Buscar

Trabalho A1 - Ética e Profissionalimo em Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – UNIDADE 1
Suponha o seguinte: um nutricionista que atua em hospital público reuniu vários dados de prontuários dos pacientes atendidos em ambulatório. Ele resolveu realizar uma pesquisa científica, juntando esses dados e suas anotações. Os pacientes não foram informados que estavam participando do estudo e, muito menos, que as informações fornecidas seriam utilizadas para outra finalidade que não o tratamento. Quando questionado por seu superior, o nutricionista em questão afirmou que não seria necessário informar sobre a pesquisa ou pedir o consentimento, pois os dados coletados já faziam parte do atendimento. Nesse sentido, com base em nossos estudos e analisando a situação apresentada, identifique as atitudes antiéticas e discorra sobre quais seriam as condutas adequadas do profissional frente à situação.
No caso relatado no anunciado acima, o nutricionista deveria informar seus pacientes da sua pesquisa e solicitar permissão, jamais agindo de forma antiética em partilhar informações sem autorização prévia.
Segundo o Art. 20 do Código de Ética e Conduta, é dever do nutricionista manter o sigilo e respeitar a confidencialidade de informações no exercício da profissão, salvo em caso de exigência legal, considerando ainda as seguintes situações:
I – Impedir o manuseio de quaisquer documentos sujeitos ao sigilo prisional por pessoas não obrigadas ao mesmo compromisso. Caso considere pertinente, o nutricionista poderá fornecer as informações, mediante assinatura de termo de sigilo ou mesmo compromisso pelo solicitante.
Essa conduta é passível de penalidades, podendo ser através de advertência, repreensão e em caso de reincidências até multa e perda do CRN.
Errou também ao dizer para seu superior que não precisava pedir consentimento para o uso de dados, já que os dados já haviam sido coletados. O nutricionista, caso fosse um profissional correto e ético, deveria primeiramente consultar cada paciente sobre a possibilidade do uso de seus dados, pedindo inclusive uma autorização por escrito, e informar ainda que tal pesquisa não visava melhoras no tratamento e seria realizada para outros fins.

Outros materiais