Logo Passei Direto
Buscar

AOL 1 TRÁFEGO AEREO INTERNACIONAL

User badge image
Wander Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O espaço aéreo em questão estende-se a partir da superfície até 10.000 pés MSL ao redor dos aeroportos do país com mais movimentações ou operações IFR. São permitidos voos IFR e VFR, sendo monitorados e separados constantemente pelos órgãos ATC.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regras gerais e diferenças, pode-se afirmar que o espaço evidenciado pelo trecho anterior é o:
1. C.
2. E.
3. A.
4. B.
5. G.

Leia o trecho a seguir: "O juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, da 2ª Vara Cível Federal, concedeu liminar que proíbe o aeroporto de Congonhas (SP) de realizar pousos e decolagens no período compreendido entre 23h e 6h, em respeito ao necessário repouso noturno de sua vizinhança. Estão igualmente proibidas checagem de motores entre 22h e 7h, de acordo com a Portaria nº 188/DGAC, de 08/03/2005. A decisão foi proferida em ação civil pública proposta pela Associação dos Moradores e Amigos de Moema (AMAM)."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre procedimentos, pode-se afirmar que uma das formas de diminuir o ruído aeronáutico é:
1. evitar procedimentos de toque e arremetida.
2. livrar áreas povoadas.
3. não acionar os motores antes de autorizado pelo ATC.
4. sugerir uma direção de saída diferente daquela utilizada para o tráfego VFR.
5. o estabelecimento de pistas preferenciais.

Leia o trecho a seguir: "Saber como a FAA (Federal Aviation Administration) divide o espaço aéreo é fundamental para desenvolver a conscientização e a operação segura como piloto. Da fase de planejamento de um voo até a solicitação de uma autorização de pouso, prestar atenção a essas divisões ajuda a garantir interações positivas com os controladores e outros pilotos."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre espaço aéreo controlado, pode-se afirmar que o espaço aéreo americano é dividido em duas categorias, e uma delas é a:
1. controladora, incluindo áreas de operações militares, áreas de alerta e áreas de tiro.
2. reguladora, incluindo os espaços aéreos classes A, B, C, D e E, áreas restritas e áreas proibidas.
3. não reguladora, incluindo os espaços aéreos classes A, B, C, D e E, áreas restritas e áreas proibidas.
4. não controladora, incluindo áreas restritas, proibidas, de operações militares, áreas de alerta e áreas de tiro.
5. reguladora, incluindo áreas restritas, proibidas, de operações militares, áreas de alerta e áreas de tiro.

O piloto em comando de uma aeronave é diretamente responsável e tem a autoridade final sobre sua operação, conforme o art. 168 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 (CBA). Em uma emergência requerendo ação imediata, o piloto em comando pode desviar-se de qualquer requisito deste Regulamento na extensão requerida para fazer face à emergência. Cada piloto em comando que desviar-se de um requisito conforme o parágrafo (b) desta seção deve enviar um relatório por escrito à ANAC descrevendo e justificando o desvio.
Considerando o conteúdo trabalhado, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Uma aeronave civil estrangeira, evoluindo nos EUA, deve manter-se sob regras IFR em qualquer classe do espaço aéreo.
II. Uma aeronave civil estrangeira deve ser equipada com equipamento rádio que permita comunicações bilaterais com os órgãos de controle de tráfego aéreo.
III. O piloto deve ser familiarizado com os procedimentos de tráfego aéreo em uso nos Estados Unidos, tais como: subidas, rotas, descidas, esperas e aproximações por instrumentos.
IV. É dispensável que o piloto seja habilitado em língua inglesa, contanto que saiba a fraseologia quando a aeronave estiver decolando ou aproximando.
1. III e IV.
2. I e IV.
3. I e II.
4. II e III.
5. I, II e III.

