Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O controle de qualidade laboratorial é uma ferramenta indispensável para se monitorar a precisão e a exatidão dos exames realizados. Sobre o controle de qualidade interno e externo, assinale a alternativa correta:     
O controle de qualidade interno deve ser processado diariamente e deve ser composto por uma amostra controle normal e outra patológica com padrões de resultados previamente conhecidos.
O controle externo é realizado diariamente e o interno é realizado mensalmente com amostras biológicas adquiridas comercialmente pelos fabricantes dos equipamentos.
O controle de qualidade externo deve ser aplicado no momento em que forem observadas imprecisão e inexatidão no processamento do controle de qualidade interno.
As amostras de controle de qualidade interno ou externo têm como função principal estabelecer a linearidade e a sensibilidade dos equipamentos utilizados na rotina laboratorial.
2. Sabendo que o peso molecular de NaOH é de 39,997g/mol, qual seria a quantidade necessária da substância para o preparo de uma solução de NaOH 2,5M para um volume final de 800mL?     
100g.
80g.
85g.
90g.
3. Medidas preventivas devem ser tomadas para manter a saúde e a segurança dos profissionais laboratoristas, como a utilização correta de EPIs e EPCs, assim como o conhecimento prévio dos riscos aos quais estão expostos. Entre as opções a seguir, qual delas descreve corretamente as ações adequadas para um trabalho com segurança?   
A manipulação de vidrarias representa moderado risco de acidentes. O manuseio com químicos que produzem vapor deve ser feito na capela. Substâncias oxidantes e inflamáveis devem ser estocadas próximas. Os químicos que apresentam ponto de fulgor mais baixo são mais perigosos. As luvas de látex são utilizadas para o trabalho com materiais infectantes.
A manipulação de materiais perfurocortantes representa moderado risco de acidentes. O manuseio com químicos que produzem vapor deve ser feito na capela. Substâncias oxidantes e inflamáveis devem ser estocadas separadas. Os químicos que apresentam ponto de fulgor mais baixo são mais perigosos. As luvas de látex são utilizadas para o trabalho com materiais quentes.
A manipulação de vidrarias representa alto risco de acidentes. O manuseio com químicos que produzem vapor deve ser feito na capela. Substâncias oxidantes e inflamáveis devem ser estocadas separadas. Os químicos que apresentam ponto de fulgor mais alto são mais perigosos. As luvas de látex são utilizadas para o trabalho com materiais infectantes.  
A manipulação de materiais perfurocortantes representa alto risco de acidentes. O manuseio com químicos que produzem vapor deve ser feito na capela. Substâncias oxidantes e inflamáveis devem ser estocadas separadas. Os químicos que apresentam ponto de fulgor mais baixo são mais perigosos. As luvas de látex são utilizadas para o trabalho com materiais infectantes.
4. A importância de conhecer as medidas de primeiro socorros é tão importante quanto o reconhecimento da fonte que gerou o acidente, de modo que medidas preventivas sejam tomadas e que o incidente não se repita novamente. Além disso, o profissional deve estar ciente de que suas ações têm reações na vítima, o que pode ser fatal. Entre as opções a seguir, qual define melhor os riscos físicos presentes em um laboratório e em qual situação de acidente é indicado dar água para a vítima?   
As radiações ionizantes, as pressões anormais e o ruído são considerados como risco físico. A radiação é o risco físico mais comum dentro do laboratório. Uma área corporal com hemorragia deve ser pressionada moderadamente. Em caso de intoxicação deve-se dar água para a vítima.
As radiações ionizantes, as pressões anormais e o ruído são considerados como risco físico. A temperatura é o risco físico mais comum dentro do laboratório. Uma área corporal com hemorragia deve ser pressionada moderadamente. Em caso de intoxicação deve-se dar água para a vítima.
As radiações ionizantes, as pressões anormais e a temperatura amena são consideradas como risco físico. A temperatura é o risco físico mais comum dentro do laboratório. Uma área corporal com hemorragia deve ser pressionada moderadamente. Em caso de choque deve-se dar água para a vítima.
As radiações ionizantes, as pressões anormais e a temperatura amena são consideradas são considerados como risco físico. A temperatura é o risco físico mais comum dentro do laboratório. Uma área corporal com hemorragia deve ser pressionada fortemente. Em caso de choque deve-se dar água para a vítima.
