicas desses campos (¹). 
Tudo isso aplicado à manufatura, entendendo o tempo como sendo a transformação de matérias-primas em produtos de valor agregado. O que acontece é que a indústria é incompatível com a ideia de fazer as coisas de forma manual. Já faz muito tempo que as mãos dos operários têm sido substituídas pelas máquinas. Continuamos avançando na automação, que é a capacidade dessas máquinas trabalharem sem nenhum operador humano no comando. 
O salto tecnológico de elevar essa automação à máxima potência, permitindo aos robôs desempenharem funções cada vez mais complexas, como soldar placas de aço e também as tarefas que achávamos ser exclusiva da mão de obra humana. Algoritmos que fazem as máquinas analisarem dados em uma velocidade que um humano não conseguiria em uma vida inteira. 
Outros benefícios da indústria 4.0 são:
· Novos modelos de negócios
· Atividades mais eficientes e práticas
· Processos mais seguros e ágeis 
· Otimização de Recursos
· Personalização
· Redução de erros
· Diminuição de gastos (1)
Mas com todas essas mudanças que estão acontecendo rapidamente, como fica o mercado de trabalho para os profissionais? 
Com tantas mudanças, o profissional inserido na Indústria 4.0 precisa estar adaptado a essa realidade. É fundamental qualificar os profissionais das empresas em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, assim como desenvolver competências sócio emocionais com métodos para estimular a criatividade, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação. 
Porém, nem tudo e nem todos conseguirão se adequar a todas essas mudanças, e também não haverá espaço para muitas das vagas que hoje são preenchidas (²). 
É preciso analisar quais são os impactos da indústria, e como ela pode mudar as relações comercias como pessoais no mundo globalizado. É possível se deparar com o risco do desemprego, que já existe com a automação industrial. Esse impacto está relacionado à mão de obra. É forte a diminuição tanto de postos de trabalho quanto de atividades repetitivas e braçais. O modelo de fábrica está mudando. É preciso ter ousadia no desenvolvimento para que o país alcance os impactos da indústria 4.0 e saiba lidar com ela (²). 
____________________________________
Referências. 
https://fia.com.br/blog/industria-4-0/
https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/impactos-da-industria-40/

Outros materiais