O serviço de ATIS pode ser encontrado em aeroportos com mais movimento, emitindo informações sobre as condições do aeródromo como teto, visibilidade, vento, ajuste de altímetro, procedimentos em uso etc. através de uma transmissão via rádio (frequência VHF ou UHF) ou através de uma estação de radionavegação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o serviço da ATIS, analise as afirmativas a seguir. Está correto apenas o que se afirma em:
I. É um serviço contínuo e o piloto deve usá-lo assim que entrar em contato com o controle de aproximação por ocasião da chegada.
II. O nome, a frequência e o período de funcionamento do ATIS podem ser encontrados nas cartas de área, terminal ou aerovia e também nos procedimentos de chegada, descida ou subida.
III. As mensagens são codificadas em ALFA, BRAVO, CHARLIE, entre outros, sendo o ATIS difundido através de uma gravação.
IV. É dispensável aos controladores emitirem as informações da gravação no caso do ATIS estar com problemas na sua transmissão.
1. II, III e IV.
2. I e II.
3. I e IV.
4. III e IV.
5. I, II e III.

Leia o texto abaixo: Um tráfego de Toronto para Miami foi autorizado pelo controle de solo para taxiar até a pista 06L. Porém, a tripulação cotejou que estava taxiando para outra pista: Quando perguntados no rádio, a tripulação da aeronave afirmou que eles estavam autorizados a taxiar para a pista 06R.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regras gerais e diferenças, pode-se afirmar que uma CLEARANCE:
1. são rotas padrões de chegada por instrumentos com a finalidade de simplificar a aproximação.
2. é uma autorização de controle de tráfego aéreo que visa evitar colisão entre aeronaves de tráfego conhecido, determinando procedimentos específicos a serem cumpridos pela aeronave.
3. são informações de teto, visibilidade, vento, ajuste do altímetro, temperatura na pista, procedimentos de descida, pista em uso, entre outros.
4. é um serviço contínuo para o piloto por ocasião da chegada ou antes da partida.
5. são solicitações emitidas pelo piloto à torre para cruzamento de pista de táxi, pista ou pátio.

Toda aeronave que realizar voo controlado deverá manter escuta permanente na frequência apropriada do órgão ATC correspondente e, quando for necessário, estabelecer com esse órgão comunicação bilateral.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o preenchimento do plano de voo internacional civil em relação aos equipamentos de comunicação, pode-se afirmar que esses equipamentos devem ser indicados:
1. no item 10, especificando a letra V para VHF, U para equipamento UHF e H para equipamento HF.
2. com a letra Z no item 18, utilizando as abreviações COM/ e/ou NAV/ antes.
3. no item 9 juntamente com o número de aeronaves e o tipo.
4. no item 18, utilizando as abreviações COM/ e/ou NAV/ antes.
5. no item 18, precedido de OUTRAS INFORMAÇÕES/.

Leia o trecho a seguir: O transponder se comunica através de um radar em solo e este replica seu sinal para o controle de tráfego aéreo, que, assim, recebe a informação de posição da aeronave, velocidade e altitude.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o procedimento adequado ao cancelar o voo IFR e prosseguir sob regras VFR é:
1. o piloto acionar no transponder o código 2000.
2. o piloto mudar o transponder para o modo normal.
3. o piloto ajustar o transponder para o código 1200.
4. o piloto avisar ao órgão ATC que está equipado com transponder, adicionando a palavra TRANSPONDER à identificação da aeronave.
5. o piloto utilizar o transponder na posição standby.

Leia o texto a seguir: Um voo de Houston para Nova York estava em aproximação final para a pista 22 do La Guardia quando a tripulação relatou uma falha no motor esquerdo e declarou aproximação perdida. Logo após, a tripulação informou que o motor estava funcionando a baixa potência e pediu para desviar para o aeroporto de alternativa, o JFK, também em Nova York. A aeronave pousou com segurança na pista 22L do JFK, cerca de 20 minutos após a decolagem.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre plano de voo e como completá-lo com os dados do aeródromo de alternativa, pode-se afirmar que:
1. para mais de um aeródromo de alternativa, deve ser indicado no campo RMK/ os indicadores ICAO dos aeródromos.
2. no caso de voos VFR é desnecessário, na ocasião do preenchimento do plano de voo, indicar o aeródromo de alternativa.
3. no caso de mudança de destino, deve-se informar no campo 18 o indicador ICAO do aeródromo com 4 letras precedido de AER/.
4. para voos IFR, o tempo total de voo será o tempo de voo da decolagem até o aeródromo de destino, incluindo o tempo gasto para um possível pouso no aeródromo de alternativa.
5. o aeródromo de alternativa deve ser expressado por 4 caracteres designados pela ICAO ou “ZZZZ” caso não exista indicador de localidade, devendo ser indicado o nome do aeródromo no ITEM 18, precedido de ALTN/.

