Buscar

GABARITO AP2 2022-2 Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROAP1 ( ) AP2 (X) AP3 ( ) 2022/2
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina Psicologia da Educação
Coordenadora Profa. Ana Lucia Gomes
GABARITO REFERENCIAL
1) Joana! Faz um barquinho de papel para mim!
Ué? O que houve, Carla? Desaprendeu? Não te ensinei a fazer outro dia?
É! Mas, esqueci! Preciso que me explique de novo!
Considerando o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vygotsky, indique em qual nível de desenvolvimento Carla se encontra tomando como a base sua experiência em fazer barquinhos de papel. Justifique sua resposta. (Valor: 2,5 pontos)
Carla está no nível de desenvolvimento potencial, pois precisa de uma nova explicação ou ajuda da Joana para fazer o barquinho, pois ainda não aprendeu. Considerando a Zona de Desenvolvimento Proximal, o fato da Carla “ter esquecido” indica que as funções psicológicas necessárias para “fazer o barquinho” sozinha, ainda estão em desenvolvimento, por este motivo, ela precisa de ajuda.
2) A teoria psicanalítica desenvolvida por Freud, indica que a personalidade reflete a dinâmica observada entre as instâncias psíquicas Id, ego e superego. Neste sentido, explique o que são os mecanismos de defesa e qual instância psíquica é responsável por sua realização. (Valor: 2,5 pontos)
Os mecanismos de defesa consistem em ações desenvolvidas pelo Ego, de modo inconsciente, que possuem como objetivo proteger o sujeito de determinados conteúdos, que podem ter cunho traumático ou gerar ansiedade, que aparecem a partir das experiências que vivencia. 
3) “Aprender a aprender torna a aprendizagem mais eficiente”
Considerando as características do pensamento metacognitivo, explique como a metacognição pode contribuir para a construção de uma aprendizagem eficiente e duradoura. (Valor: 2,5 pontos)
A metacognição auxilia na construção de uma aprendizagem eficiente e duradoura por destacar a compreensão e a reflexão sobre o assunto que está sendo ensinado. Dessa forma, o aluno ao pensar e refletir sobre o que está aprendendo pode fazer correlações, comparações e associações a experiências e conteúdos anteriores que investem o novo saber de significado e relevância, contribuindo assim, para uma aprendizagem funcional e duradoura.
4) Roberto é aluno novo na escola e está no 3º ano do fundamental. A professora passou uma tarefa de matemática e verificou que ele tinha muita dificuldade para: entender como deveria armar e fazer as contas e identificar qual era o número maior, comparando números simples, como 3 e 5. Além disso, a professora notou que Roberto não usava nenhuma estratégia para fazer as contas, como contar nos dedos ou fazer palitinhos no papel. A professora resolveu ajudá-lo e passou a enviar atividades extras para ele.
Marque a alternativa correta considerando a experiência apresentada. (Valor: 2,5 pontos)
a) Se o aluno pudesse usar qualquer recurso tecnológico, ele teria sucesso garantido na sua aprendizagem.
b) O transtorno de aprendizagem apresentado pelo Roberto é consequência direta de uma ação pedagógica obsoleta.
c) O aluno tem um transtorno de aprendizagem denominado por disortografia.
d) O aluno apresenta uma dificuldade de aprendizagem denominada por dislexia.
e) O aluno parece ter um transtorno de aprendizagem denominado discalculia e o seu desempenho pode ser melhorado, através da realização de intervenções pedagógicas específicas, envolvendo ou não, o uso de ferramentas tecnológicas.

Continue navegando