Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade 1 
Etapa 1 – Processo de admissão de João Silva
	Aluno(a): Gisele Lemos Costa
	Descreva os procedimentos que devem ser adotados pelo profissional de recursos humanos para a admissão do candidato João Silva. Para tanto, explique/liste documentos, procedimentos, registros, exames e fichas que devem ser providenciados para a contratação do novo funcionário.
Como dica de leitura, acesse o tópico Processo admissional no conteúdo.
	Processo Admissional:
Após João Silva ter realizado o processo seletivo e ter sido informado de sua aprovação, o setor de Rh deverá informar sobre salário e os benefícios que vai receber e orientá-lo para que este providencie a entrega dos documentos necessários para que o departamento possa iniciar o processo de admissão.
O setor de Rh deverá fornecer uma relação de documentos para que o novo colaborador entregue-os na empresa o mais breve possível, para agilizar o prcesso de contratação.
Documentação necessária para o novo colaborador:
· Original e cópia da Carteira de trabalho e previdência social (CTPS)
· Atestado de saúde ocupacional (ASO) - que analisará a compatibilidade da saúde do trabalhador em relação à função que exercerá. Como sabemos é de responsabilidade da empresa.
· Fotos 3x4 colorida(quantidade à critério da empresa)
· Cópia do RG e CPF
· Cópia do cartão do PIS (caso não seja o primeiro emprego)
· Cópia do certificado de reservista ou dispensa do serviço militar (no caso do sexo masculino e com mais de 18 anos)
· Cópia da certidão de nascimento e de casamento (se houver)
· Cópia de certidão de nascimento dos filhos menores de 24 anos (para imposto de renda) e menores de 14 anos(para salário família)
· Cópia da carteira de vacinação de filhos menos de 7 anos e declaração escolar se tiver filhos à partir de 7 anos
· Cópia do comprovante de residência
· Cópia do comprovante de escolaridade
· Cópia da título de eleitor
O exame admissional faz parte do processo de admissão para o novo colaborador. Ele é feito em uma clínica especializada. Este atestado comprova que o porfissional esteja apto para desenvolver as atividades propostas pela empresa. Sem ele não é possível iniciar o contrato de trabalho.
Depois da entrega dos documentos, inicia-se a fase de registro do novo colaborador. O empregado contratado não poderá iniciar suas atividades sem que esteja devidamente registrado.
A ficha de registro de empregados deve ser preenchido pelo funcionário do setor de Rh, nela deve conter os seguintes dados do colaborador:
· Nome do empregado
· Endereço
· Data de nascimento
· Filiação
· Nacionalidade
· Documento de identidade
· CPF
· Título de eleitor
· Carteira de reservista
· Número e série da carteira de trabalho
· Número de identificação no PIS/PASEP
· Estado civil
· Grau de instrução
· Data de admissão
· Cargo e função
· Remuneração e jornada de trabalho
Os registros referente a admissão são feitos na CTPS, que também atualmente existe na modalidade de Carteira de Trabalho Digital, nela deve constar informações do empregador, cargo, CBO, data de admissão, remuneração e condições específicas, se houver. Essas informações são anotadas na parte de contrato de trabalho da CTPS. Essas informações são enviadas ao Ministério do Trabalho, para que sejam realizados outros registros, e à Caixa Econômica Federal, assim é cadastrado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Um fato importante é qua à partir do momento em que a empresa pega a carteira do colaborador, caso ainda utilize a CTPS física, ela tem 48 horas para fazer as anotações necessárias e a devolução da mesma para o funcionário.
A empresa também pode comunicar o vínculo empregat´cio pelo sistema eSocial, mesmo antes do ínicio das atividades. Basta ter todos so dados do novo colaborador
É necessário ainda preparar um contrato de trabalho e preencher outros formulários relativos aos benefícios que a empresa oferece. Tais como:
· Plano de saúde
· Convênio odontológicos 
· Vale refeição
· Vale alimentação
· Vale transporte
· entre outros 
Depois de todos os procedimentos burocráticos para a contratação, cabe aos profissionais de Rh garantirem que o novo funcionário tenha em mãos todas as ferramentas que precisa para executar a sua nova função. Além disso, ele precisa receber uma visão geral das áres que compõem a empresa e conhecimentos básicos sobre o produto ou serviço comercializado pela empresa.
A integração do novo colaborador é fundamental para o fortalecimento da cultura organizacional. Nesse momento os líderes devem apresentar o novo contratado à sua equipe, garantido uma boa experiência ao novo funcionário. Quanto mais rápida for adaptação do funcionário e mais entrosado o time estiver, melhores serão os resultados das equipes. 
Ainda que o funcionário contratado possua experiência com a forma de trabalho, é preciso apresentar as ferramentas e os processos internos da empresa. Assim , a empresa sabe o que esperar do funcionário, enquanto ele saberá como realizar todas as atividades.
Depois de todos esses procedimentos temos um novo colaborador na empresa: João Silva.
Pesquisa realizada na internet em alguns sites e blog’s:
Ebox digital; Blog Centranobre; Tangerino; Pontotel; Único.io; Guy.io, entre outros.