Leia o trecho a seguir: Um voo evoluindo espaço aéreo americano, realizando o trecho Newark (EUA) para Bogotá (Colômbia), estava em subida para o FL340 a cerca de 100nm ao leste de Washington – DC (EUA), quando a tripulação desceu para o FL280 (fora do espaço aéreo RVSM), devido à falha de ambos os pilotos automáticos. A aeronave inicialmente continuou em direção a Bogotá, mas após cerca de 30 minutos precisou desviar para Washington.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o espaço aéreo Classe A nos EUA, pode-se afirmar que:
1. é a porção do espaço aéreo que se estende a partir da superfície até 10.000 pés MSL.
2. é a porção do espaço aéreo onde é permitido o voo de aeronaves VFR, porém o serviço de separação ocorre para os voos IFR.
3. é a porção do espaço aéreo ao redor dos aeroportos do país com mais movimentações ou operações IFR.
4. o órgão ATC está dispensado de emitir autorizações nessa classe do espaço aéreo.
5. é o espaço aéreo a partir de 18.000 pés MSL até FL 600, inclusive.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O espaço aéreo em questão estende-se a partir da superfície até 10.000 pés MSL ao redor dos aeroportos do país com mais movimentações ou operações IFR. São permitidos voos IFR e VFR, sendo monitorados e separados constantemente pelos órgãos ATC.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regras gerais e diferenças, pode-se afirmar que o espaço evidenciado pelo trecho anterior é o:
1. C.
2. E.
3. A.
4. B.
5. G.

Leia o trecho a seguir: "O juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, da 2ª Vara Cível Federal, concedeu liminar que proíbe o aeroporto de Congonhas (SP) de realizar pousos e decolagens no período compreendido entre 23h e 6h, em respeito ao necessário repouso noturno de sua vizinhança. Estão igualmente proibidas checagem de motores entre 22h e 7h, de acordo com a Portaria nº 188/DGAC, de 08/03/2005. A decisão foi proferida em ação civil pública proposta pela Associação dos Moradores e Amigos de Moema (AMAM)."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre procedimentos, pode-se afirmar que uma das formas de diminuir o ruído aeronáutico é:
1. evitar procedimentos de toque e arremetida.
2. livrar áreas povoadas.
3. não acionar os motores antes de autorizado pelo ATC.
4. sugerir uma direção de saída diferente daquela utilizada para o tráfego VFR.
5. o estabelecimento de pistas preferenciais.

Leia o trecho a seguir: "Saber como a FAA (Federal Aviation Administration) divide o espaço aéreo é fundamental para desenvolver a conscientização e a operação segura como piloto. Da fase de planejamento de um voo até a solicitação de uma autorização de pouso, prestar atenção a essas divisões ajuda a garantir interações positivas com os controladores e outros pilotos."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre espaço aéreo controlado, pode-se afirmar que o espaço aéreo americano é dividido em duas categorias, e uma delas é a:
1. controladora, incluindo áreas de operações militares, áreas de alerta e áreas de tiro.
2. reguladora, incluindo os espaços aéreos classes A, B, C, D e E, áreas restritas e áreas proibidas.
3. não reguladora, incluindo os espaços aéreos classes A, B, C, D e E, áreas restritas e áreas proibidas.
4. não controladora, incluindo áreas restritas, proibidas, de operações militares, áreas de alerta e áreas de tiro.
5. reguladora, incluindo áreas restritas, proibidas, de operações militares, áreas de alerta e áreas de tiro.

