Buscar

Atividade A3 de Ética e Profissionalismo em Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A3 de Ética e Profissionalismo em Nutrição:
A realização do DHAA se dá por programas governamentais que consideram os aspectos inerentes ao conceito de segurança alimentar e nutricional, como a produção de alimentos, sua disponibilidade, a renda e as condições de vida, o acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo a água, além da saúde, da nutrição e do acesso a serviços relacionados. Há, também, a educação, os programas e as ações ligados à segurança alimentar e nutricional. Ao longo do tempo, o marco da política para a garantia da segurança alimentar e nutricional no país, assim como as políticas e os programas a ele relacionados, alcançaram grandes avanços, incluindo ações do governo e da sociedade. Infelizmente, a insegurança alimentar e nutricional, além da violação do DHAA, são questões que continuam centrais na agenda política brasileira. Por conta disso, sua consolidação plena é um desafio para articular e coordenar as ações ou fazer com que os recursos cheguem aos grupos mais vulneráveis. Assim sendo, a partir do que foi aprendido ao longo da unidade, discorra sobre as questões éticas envolvidas em dois programas de governo para a garantia do DHAA, bem como uma iniciativa da sociedade civil.
Resposta: 
Visando o acesso aos nutrientes de forma igual, o DHAA é um direito humano de todos. Sendo a Segurança Alimentar e Nutricional assegurada pelo Estado a todos os cidadãos. Porém, mesmo com avanço em diversas áreas, na hora de pôr em práticas os direitos mencionados para população, há desafios na implementação devido a desigualdade presente no cenário da população brasileira, que decorre de anos. Desigualdade de renda, não conhecimento dos direitos humanos, falta de conhecimento e de acesso a direitos e informações e outros fatores mostram como é difícil a adesão de uma cultura de direitos humanos a todos. 
Ações práticas da DHAA são a proteção a vida e a dignidade humana, o que deveria promover uma alimentação adequada e essencial a todos, preenchendo de forma correta os nutrientes para a população ter acesso, fazer ações de inclusão social permitindo o acesso aos alimentos e garantir a segurança de produção em território nacional. No Brasil temos alguns programas que fazem essas ações, em virtude de levar uma melhor qualidade de vida à população, são os seguintes programas: Programa Bolsa Família, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Estratégia de Saúde da Família.

Outros materiais