Buscar

PAPER ESTAGIO II (1)

Prévia do material em texto

TEMA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCE- UNIASSELVI 
ACADÊMICOS: EMANUEL DAYRON SOUSA CONCEIÇÃO
RITA DE CASSIA ROCHA SANTOS
TUTORA: LIDIANE DAYRON DIAS CONCEIÇÃO 
INTRODUÇÃO
Algo novo para a educação básica pública e privada, muitos professores acreditam que as metodologias em ambientes virtuais tenham antecipado uma transformação no processo educacional de dez anos, levando em conta que o ambiente virtual é um campo a ser explorado e implantando nas práticas pedagógicas.
Os professores em seu protagonismo de reinvenção, assumiram o papel na produção de materiais didáticos para incentivar os alunos na aprendizagem dando continuidade ao processo educacional mesmo no afastamento.
No decorrer deste artigo veremos as dificuldades encontradas pelos professores, alunos e seus familiares, assim como os problemas de planejamento por parte do poder público. 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA. 
A escola deve manter sua autonomia perante educandos e educadores, executando um trabalho que faça interagir com todos os sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, que seja um trabalho produtivo e de qualidade. A prática do ensino deve ser idealizada pelos educadores, a formação continuada edifica o professor a estar capacitado, são estas características é que tornam a EAD um ambiente interativo e colaborativo. Mattos e Burnham (2005, p.2)
Para que a educação atinja melhores níveis de qualidade é necessário que haja uma transformação planejada em cooperação com a sociedade, poder público e escola. 
VIVÊNCIA DO ESTAGIO
Na escola visitada, percebi que os professores estão disponibilizando material impresso de quinze em quinze dias para os alunos, já que muitos não têm acesso às tecnologias virtuais.
No entanto, percebi interesse dos mesmos em querer mergulhar um pouco mais nesse ambiente virtual para conseguir mudar suas metodologias para mediar a aprendizagem com seus alunos.
O momento que vivemos pegou a todos de surpresa, e o mundo teve que mudar sua rotina, tive dificuldades em encontrar-me com os professores e equipe de gestão das escolas, e quando esses encontros ocorreram, foram obedecidas as medidas sanitárias recomendadas pela OMS, para não contribuirmos com o aumento de contágio.
IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (CONSIDERAÇÕES FINAIS)
É preciso afinar as relações família e escola no intuito de conscientizar da importância do conhecimento adquirido em casa na presença de seus familiares e em uso das tecnologias como aliada à formação de uma sociedade mais comprometida com a educação, onde os professores e alunos junto a sua família se engajem para o alcance do sucesso educacional
O sistema educacional precisa ter escolas estruturadas, espaços mais atualizados tecnologicamente, capaz de intermediar o conhecimento em tempos atípicos como esse que vivemos, a escola tendo que vencer as barreiras do conhecimento em tempos de isolamento social causado pela pandemia do covid-19, para assim, os professores conseguirem relacionarem melhor com esses recursos, tornando seus planejamentos mais eficazes e suas aulas mais atraentes. É preciso afinar as relações família e escola no intuito de conscientizar da importância do conhecimento adquirido em casa na presença de seus familiares e em uso das tecnologias como aliada à formação de uma sociedade mais comprometida com a educação, onde os professores e alunos junto a sua família se engajem para o alcance do sucesso educacional
O sistema educacional precisa ter escolas estruturadas, espaços mais atualizados tecnologicamente, capaz de intermediar o conhecimento em tempos atípicos como esse que vivemos, a escola tendo que vencer as barreiras do conhecimento em tempos de isolamento social causado pela pandemia do covid-19, para assim, os professores conseguirem relacionarem melhor com esses recursos, tornando seus planejamentos mais eficazes e suas aulas mais atraentes.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

Continue navegando