O piloto em comando de uma aeronave é diretamente responsável e tem a autoridade final sobre sua operação, conforme o art. 168 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 (CBA). Em uma emergência requerendo ação imediata, o piloto em comando pode desviar-se de qualquer requisito deste Regulamento na extensão requerida para fazer face à emergência. Cada piloto em comando que desviar-se de um requisito conforme o parágrafo (b) desta seção deve enviar um relatório por escrito à ANAC descrevendo e justificando o desvio.
Considerando o conteúdo trabalhado, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Uma aeronave civil estrangeira, evoluindo nos EUA, deve manter-se sob regras IFR em qualquer classe do espaço aéreo.
II. Uma aeronave civil estrangeira deve ser equipada com equipamento rádio que permita comunicações bilaterais com os órgãos de controle de tráfego aéreo.
III. O piloto deve ser familiarizado com os procedimentos de tráfego aéreo em uso nos Estados Unidos, tais como: subidas, rotas, descidas, esperas e aproximações por instrumentos.
IV. É dispensável que o piloto seja habilitado em língua inglesa, contanto que saiba a fraseologia quando a aeronave estiver decolando ou aproximando.
1. III e IV.
2. I e IV.
3. I e II.
4. II e III.
5. I, II e III.

O serviço de ATIS pode ser encontrado em aeroportos com mais movimento, emitindo informações sobre as condições do aeródromo como teto, visibilidade, vento, ajuste de altímetro, procedimentos em uso etc. através de uma transmissão via rádio (frequência VHF ou UHF) ou através de uma estação de radionavegação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o serviço da ATIS, analise as afirmativas a seguir. Está correto apenas o que se afirma em:
I. É um serviço contínuo e o piloto deve usá-lo assim que entrar em contato com o controle de aproximação por ocasião da chegada.
II. O nome, a frequência e o período de funcionamento do ATIS podem ser encontrados nas cartas de área, terminal ou aerovia e também nos procedimentos de chegada, descida ou subida.
III. As mensagens são codificadas em ALFA, BRAVO, CHARLIE, entre outros, sendo o ATIS difundido através de uma gravação.
IV. É dispensável aos controladores emitirem as informações da gravação no caso do ATIS estar com problemas na sua transmissão.
1. II, III e IV.
2. I e II.
3. I e IV.
4. III e IV.
5. I, II e III.

Leia o texto abaixo: Um tráfego de Toronto para Miami foi autorizado pelo controle de solo para taxiar até a pista 06L. Porém, a tripulação cotejou que estava taxiando para outra pista: Quando perguntados no rádio, a tripulação da aeronave afirmou que eles estavam autorizados a taxiar para a pista 06R.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regras gerais e diferenças, pode-se afirmar que uma CLEARANCE:
1. são rotas padrões de chegada por instrumentos com a finalidade de simplificar a aproximação.
2. é uma autorização de controle de tráfego aéreo que visa evitar colisão entre aeronaves de tráfego conhecido, determinando procedimentos específicos a serem cumpridos pela aeronave.
3. são informações de teto, visibilidade, vento, ajuste do altímetro, temperatura na pista, procedimentos de descida, pista em uso, entre outros.
4. é um serviço contínuo para o piloto por ocasião da chegada ou antes da partida.
5. são solicitações emitidas pelo piloto à torre para cruzamento de pista de táxi, pista ou pátio.

Toda aeronave que realizar voo controlado deverá manter escuta permanente na frequência apropriada do órgão ATC correspondente e, quando for necessário, estabelecer com esse órgão comunicação bilateral.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o preenchimento do plano de voo internacional civil em relação aos equipamentos de comunicação, pode-se afirmar que esses equipamentos devem ser indicados:
1. no item 10, especificando a letra V para VHF, U para equipamento UHF e H para equipamento HF.
2. com a letra Z no item 18, utilizando as abreviações COM/ e/ou NAV/ antes.
3. no item 9 juntamente com o número de aeronaves e o tipo.
4. no item 18, utilizando as abreviações COM/ e/ou NAV/ antes.
5. no item 18, precedido de OUTRAS INFORMAÇÕES/.

