Buscar

Caso Concreto 9

Prévia do material em texto

Caso Concreto 9 – Direito do Trabalho II (CCJ0234)
Questão Discursiva: Você foi procurado pelo Banco Dinheiro Bom S/A, em razão de ação trabalhista nº XX, distribuída para a 99ª VT de Belém/PA, ajuizada pela ex­-funcionária Paula, que dentre outras coisas, pleiteou o pagamento da multa prevista no Art. 477 da CLT, pois foi notificada da dispensa em 06/02/2017, uma segunda­-feira, e a empresa só pagou as verbas rescisórias e efetuou a homologação da dispensa em 16/02/2017, um dia após o prazo, segundo sua alegação. Assiste razão à Reclamante?
Resposta: Não assiste razão a reclamante (paula), pois o pagamento das verbas rescisórias ocorreu no prazo legal de 10 dias, na forma do § 6º do art. 477, CLT. se foi dispensada no dia 06/02, o último dia para pagamento é 16/02, exatamente o dia em que foram pagas as verbas rescisórias pela empresa.
Questão Objetiva: Sobre a rescisão do contrato de trabalho pode­-se afirmar que:
a) A anotação da extinção do contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social é documento hábil para requerer o benefício do seguro-­desemprego e a movimentação da conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, independentemente de qualquer outra providência.
b) As dispensas imotivadas individuais, plúrimas ou coletivas equiparam-­se para todos os fins, apenas havendo necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de celebração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho para sua efetivação.
c) O primeiro mês de duração do contrato por prazo indeterminado é considerado como período de experiência, e, antes que se complete, nenhuma indenização será devida.
d) Aos contratos por prazo indeterminado, que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-­se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo determinado.
e) O instrumento de rescisão ou recibo de quitação, qualquer que seja a causa ou forma de dissolução do contrato, deve ter especificada a natureza de cada parcela paga ao empregado e discriminado o seu valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente às mesmas parcelas.
Resposta: (E) - Art. 477, §2º da CLT

Continue navegando