Buscar

Distribuição Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Na logística existem métodos e ferramentas capazes de medir o nível de satisfação e de atendimento dos serviços prestados.
Podemos dizer que as dimensões para uma avaliação de desempenho, podem ser por exemplo, qualidade, flexibilidade, pontualidade, prazo, custo, etc. Cada empresa precisa definir quais destas dimensões são relevantes e devem ser monitoradas para o alcance de seus objetivos. Estes objetivos de uma avaliação de desempenho logístico podem ser conseguidos através de:
R= monitoramento, controle e direcionamento.
2- Em questão de confiabilidade na contratação de um modal, podemos após análise entre os existem, definir que o modal mais confiável (ou consistência) com capacidade de entregar um produto no prazo desejado pelo cliente pode ser definido por aquele que entrega no prazo, preço e tempo estipulado.
Neste caso, o modal mais confiável é o:
R= Dutoviário.
3- Podemos dizer que há três categorias de serviços em relação ao recebimento de um pedido. Um deles é o elemento de transação, que é a capacidade de atender aos pedidos recebidos. Para isso a empresa necessita manter um nível de estoque adequado, uma boa gestão do ciclo de pedido e do tempo de carregamento dos meios de transporte, e um sistema de informações rápido e confiável.
R= Verdadeiro
4- Existem dois tipos de canais de distribuição, os quais  têm objetivos semelhantes, porém o primeiro se encarrega de colocar o produto nas mãos do consumidor final, que irá usá-lo ou consumi-lo, enquanto que o segundo faz a distribuição de materiais e componentes para outros fabricantes usarem em suas operações e em seus processos produtivos. Estamos falando dos:
R= canais de consumo e canais industriais
 5- Sem dúvidas, em todo processo de movimentação de produtos, todos nós ouvimos falar de o processo de unitização de cargas. A unitização pode ser realizada com o uso de paletes, como por meio de contêineres, que também é um unitizador de cargas. Muito utilizado em obras de construção civil. Especificamente no caso de produtos a granel, acondicionados em sacos ou air bags, a unitização pode ser feita com as chamadas lingas de cabos de aço. A unitização reduz os custos com mão de obra e os problemas ergonômicos, melhora o controle do estoque, otimiza o processo de armazenagem, agiliza o manuseio, melhora a segurança e reduz os desperdícios e extravios.
Segundo estas informações importantes, podemos dizer que o texto acima está:
R = Verdadeiro 
6- Os níveis estratégicos são importantes dentro das empresas pois em cada um dele deve ser tomado as decisões seguindo uma hierarquia departamental. Podemos afirmar que o nível onde é realizado as tomadas de decisões pelas gerências operacionais e envolve decisões de médio prazo, normalmente de menos de um ano a frente, e baseadas nas decisões estratégicas já tomadas pela empresa, estão alinhadas no nível:
R= Tático   
7- O método de formação de roteiro utilizando a prática de girar a régua no sentido horário (ou anti-horário) mantendo um lado dela fixo no ponto de origem (depósito ou CD). Quando a régua encontrar o primeiro ponto de parada, verificar se a carga a ser entregue excede ou não a capacidade do veículo que fará as entregas. Se não exceder, continuar girando a régua e verificar a cada ponto se a capacidade do veículo excede ou não. Esta é uma etapa do método de varredura utilizado pelos transportadores de cargas.
R= Verdadeiro 
8- I) A definição de planejamento está atrelada ao objetivo que se pretende alcançar na empresa. Com isso, planejar significa se antecipar às demandas, tomar decisões e definir ações necessárias para que os erros sejam minimizados e com isso também os custos, visando a satisfação do cliente e a manutenção do negócio.
Porque,
II) Como em qualquer situação, o planejamento sempre se divide em estratégico, tático e operacional, e as atividades de distribuição física nestes três níveis de planejamento são estratégicos, táticos e operacionais.