Leia o trecho a seguir: O transponder se comunica através de um radar em solo e este replica seu sinal para o controle de tráfego aéreo, que, assim, recebe a informação de posição da aeronave, velocidade e altitude.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o procedimento adequado ao cancelar o voo IFR e prosseguir sob regras VFR é:
1. o piloto acionar no transponder o código 2000.
2. o piloto mudar o transponder para o modo normal.
3. o piloto ajustar o transponder para o código 1200.
4. o piloto avisar ao órgão ATC que está equipado com transponder, adicionando a palavra TRANSPONDER à identificação da aeronave.
5. o piloto utilizar o transponder na posição standby.

Leia o texto a seguir: Um voo de Houston para Nova York estava em aproximação final para a pista 22 do La Guardia quando a tripulação relatou uma falha no motor esquerdo e declarou aproximação perdida. Logo após, a tripulação informou que o motor estava funcionando a baixa potência e pediu para desviar para o aeroporto de alternativa, o JFK, também em Nova York. A aeronave pousou com segurança na pista 22L do JFK, cerca de 20 minutos após a decolagem.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre plano de voo e como completá-lo com os dados do aeródromo de alternativa, pode-se afirmar que:
1. para mais de um aeródromo de alternativa, deve ser indicado no campo RMK/ os indicadores ICAO dos aeródromos.
2. no caso de voos VFR é desnecessário, na ocasião do preenchimento do plano de voo, indicar o aeródromo de alternativa.
3. no caso de mudança de destino, deve-se informar no campo 18 o indicador ICAO do aeródromo com 4 letras precedido de AER/.
4. para voos IFR, o tempo total de voo será o tempo de voo da decolagem até o aeródromo de destino, incluindo o tempo gasto para um possível pouso no aeródromo de alternativa.
5. o aeródromo de alternativa deve ser expressado por 4 caracteres designados pela ICAO ou “ZZZZ” caso não exista indicador de localidade, devendo ser indicado o nome do aeródromo no ITEM 18, precedido de ALTN/.

Leia o trecho a seguir: Um voo evoluindo espaço aéreo americano, realizando o trecho Newark (EUA) para Bogotá (Colômbia), estava em subida para o FL340 a cerca de 100nm ao leste de Washington – DC (EUA), quando a tripulação desceu para o FL280 (fora do espaço aéreo RVSM), devido à falha de ambos os pilotos automáticos. A aeronave inicialmente continuou em direção a Bogotá, mas após cerca de 30 minutos precisou desviar para Washington.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o espaço aéreo Classe A nos EUA, pode-se afirmar que:
1. é a porção do espaço aéreo que se estende a partir da superfície até 10.000 pés MSL.
2. é a porção do espaço aéreo onde é permitido o voo de aeronaves VFR, porém o serviço de separação ocorre para os voos IFR.
3. é a porção do espaço aéreo ao redor dos aeroportos do país com mais movimentações ou operações IFR.
4. o órgão ATC está dispensado de emitir autorizações nessa classe do espaço aéreo.
5. é o espaço aéreo a partir de 18.000 pés MSL até FL 600, inclusive.

Prévia do material em texto

AOL 1 – TRÁFEGO AEREO INTERNACIONAL 
 
1. Pergunta 1 
1/1 
O espaço aéreo em questão estende-se a partir da superfície até 10.000 pés MSL ao redor dos 
aeroportos do país com mais movimentações ou operações IFR. São permitidos voos IFR e VFR, 
sendo monitorados e separados constantemente pelos órgãos ATC. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regras gerais e diferenças, pode-se 
afirmar que o espaço evidenciado pelo trecho anterior é o: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
G. 
2. 
B. 
Resposta correta 
3. 
E. 
4. 
A. 
5. 
C. 
2. Pergunta 2 
0/1 
Leia o trecho a seguir: 
 
