Buscar

Atividade A2 de Ética e Profissionalismo em Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A2 de Ética e Profissionalismo em Nutrição:
1 - A utilização de animais pelos seres humanos tem origem bem antiga. Pitágoras (582-500 a.C.) afirmava ser um dever a amabilidade com criaturas não humanas. Depois, Hipócrates observou certa finalidade didática ao relacionar órgãos humanos doentes com os de animais. Alguns estudiosos, mais tarde, passaram a utilizar os estudos em estruturas animais para entender o funcionamento dos órgãos em seres humanos.Desse modo, sobre as pesquisas envolvendo animais, considerando nosso material de estudos, é correto afirmar que:
Resposta: a Lei Arouca (Lei Federal n. 11.794/2008) prevê a criação de comissões de ética no uso de animais pelas instituições que desenvolvam atividades de ensino ou pesquisa com animais
2 - Leia o excerto a seguir.
“A aplicação prática da autonomia é o consentimento, que é a permissão voluntária e consciente para se realizar procedimento, tratamento ou experimento, baseada em informações previamente esclarecidas. O princípio do consentimento representou importante avanço na história da bioética, visto que com base nele se pretende coibir estudos feitos sem a permissão de seus participantes”.
COSAC, D. C. dos S. Autonomia, consentimento e vulnerabilidade do participante de pesquisa clínica.  Revista Bioética, [ s. l.], v. 25, n. 1, p. 19-29, jan./abr. 2017. p. 10. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/NLVytLDgkv8z6x8tSRH4YBP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2021.
Sobre o consentimento informado, com base em nossos estudos até o momento, analise as afirmativas a seguir.
I - O consentimento informado para fins de pesquisa deve abranger a informação sobre o objetivo da pesquisa, os riscos e desconfortos potenciais, os benefícios, a confidencialidade, a compensação do tratamento em caso de danos; a voluntariedade na aceitação e a possibilidade de abandono sem problemas.
II - A análise do risco/benefício descrita em um termo de consentimento tem como base o princípio da beneficência.
III - Ao ser solicitado o consentimento a um sujeito de pesquisa, este não precisa compreender totalmente os procedimentos, desde que assine o termo.
IV - O participante da pesquisa não recebe uma cópia do termo de consentimento assinada pelo pesquisador responsável.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I e II.
3 - Jonsen, Siegler e Winslade (2012, [ s. p.]) nos explicam que, ”Como se sabe, a ciência, ao longo dos tempos, proporcionou um acúmulo de conhecimentos, os quais, necessariamente, não se pautaram por um progresso ético/moral. E esse descompasso, cada vez mais acentuado, repercute negativamente nas diferentes esferas da vida, e, neste caso em particular, na atividade de pesquisa. A preocupação demonstrada para se descobrir a cura das doenças e proporcionar o avanço da ciência, não se projetou de forma plena sobre os sujeitos que participavam dos estudos, pois se verifica que muitos deles foram colocados em situação de desigualdade, vulnerabilidade e sofrimento moral”.
JONSEN, A. R.; SIEGLER, M.; WINSLADE, W. J.  Ética clínica: abordagem prática para decisões éticas na medicina clínica. 7. ed. San Francisco: AMGH, 2012.
De acordo com os princípios da bioética, considerando o exposto e nossos estudos a respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir.
I - O uso de animais em pesquisas deve sempre prever um tratamento humanitário, evitando dor e sofrimento.
II - A divulgação dos resultados de pesquisa é uma forma de a sociedade participar dos benefícios do conhecimento gerado.
III - Um dos instrumentos utilizados pelos comitês de ética para orientar suas condutas é a Resolução n. 466/2012.
IV - O pesquisador deve tentar mudar a opinião de um indivíduo que deseja abandonar a pesquisa sem motivo.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I, II, III.
4 - Leia o excerto a seguir.
“A finalidade do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é assegurar que os indivíduos participem da pesquisa clínica proposta apenas quando esta for compatível com seus valores, interesses e preferências. Os requisitos específicos do TCLE incluem o fornecimento de informações sobre: finalidade e justificativa do estudo, riscos, benefícios e alternativas para a pesquisa”.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. v. 1. (Série F. Comunicação e Educação em Saúde). p. 71. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/214336/815658/Capacita%C3%A7%C3%A3o+para+Comit%C3%AAs+de+%C3%89tica+em+Pesquisa+Volume+1.pdf. Acesso em: 9 jun. 2021.
Sobre  assunto, entre as alternativas a seguir, assinale aquela que representa um elemento permitido para o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resposta: A ausência  do nome do membro do comitê de ética que aprovou a pesquisa.
5 - Leia o excerto na sequência.
“Conflito de interesse […] é um conjunto de condições nas quais o julgamento de um profissional a respeito de um interesse primário tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário. De modo geral, as pessoas tendem a identificar conflito de interesses apenas como as situações que envolvem aspectos econômicos. Outros importantes aspectos também podem ser lembrados, tais como interesses pessoais, científicos, assistenciais, educacionais, religiosos e sociais, além dos econômicos”.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. v. 1. (Série F. Comunicação e Educação em Saúde). p. 166. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/214336/815658/Capacita%C3%A7%C3%A3o+para+Comit%C3%AAs+de+%C3%89tica+em+Pesquisa+Volume+1.pdf. Acesso em: 9 jun. 2021.
