Buscar

A1 design sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O design moderno veio com a produção em massa e a mecanização do trabalho com a revolução industrial no século XIX. Por meio do movimento Arts and Craft, o movimento temia que a produção artesanal entrasse em extinção. O líder do movimento, William Morris, defendia a arte “feita pelo povo e para o povo”.
A Art Nouveau, “arte nova” em português, se espalhou por toda a Europa, valorizando o estilo no sentido da beleza, com vidros estampados, artes com ferro forjados, estampas de arabescos.
Em 1917, com o neoplasticismo no design, os traços eram mais puros, valorizando características abstratas, ângulos retos, cores primárias e tons de preto e branco. Essas características se tornaram os elementos essenciais na estética neoplástica.
Dos anos 1920 aos anos 1930, a união entre arquitetura, pintura e desenho industrial ganhou força. Já em 1919, a escola de arte Bauhaus pregava a i deia de a forma ideal ser determinada pela sua função, o que delimitava uma construção rígida. A estética da Bauhaus revolucionou o design com formas mais simplistas, linhas retas e um visual minimalista.
Nos anos 1950 e 1960, as mudanças sociais causaram grandes mudanças ao design com uso de cores saturadas, tipografias irregulares e psicodelismo, em que se destacou o movimento artístico Pop Art. Com a grande influência na pintura, Andy Warhol, o design, principalmente o gráfico, passou a ilustrar famosos como Marilyn Monroe e Elvis Presleyem cores vivas e complementares, tornando-se ícone de referências artísticas até hoje.
Na década de 1970 também ocorreram diversas mudanças históricas que interferiram diretamente no design e na sua estética. A funcionalidade deixou de ser importante, dando espaço para peças com valor artístico. Elementos “kitsch” se tornaram o símbolo dessa mudança. Curvas, cores, uso de materiais reciclados e tudo o que era considerado “errado” no design acabou ganhando sua aceitação.
Nos anos 1980 e 1990, a tecnologia e questões ecológicas passaram ase destacar. Os objetos passaram a ter identidade própria e a refletir os gostos pessoais; o designer passou a pensar na sociedade em geral. Uma das características que destacam o design pós-moderno são formas angulares e cores alegres.
Já nos anos 2000 aos dias de hoje, o design está sendo influenciado pela tecnologia, acentuando o valor estético aliado à funcionalidade, e a reprodução em massa de peças de design ganhou força no mercado atual.

Continue navegando