Com base nas asserções acima podemos dizer que:
R= a primeira asserção é verdadeira e a segunda faz complemento da primeira
9- Existem CDs de diversos tamanhos e finalidades espalhados pelas grandes cidades do país. Cada qual com sua intensidade de tarefas. Os CDs podem variar em relação à largura ou amplitude dos canais de distribuição, e, em se tratando mais de um varejista que é autorizado a vender por região, porém de forma controlada (por exemplo, móveis), onde esta distribuição tem amplitude múltipla; trabalha com a distribuição:
R= Seletiva
10- Podemos afirmar que uma das competências que hoje auxiliam as empresas a obter um diferencial em relação à concorrência, é a entrega dos produtos aos consumidores, pois estes estão à procura de produtos de pronta entrega, ou com prazos de entrega mínimos e, em muitos casos, com compromisso de cumprir dias e horários preestabelecidos para o recebimento. Com isto, a distribuição física é sem dúvida um diferencial para a empresa que quer conquistar clientes e mercado. Dentro da logística empresarial, podemos dizer que a logística de suprimentos engloba:
R= Compra, processamento do pedido, programação de entrega, transporte, recebimento e armazenagem de matérias-primas e componentes; 
11- Asserção I
Como podemos perceber, a utilização de um modal ou outro depende de muitas variáveis que deverão ser analisadas antes de se tomar a decisão correta em qual utilizar. Uma variável importante a ser analisada é o fator velocidade. Para isso podemos constatar que:
O modal mais lento é o dutoviário, depois dele, vem os aquaviários, o ferroviário, o rodoviário e o aéreo que é o mais rápido de todos estes anteriores, mas devem ser utilizado para longas distâncias.
Porque:
Asserção II
Para curtas distâncias, ele pode perder para o rodoviário, devido ao tempo gasto com o transporte até o terminal aéreo, o carregamento, o descarregamento no destino e o transporte até o cliente final.
De acordo com as asserções I e II, analise as alternativas e marque a certa.
R= A asserção I e a asserção II fazem complemento entre si;
12- A figura abaixo mostra a construção de um roteiro simples
Partindo do pressuposto que o ponto de partida é o CD, podemos analisar que primeiramente deve-se fazer o roteiro aplicando-se o método de construção simples de um roteiro. Caso eu queira efetuar a melhora deste roteiro eu preciso fazer é:
R= retirar duas rotas, religando os pontos e analisando se o novo percurso apresenta distância menor.
13- O método conhecido como Clarke-Wright, é pouco utilizado na logística de captação de mercadorias, cargas e produtos de clientes. Também chamado de método das economias ele tem por objetivo maximizar as distâncias percorridas e, consequentemente, aumentar a quantidade de veículos necessários. É um método complexo que exige a utilização de softwares que são de difícil acesso no mercado.
R= Falso
14- Podemos dizer que os indicadores de desempenhos visam atender aos serviços com qualidade e comprometimento, especificamente para os processos de distribuição física. Podemos dizer que um dos principais indicadores de desempenho é o processamento do pedido – lead time do processamento (mínimo, médio e máximo) e percentual de pedidos processados nos prazos preestabelecidos; que visam o atendimento de pedidos solicitados pelos clientes.
R= Verdadeiro
15- Dentro dos armazéns, existem as áreas destinadas a separação dos pedidos que aguardam seus despachos. Geralmente, os pedidos são separados um a um e os itens do pedido são separados individualmente. Exemplo: na compra online de um supermercado, o operador retira os produtos das gôndolas e os coloca um a um num carrinho, para posterior embalagem e entrega na casa do cliente. Este é o processo logístico conhecido como:
R= Picking discreto.
 16- É o métodos utilizado para a decisão de localização que procuram encontrar o local ideal dentro das restrições definidas, estes tipos de métodos, também chamados de métodos discretos, consideram diversas propostas para se escolher a que mais se adéqua à empresa (são os mais utilizados).
Estamos falandodo método:
R= descontínuo.
 17- As atividades logísticas estão para atender empresas produtoras, bens de serviço, depósito, dentre outras para facilitar suas atividades fins. Como tudo que é bom sempre traz um risco, a contratação de um operador logístico deve ser feita com cuidados e critérios, pois não está livre riscos. Estes riscos podem ser estratégicos, comercial e gerencial. Comente sobre cada um deles.
Sua Resposta:
ESTRATEGICO-Analisar as condições de trabalho desse operador onde, como e de que maneira executar (E.P.IS)
COMERCIAL- Se atentar quanto ao volume de compras (mercadoria)ao qual esse operador terá que transportar de um local ao outro de forma segura e que não cause  nenhum prejuízo a empresa  
GERENCIAL-Organizar as tarefas do mesmo dentro de seu período de  trabalho ao invés de fazer de maneira aleatória reduzindo assim os riscos de acidente no trabalho

Continue navegando