5. Foram adicionados 500µL de uma amostra a 4,5mL de solvente. Qual é a diluição utilizada?     
1/5.
0,5/1.
1/10.
1/9.
6. No setor de hematologia, foi detectado, por meio do uso de indicadores, um percentual duas vezes superior à meta estabelecida de recoletas, por motivo de presença de coágulos de tamanhos variados, muitos colados na parede do tubo ou na tampa. Observou-se que no mês de referência houve um percentual significativo de contratação de novos flebotomistas. Em relação ao exposto, assinale a alternativa correta frente à atitude que deve ser tomada:   
Deve ser aumentada a meta estabelecida no indicador de recoleta para que, no próximo mês, os valores fiquem dentro do esperado.
Deve ser tomada uma medida corretiva nos equipamentos hematológicos para aumentar a sensibilidade de detecção de coágulo e treinar a equipe de coleta.
Deve ser tomada uma medida corretiva associada ao treinamento da equipe em relação à coleta de sangue e à homogeneização correta do tubo.
Deve ser realizada uma medida preventiva nos equipamentos hematológicos para diminuir a sensibilidade de detecção de coágulo.
7. O controle de qualidade é uma medida muito aplicada nos laboratórios de análises clínicas, não apenas por ser exigido por legislação, mas também por opção do próprio laboratório, que se preocupa com a qualidade dos serviços oferecidos. O(s) objetivo(s) do controle de qualidade é (são):   
Participar de um programa externo de gestão da qualidade para a padronização de exames na fase analítica e certificação de excelência emitida pelo respectivo programa.
Desenvolver POP (procedimento operacional padrão) de todos os processos realizados no laboratório e disponibilizá-los para que o paciente tenha acesso ao que vai ser feito com a sua amostra biológica.
Padronizar a fase laboratorial analítica com amostras adquiridas em programas externos de qualidade, de outro laboratório ou amostras comerciais obtidas junto ao fabricante do equipamento.
Padronização dos procedimentos realizados na rotina e melhoria contínua, evitando ao máximo a ocorrência de erros e apresentando resultados fiéis à realidade do paciente. 
8. Para que o controle interno da qualidade seja uma ferramenta útil para a rotina laboratorial, algumas medidas de processamento devem ser tomadas. Em relação a essas medidas, assinale a alternativa correta:     
Deve ser processada uma amostra controle normal em um dia, e no dia seguinte, uma patológica, antes das amostras de rotina dos pacientes.
Devem ser processadas pelo menos duas amostras controle diariamente, uma normal e uma patológica, antes das amostras de rotina dos pacientes.
Devem ser processadas pelo menos duas amostras de controle mensalmente, uma normal e uma patológica, no momento da rotina que a equipe laboratorial julgar mais adequada.
Deve ser processada pelo menos uma amostra controle, no período e no momento da rotina que a equipe laboratorial julgar mais adequados.
9. Muitos laboratórios têm interesse em obter o certificado de acreditação laboratorial para poder garantir aos seus clientes que os exames são realizados com base em parâmetros preconizados por um órgão reconhecido nacionalmente ou até mesmo internacionalmente. A acreditação laboratorial tem como objetivo principal:   
contribuir com a padronização, a qualidade e a melhoria contínua dos serviços do laboratório de análises clínicas e seus postos de coleta.
emitir certificação de que o laboratório cumpriu com a maioria dos requisitos que se dispôs a alcançar, como proposto pela ABNTISO 9001:2015.
exigir o cumprimento de normas estabelecidas por um programa de controle de qualidade, seja interno ou externo.
fiscalizar os laboratórios para que estejam cumprindo as leis e emitir multas caso encontrem não conformidades.
10. Muitos parâmetros podem ser utilizados na validação de métodos analíticos, após aplicação de métodos estatísticos, para determinação da exatidão e da precisão de resultados gerados. Com relação à exatidão e à precisão no processo de validação, assinale a alternativa correta.   
Baixa exatidão e precisão de um método é quando os valores estão dentro da normalidade e não seguem uma linearidade.
A exatidão é conhecida como a capacidade do método de apresentar resultados próximos do valor verdadeiro.
Alta exatidão e precisão pode ser detectada quando todos os valores estão no mesmo ponto, seja ele alto ou baixo, não importando o "alvo".
Valores de dosagens muito dispersos não necessitam de uma análise minuciosa, pois podem fazer parte do erro aleatório.