Buscar

Propostas de Dinamicas

Prévia do material em texto

Atividades de sensibilização para as temáticas de discussão do tema Corpo, Gênero e Sexualidade com os adolescentes
1)	Dinâmicas individuais e em grupos que envolvam a criação de desenhos, colagens, esculturas, narrativas, etc., através das quais seja possível discutir questões relacionadas ao gênero e à sexualidade.
 
2)	Trabalhar com as histórias de vida
(narrativas pessoais, coletivas, reais ou inventadas)
João, 18 anos, é homossexual, adotou o nome de uma artista famosa, apanha do irmão, sua mãe não o defende. As meninas pequenas ficam longe dele na escola porque as mães assim o determinam. Faz capoeira porque quer aprender a lutar. Na aula de capoeira, fica no fundo, a professora acompanha todos os alunos, menos João”
Letícia brinca de pipas com seus irmãos e vizinhos. Adora a brincadeira, confecciona suas próprias pipas, coloridas, bonitas. Na escola vai acontecer um festival de pipas. A mãe leva Letícia com a pipa que confeccionou para o festival. Ao chegar na escola a mãe pergunta: Só vai ter homens? E não houve jeito de convencê-la a deixar Letícia participar do festival.
 
3)	Ampla utilização de artefatos culturais diversos (revistas, publicidade, filmes, músicas, programas televisivos, etc.)
Atividades de intervenção
· Criar um bom ambiente entre os participantes da atividade proposta – permitir que cada pessoa possa se expressar livremente e que seja escutado/a e respeitado/a pelas suas opiniões, habilidades, vivências, etc;
· Incentivar a prática de atividades esportivas para todos/as, independente, do gênero, promovendo atividades nas quais meninos e meninas, homens e mulheres participem conjuntamente;
· Oferecer atividades em turnos diferenciados visando se adequar às condições de trabalho dos participantes;
· Incentivar	as meninas e	meninos a participarem de atividades culturalmente identificadas tanto como masculinas e femininas.
· Ficar atento para situações em que aconteçam discriminações e buscar interferir de forma a minimizá-las e evitá-las
· Desenvolver estratégias, incentivos, elogios para que cada sujeito sinta-se integrante do projeto.
Não se eximir do papel de educador/a, pois nossa intervenção faz diferença!
TEMA: somos nossos corpos Analisar as interações entre corpo e cultura na construção de identidades
· Montar um corpo adolescente ressaltando (nome, idade, filiação, ídolos, roupas, adornos, lazer, esporte, o que gosta de fazer, trabalho, dúvidas quanto ao gênero e sexualidade, música, etc);
· Cada grupo monta um personagem a apresenta.
· Construir uma narrativa envolvendo duas personagens que se encontram num local que cada grupo vai conhecer apenas nesse momento (rua, fila de emprego, festa, igreja, escola, shopping center, mercadinho, etc).
 
Possibilidade de discussão:
· Marcadores sociais relacionado à adolescência (formas de vestir, andar, namorar, relacionar-se com os outros);
· Adolescência como construção discursiva e não etapa biológica
· Marcas de feminilidade e masculinidade
· Identificar os adornos (Tatuagens, piercings, roupas com inscrições, mochilas com desenhos, maquiagem) com pertencimento a determinados grupos.
· Corpos/sujeitos desejáveis e não desejáveis

Continue navegando