“O juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, da 2ª Vara Cível Federal, concedeu liminar que proíbe o 
aeroporto de Congonhas (SP) de realizar pousos e decolagens no período compreendido entre 23h e 
6h, em respeito ao necessário repouso noturno de sua vizinhança. Estão igualmente proibidas 
checagem de motores entre 22h e 7h, de acordo com a Portaria nº 188/DGAC, de 08/03/2005. A 
decisão foi proferida em ação civil pública proposta pela Associação dos Moradores e Amigos de 
Moema (AMAM).” 
Fonte: EXPRESSO DA NOTÍCIA. Aeroporto de Congonhas deve fechar entre 23h e 6h. 2007. 
Disponível em: https://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/5203/aeroporto-de-congonhas-
deve-fechar-entre-23h-e-6h. Acesso em: 10/06/2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre procedimentos, pode-se afirmar que 
uma das formas de diminuir o ruído aeronáutico é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
evitar procedimentos de toque e arremetida. 
2. Incorreta: 
livrar áreas povoadas. 
3. 
não acionar os motores antes de autorizado pelo ATC. 
4. 
sugerir uma direção de saída diferente daquela utilizada para o tráfego VFR. 
5. 
o estabelecimento de pistas preferenciais. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
0/1 
Leia o trecho a seguir: 
 
“Saber como a FAA (Federal Aviation Administration) divide o espaço aéreo é fundamental para 
desenvolver a conscientização e a operação segura como piloto. Da fase de planejamento de um voo 
até a solicitação de uma autorização de pouso, prestar atenção a essas divisões ajuda a garantir 
interações positivas com os controladores e outros pilotos.” 
Fonte: JONHSTON, M. Differences between airspace classifications. 2018. Disponível 
em:https://calaero.edu/differences-between-airspace-classifications/. Acesso em: 14/06/2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre espaço aéreo controlado, pode-se 
afirmar que o espaço aéreo americano é dividido em duas categorias, e uma delas é a: 
Ocultar opções de resposta 
https://calaero.edu/differences-between-airspace-classifications/
1. 
controladora, incluindo áreas de operações militares, áreas de alerta e áreas de tiro. 
2. 
reguladora, incluindo os espaços aéreos classes A, B, C, D e E, áreas restritas e áreas proibidas. 
Resposta correta 
3. 
não reguladora, incluindo os espaços aéreos classes A, B, C, D e E, áreas restritas e áreas 
proibidas. 
4. Incorreta: 
não controladora, incluindo áreas restritas, proibidas, de operações militares, áreas de alerta e 
áreas de tiro. 
5. 
reguladora, incluindo áreas restritas, proibidas, de operações militares, áreas de alerta e áreas 
de tiro. 
4. Pergunta 4 
1/1 
“O piloto em comando de uma aeronave é diretamente responsável e tem a autoridade final sobre sua 
operação, conforme o art. 168 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 (CBA). Em uma 
emergência requerendo ação imediata, o piloto em comando pode desviar-se de qualquer requisito 
deste Regulamento na extensão requerida para fazer face à emergência. Cada piloto em comando 
que desviar-se de um requisito conforme o parágrafo (b) desta seção deve enviar um relatório por 
escrito à ANAC descrevendo e justificando o desvio.” 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil: Regulamento Brasileiro de Aviação Civil. 
Disponível em: https://www.anac.gov.br/participacao-social/audiencias-e-consultas-
publicas/audiencias/2015/aud17/anexorbac91.pdf. Acesso em: 20/07/2019. 
 
Considerando o conteúdo trabalhado, analise as afirmativas a seguir: 
 
I. Uma aeronave civil estrangeira, evoluindo nos EUA, deve manter-se sob regras IFR em qualquer 
classe do espaço aéreo. 
 
II. Uma aeronave civil estrangeira deve ser equipada com equipamento rádio que permita 
comunicações bilaterais com os órgãos de controle de tráfego aéreo. 
 
III. O piloto deve ser familiarizado com os procedimentos de tráfego aéreo em uso nos Estados 
Unidos, tais como: subidas, rotas, descidas, esperas e aproximações por instrumentos. 
 
