Buscar

Ficha Tecnica do Projeto Reciclart's Sal e Luz

Prévia do material em texto

Ficha técnica
	Dados de Identificação do acadêmico
	Nome
	Sueli Santos Menezes Silva
Miguel Anselmo Messias Filho
	RU
	1316781
2803534
	Polo
	Alphaville
	Ficha Técnica do Projeto
	Nome
	RECICLART’S SAL E LUZ
	Demanda social
	Vivemos em uma cidade que, embora aja um alto investimento de recursos para coleta e reciclagem por parte da prefeitura, separações dos descartes de lixos, limpeza das vias públicas, a grande maioria dos cidadãos descartam continuamente entulhos, mobílias e insumos de maneira indevida, deixando poluído as calçadas, ruas, esquinas, lugares de lazer, etc.
	Potencialidade da região
	Coletar itens recicláveis, os coletores municipais que são contratados para exercer esse tipo de atividade não dão conta da demanda de lixo que a população descarta com frequência, neste sentido o objeto de descarte seria reaproveitado por este grupo de voluntários, serviria para ser reutilizado como artesanato ou ser vendido em algum ferro velho, além de contribuir com a limpeza ambiental, evitando acúmulo de lixo em vários pontos que necessitam de uma coleta especifica (como as caçambas de lixo), itens em bom estado que poderão suprir a necessidade de alguma família carente (mobílias, eletro doméstico, fogão, cama, etc.), pois a maioria dos moradores do bairro possuem uma vida estável acima da linha da pobreza.
Dessa forma o projeto evitaria o desperdício desses materiais que por sua vez gerará fonte de renda tanto para a fundação quanto aos colaboradores e também os menos favorecidos que terão a oportunidade de empreender através das aulas cedidas pela fundação e conseguir levar o sustento para família. 
	Proposta da ação de transformação
	Pensando nisso, o projeto é voltado para essas pessoas que querem aprender alguma profissão e possam melhorar ou suprir as necessidades básicas.
Grupo de voluntários ensinariam artesanato para quem quiser participar, pois não tem restrição de idade desde que tenha autorização de seus responsáveis legais, outro grupo seria de coletores que buscariam pela região esses materiais, outro grupo cuidaria da separação desses itens e ouro grupo sairia para vender.
Os voluntários artesoes cuidaria da customizações, reformas e restaurações e fazer arte com EVA, MDF ou com que estivesse disponível para usar. O material seria comprado com o dinheiro das vendas da reciclagens e parte do que for vendido.
Todo colaborador ganha seu kit em aula para aprender a trabalhar, colaboraria na fabricação desses artesanatos e teria parte da renda do que foi fabricado por ele.
A crianças teriam uma reeducação ambiental, aprenderiam artesanatos, a importância das ações social através de pessoas capacitadas a ensinar, diminuindo a chance de estarem nas ruas, em lugares errados e correndo risco.
A fundação não teria custo com alugueis, a sede fica localizada em uma garagem cedida por uma das voluntarias.
	Público Alvo
	De 07 acima sem restrição
	Objetivos
	O Objetivo do projeto é conscientizar as pessoas da importância que temos na sociedade e na vida de alguém quando nos prontificamos a fazer algo pra mudar a sua história!
Ocupar a mente com coisas boas, fazer com eu se sintam útil, ensinar uma forma de empreender, profissão, valorizar as pequenas coisas, saber dividir, ser reciproco e obter empatia.
	Local de realização do projeto
	Desenvolvido em uma garagem na Rua eucalipto, 272 – Parque Viana - Barueri SP
	Referências
	https://observatorio3setor.org.br/carrossel/lista-conheca-projetos-sociais-de-15-causas-diferentes/
https://observatorio3setor.org.br/carrossel/lista-conheca-projetos-sociais-de-15-causas-diferentes/#item12
https://institutoreacao.org.br/reacao-educacao/
	Materiais
	Latas, garrafa pets, moveis, pneu, madeira, tudo quanto se pode reutilizar
	Imagem
	RECICLART’S

Continue navegando