Buscar

FATORES INFLUENCIADORES DA EMPREGABILIDADE DE ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do artigo:
FATORES INFLUENCIADORES DA EMPREGABILIDADE DE ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Esse artigo relata resultados de uma pesquisa quantitativa e descritiva por meio de um conjunto de perguntas aplicada a 411 alunos de instituição de ensino Superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte por meio das redes sociais (WhatsApp).
Para a coleta de dados elaborou- se um questionário com 37 questões onde 2 perguntas foram relacionadas à questão de perfil dos respondentes e 35 de afirmações que elencam os fatores influenciadores da empregabilidade de alunos de IES divididas entre 6 construtores sendo eles: ensino de inovação; ensino de empreendedorismo; inteligência emocional; metodologias ativas de ensino-aprendizagem; gestão de competência; empregabilidade. 
São várias as preocupações dos jovens universitários, profissionais e do próprio mercado de trabalho quanto as incertezas do futuro das profissões. O empego tem o poder de exercer uma grande influência na dignidade humana, de combater diretamente o estado de pobreza de uma pessoa, oportunizar a realização de sonhos, combater as desigualdades sociais e diminuir a violência. 
De acordo com Pham e Saito (2019), os empregadores ainda não estão satisfeitos com a qualidade dos egressos das Instituições de Ensino Superior. Em um cenário de instabilidade profissional, há grande insegurança por parte de todos os profissionais, tanto aqueles que já estão inseridos e que temem pela sua permanecia, como as gerações que estão se preparando para ingressar.
As informações cooptadas pela pesquisa devem auxiliar o direcionamento dos jovens universitários que precisam entender melhor essa realidade, assim como para as IES, qure podem utiliza-las para implementar metodologias que possibilitem aos seus egressos uma maximização de sua empregabilidade.
 Coerentemente, o estudo analisou como o ensino de inovação, o ensino de empreendedorismo, as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, a gestão de competências e a inteligência emocional podem influenciar no potencial de empregabilidade dos alunos.
O ensino da inovação é um dos fatores influenciadores da empregabilidade de alunos de IES. Conforme Severo (2019) a educação precisa conceber processos de inovação para que possa auxiliar no desenvolvimento das pessoas e, consequentemente do país, já que a inovação é uma habilidade que maximizar o empreendedorismo.
	Outro propulsor para a empregabilidade é o ensino de empreendedorismo. Os estudos permitiram expandir o olhar sobre o empreendedorismo, deixando-o de ser um mero evento, para se tornar uma característica estratégica presente na criação de emprego, no desenvolvimento econômico ou, até mesmo, no sucesso profissionalizante. Com essa importante e grande influência, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo cobradas a ampliar seus estudos para que graduandos possam sair prontos para o trabalho empreendedor, ou seja, um despertar de mentes empreendedoras.
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem também influenciam para a empregabilidade. A aprendizagem ativa é uma serie de práticas e métodos que leva o indivíduo sair da sua forma passiva de aprendizagem e o leva a ser mais ativo. A educação deve propor uma aprendizagem ativa, ou seja, aprender fazendo. A utilização das metodologias de ensino é capaz de reforçar o aprendizado, de desenvolver habilidades necessárias para atender o mercado de trabalho são importantes para que os indivíduos tenham maior potencial de empregabilidade.
Estudos também destaca a importância da gestão de competências para a empregabilidade pois todo profissional precisaria estar apto ao que o mercado de trabalho exige e seu crescimento para atender as necessidades dessas organizações. A busca desse profissional com este perfil apenas aumentou, onde foi mostrado pela Word Economic Forum, em 2018, dizia que as pessoas necessitariam de mudanças rápidas e eficazes no seu aprendizado. E que o ensino técnico já não seria o suficiente para garantir está oportunidades. 
Por fim , outro influenciador para a empregabilidade é a inteligência emocional (IE)que também é um dos fatores mais importantes para empregabilidade ou para qualquer outro aspecto da vida do indivíduo, de acordo com Goleman (2012) define que a Inteligência emocional é responsável por cinco habilidades básicas, autoconsciência, autogestão, automotivação, empatia e habilidade social, onde as três primeiras são intervenções consigo mesmo, e as duas últimas são as relações com o ambiente externo. 
Os resultados da pesquisa confirmam que o ensino de inovação, ensino de empreendedorismo, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, gestão de competências e inteligência emocional influenciam positivamente na empregabilidade dos egressos das Instituições de Ensino Superior, assim como a inteligência emocional é o fator mais relevante para a empregabilidade dos alunos, bem como podem ser utilizados como estratégias nas IES para potencializar a capacidade de inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
 Nesse contexto, sugere-se que sejam realizadas pesquisas futuras, englobando outras regiões. Assim como realizar pesquisas de caráter qualitativo com a utilização de novos recursos que embasam com mais propriedade a pesquisa que possa auxiliar e contribuir com a qualidade os resultados.
METODOLOGIA DA PESQUISA APRESENTADA NESSE ARTIGO
01 VITÓRIA
INTRODUÇÃO 
02 DEUZILENE 
FATORES INFLUENCIADORES DA EMPREGABILIDADE DE 
ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
03 LETICIA ENSINO DE INOVAÇÃO
04 RAYANE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO
05 ANA METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
06 ROSEMERE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NA EMPREGABILIDADE
07 CAROL INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA 
08 SABRINA
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09 WANESSA

Continue navegando