IV. É dispensável que o piloto seja habilitado em língua inglesa, contanto que saiba a fraseologia 
quando a aeronave estiver decolando ou aproximando. 
https://www.anac.gov.br/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/audiencias/2015/aud17/anexorbac91.pdf
https://www.anac.gov.br/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/audiencias/2015/aud17/anexorbac91.pdf
 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
I e IV. 
3. 
I e II. 
4. 
II e III. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III. 
5. Pergunta 5 
0/1 
O serviço de ATIS pode ser encontrado em aeroportos com mais movimento, emitindo informações 
sobre as condições do aeródromo como teto, visibilidade, vento, ajuste de altímetro, procedimentos 
em uso etc. através de uma transmissão via rádio (frequência VHF ou UHF) ou através de uma 
estação de radionavegação. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o serviço da ATIS, analise as 
afirmativas a seguir. 
 
I. É um serviço contínuo e o piloto deve usá-lo assim que entrar em contato com o controle de 
aproximação por ocasião da chegada. 
 
II. O nome, a frequência e o período de funcionamento do ATIS podem ser encontrados nas cartas 
de área, terminal ou aerovia e também nos procedimentos de chegada, descida ou subida. 
 
III. As mensagens são codificadas em ALFA, BRAVO, CHARLIE, entre outros, sendo o ATIS 
difundido através de uma gravação. 
 
IV. É dispensável aos controladores emitirem as informações da gravação no caso do ATIS estar 
com problemas na sua transmissão. 
 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, III e IV. 
2. Incorreta: 
I e II. 
3. 
I e IV. 
4. 
III e IV. 
5. 
I, II e III. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o texto abaixo: 
 
Um tráfego de Toronto para Miami foi autorizado pelo controle de solo para taxiar até a pista 06L. 
Porém, a tripulação cotejou que estava taxiando para outra pista: Quando perguntados no rádio, a 
tripulação da aeronave afirmou que eles estavam autorizados a taxiar para a pista 06R. 
Fonte: HRADECKY, S. Incident: American A319 at Toronto on May 13th 2019, runway 
incursion. 2019. Disponível em: < http://avherald.com/h?article=4c8cba90&opt=0>. Acesso em: 
18/06/2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regras gerais e diferenças, pode-se 
afirmar que uma CLEARANCE: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são rotas padrões de chegada por instrumentos com a finalidade de simplificar a aproximação. 
2. 
é uma autorização de controle de tráfego aéreo que visa evitar colisão entre aeronaves de 
tráfego conhecido, determinando procedimentos específicos a serem cumpridos pela aeronave. 
Resposta correta 
3. 
são informações de teto, visibilidade, vento, ajuste do altímetro, temperatura na pista, 
procedimentos de descida, pista em uso, entre outros. 
4. 
é um serviço contínuo para o piloto por ocasião da chegada ou antes da partida. 
5. 
são solicitações emitidas pelo piloto à torre para cruzamento de pista de táxi, pista ou pátio. 
7. Pergunta 7 
0/1 
“Toda aeronave que realizar voo controlado deverá manter escuta permanente na frequência 
apropriada do órgão ATC correspondente e, quando for necessário, estabelecer com esse órgão 
comunicaçãobilateral.” 
Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. ICA 100-12: Regras do Ar, 2016. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o preenchimento do plano de voo 
internacional civil em relação aos equipamentos de comunicação, pode-se afirmar que esses 
equipamentos devem ser indicados: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
no item 18, precedido de OUTRAS INFORMAÇÕES/. 
2. 
no item 18, utilizando as abreviações COM/ e/ou NAV/ antes. 
3. Incorreta: 
no item 9 juntamente com o número de aeronaves e o tipo. 
4. 
com a letra Z no item 18, utilizando as abreviações COM/ e/ou NAV/ antes. 
5. 
no item 10, especificando a letra V para VHF, U para equipamento UHF e H para 
equipamento HF. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/1 
Leia o trecho a seguir: 
 