A respeito do conflito de interesse, considerando nossos estudos e o trecho exposto anteriormente, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I - (   ) Qualquer membro do CEP diretamente envolvido no projeto em análise deve permanecer na avaliação.
II - (   ) Manter um paciente internado, mesmo com condições de receber alta, para que mais estudantes aprendam com seu caso, é uma situação de conflito de interesse.
III - (   ) Nos EUA, é permitida a remuneração para participação em pesquisas, por isso, o fato de os sujeitos omitirem informações para não serem excluídos da amostra não representa conflito de interesse.
IV - (   ) É necessário que os pesquisadores, ao publicarem um estudo, declarem por escrito no artigo se existe conflito de interesse.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta: F, V, F, V
6 - O Código de Nuremberg foi publicado em 1947, após o julgamento de médicos nazistas que realizavam experimentos em prisioneiros de campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Além da condenação dos réus, a publicação do documento foi uma resposta da comunidade científica a todas as atrocidades cometidas contra a humanidade. Seu principal objetivo é considerar a integridade e dignidade nas pesquisas envolvendo seres humanos, além de garantir o direito de escolha dos indivíduos.
Nesse contexto, considerando nossos estudos sobre o Código de Nuremberg, analise as afirmativas a seguir.
I - Os experimentos devem ser conduzidos de forma a evitar qualquer tipo de dano ou sofrimento.
II - O pesquisador responsável deve ter consciência da necessidade de suspensão de um experimento, se tiver motivos para acreditar que acarretará danos para os participantes.
III - É permitido submeter um sujeito a experimento que tenha risco de dano ou invalidez, desde que contribua para a ciência e comunidade.
IV - O indivíduo não precisa dar seu consentimento para a coleta de dados que façam parte do atendimento de rotina.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I, II.
7 - Leia o trecho na sequência.
“Segundo Albert Jonsen, um dos pioneiros da bioética, os princípios deram destaque para as reflexões mais abrangentes,vagas e menos operacionais dos filósofos e teólogos da época. Em sua simplicidade e objetividade, forneceram uma linguagem para falar com um novo público, formado por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde”.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. v. 1. (Série F. Comunicação e Educação em Saúde). p. 45. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/214336/815658/Capacita%C3%A7%C3%A3o+para+Comit%C3%AAs+de+%C3%89tica+em+Pesquisa+Volume+1.pdf. Acesso em: 9 jun. 2021.
Em nossos estudos, pudemos perceber que, a partir de certo momento, foi dada a devida importância aos princípios éticos na prática profissional.
Nesse sentido, considerando nosso material e o que estudamos a respeito dos princípios éticos, relacione cada um deles aos seus respectivos conceitos.
1 - Beneficência.
2 - Não maleficência.
3 - Autonomia.
(   ) Liberdade para aceitar ou recusar um experimento ou procedimento.
(   ) Minimizar os danos e maximizar os benefícios.
(   ) Não causar dano ou causar o menor dano possível.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta: 3, 1, 2 .
8 - A legislação de ética em pesquisa envolvendo seres humanos que conhecemos atualmente é o resultado dos esforços de pensadores, filósofos e comunidade científica. Ao longo da história, experimentos que não consideravam a dignidade e os direitos humanos tomaram forma até que fossem regulamentados em diretrizes e leis que orientassem a ética de pesquisadores.
Assim, com base nos documentos que foram criados no decorrer dos anos, analise os listados a seguir e relacione cada um aos seus objetivos.
1 - Código de Nuremberg.
2 - Declaração de Helsinque.
3 - Relatório de Belmont.
4 - Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos.
(   ) Instituiu a aplicação dos princípios de beneficência, não maleficência, justiça e autonomia em pesquisas envolvendo seres humanos.
(   ) Um dos primeiros documentos cuja principal preocupação é a garantia da integridade e dos direitos humanos.
(   ) Impôs a avaliação por comitês de ética antes do início de pesquisas.
(   ) Ampliou a atuação da bioética para as esferas social, ambiental e sanitária, além da científica e tecnológica.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta: 3, 1, 2, 4
9 - Conforme pudemos compreender em nosso material de estudos, o Relatório de Belmont foi publicado em 1978, após investigações sobre o estudo de Tuskegee, de 1972. Depois de verificar que ainda ocorriam violações de direitos humanos e códigos de ética, o documento implementou a adoção dos princípios éticos em pesquisas envolvendo seres humanos.
Assim, com base nas informações sobre o Relatório de Belmont e nossos estudos quanto ao tema, quais são esses princípios éticos mencionados?
Resposta: beneficência, justiça, não maleficência e autonomia
10 - Para que uma instituição se habilite para realizar pesquisas envolvendo seres humanos, é necessária uma inscrição no Conselho Nacional de Saúde (CNS). No caso, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um órgão colegiado e interdisciplinar. Os principais objetivos desse comitê são defender os interesses e garantir a integridade e os direitos dos participantes de pesquisas.
Acerca do CEP, com base em nossos estudos, pode-se afirmar que:
Resposta: a participação dos membros em um comitê é voluntária

Outros materiais