O transponder se comunica através de um radar em solo e este replica seu sinal para o controle de 
tráfego aéreo, que, assim, recebe a informação de posição da aeronave, velocidade e altitude. 
Fonte: MORIAH, Ricardo. Como os aviões se orientam durante o voo? 2019. Disponível em: 
https://airway.uol.com.br/como-os-avioes-se-orientam-durante-o-voo/. Acesso em: 19/06/2019. 
(Adaptado.) 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o procedimento 
adequado ao cancelar o voo IFR e prosseguir sob regras VFR é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o piloto acionar no transponder o código 2000. 
2. 
o piloto mudar o transponder para o modo normal. 
3. 
o piloto ajustar o transponder para o código 1200. 
Resposta correta 
4. Incorreta: 
o piloto avisar ao órgão ATC que está equipado com transponder, adicionando a palavra 
TRANSPONDER à identificação da aeronave. 
5. 
o piloto utilizar o transponder na posição standby. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o texto a seguir: 
 
Um voo de Houston para Nova York estava em aproximação final para a pista 22 do La Guardia 
quando a tripulação relatou uma falha no motor esquerdo e declarou aproximação perdida. Logo 
após, a tripulação informou que o motor estava funcionando a baixa potência e pediu para desviar 
https://airway.uol.com.br/como-os-avioes-se-orientam-durante-o-voo/
para o aeroporto de alternativa, o JFK, também em Nova York. A aeronave pousou com segurança 
na pista 22L do JFK, cerca de 20 minutos após a decolagem. 
Fonte: HRADECKY, S. Incident: Delta BCS1 at New York on Jun 13th 2019, engine problem 
2019. Disponível em: <http://avherald.com/h?article=4c935753&opt=0>. Acesso em: 18/06/2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre plano de voo e como completá-lo com 
os dados do aeródromo de alternativa, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
para mais de um aeródromo de alternativa, deve ser indicado no campo RMK/ os indicadores 
ICAO dos aeródromos. 
2. 
no caso de voos VFR é desnecessário, na ocasião do preenchimento do plano de voo, indicar o 
aeródromo de alternativa. 
3. 
no caso de mudança de destino, deve-se informar no campo 18 o indicador ICAO do 
aeródromo com 4 letras precedido de AER/. 
4. 
para voos IFR, o tempo total de voo será o tempo de voo da decolagem até o aeródromo de 
destino, incluindo o tempo gasto para um possível pouso no aeródromo de alternativa. 
5. 
o aeródromo de alternativa deve ser expressado por 4 caracteres designados pela ICAO ou 
“ZZZZ” caso não exista indicador de localidade, devendo ser indicado o nome do aeródromo 
no ITEM 18, precedido de ALTN/. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
 
Um voo evoluindo espaço aéreo americano, realizando o trecho Newark (EUA) para Bogotá 
(Colômbia), estava em subida para o FL340 a cerca de 100nm ao leste de Washington – DC (EUA), 
quando a tripulação desceu para o FL280 (fora do espaço aéreo RVSM), devido à falha de ambos os 
pilotos automáticos. A aeronave inicialmente continuou em direção a Bogotá, mas após cerca de 30 
minutos precisou desviar para Washington. 
Fonte: HRADECKY, S. Incident: United B737 near Washington on Feb 18th 2018, dual 
autopilot failure. 2018. Disponível em: <http://avherald.com/h?article=4b521246&opt=0>. Acesso 
em: 18/06/2019. 
 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o espaço aéreo Classe A nos EUA, 
pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é a porção do espaço aéreo que se estende a partir da superfície até 10.000 pés MSL. 
2. 
é a porção do espaço aéreo onde é permitido o voo de aeronaves VFR, porém o serviço de 
separação ocorre para os voos IFR. 
3. 
é a porção do espaço aéreo ao redor dos aeroportos do país com mais movimentações ou 
operações IFR. 
4. 
o órgão ATC está dispensado de emitir autorizações nessa classe do espaço aéreo. 
5. 
é o espaço aéreo a partir de 18.000 pés MSL até FL 600, inclusive. 
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina