Buscar

Uso de Adjetivos e Advérbios em Texto Dissertativo

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico: Diogo Rodrigues Xavier
	R.A. 19700565
	Curso: Letras
	 Disciplina: Língua Portuguesa I
	Valor da atividade: 3,0
	Prazo: 16/09/2022
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
4. Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
5. Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos.
6. Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina.
7. A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
Bons estudos!
O texto se trata de um texto dissertativo argumentativo que tem como tema alertar a população de Petrópolis sobre a sequência de tragédias causadas pela chuva. Para isso, o autor utiliza muitos adjetivos e advérbios no texto com a finalidade de atrair a atenção do leitor para que ele queira ler o texto e deixar o texto mais vivaz e preciso.
Para exemplificar, foram encontrados no texto alguns adjetivos e é conhecido que os adjetivos caracterizam os substantivos. O adjetivo “comuns”, na linha 7, caracteriza o vocábulo “elementos”, na mesma linha, que é um substantivo plural e, portanto, é flexionado também no plural. Na linha 16, o substantivo “força” é descrito como “irrefreável” na mesma linha e, na linha 29, o adjetivo “simples” descreve o substantivo “obras”. O substantivo “necessidade”, na linha 43, é caracterizado como “urgente”. Esses quatro adjetivos não variam quanto ao gênero, porém os adjetivos “subterrâneo” (linha 29) e “extremas” (linha 40) descrevem, respectivamente, os substantivos “canal” e “chuvas”, ambos nas mesma linhas dos adjetivos correspondentes e variam quanto ao grau e quanto ao gênero. Dos seis adjetivos supracitados, apenas o adjetivo “simples” não varia quanto ao grau.
Além dos adjetivos, estão presentes no texto alguns advérbios. Os advérbios podem qualificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Como exemplo, o advérbio de intensidade “muito”, na linha 5, intensifica o adjetivo “distantes” que está na linha 6. Apesar do adjetivo estar flexionado quanto ao grau, o advérbio é invariável Os advérbios de modo “devidamente” (linha 11), “normalmente” (linha 36) e “historicamente” (linha 46) caracterizam os verbos “identificada”, “acordam” e “negligenciada”, respectivamente. Embora os verbos sofram variação quanto ao tempo e a pessoa, o advérbio não varia. O advérbio também não sofre alteração quanto ao gênero, como pode ser observado na linha 37 o advérbio de tempo “antes” que é invariável em relação ao verbo “lembrado”. Os advérbios possuem essa característica de serem invariáveis.
Em suma, a ausência desses adjetivos no texto não faria com que as sentenças perdessem o sentido, porém sua presença deixa a história mais interessante para o leitor. Os adjetivos e advérbios fazem com que as palavras do texto não sejam apenas lidas, mas sentidas, confirmando a finalidade do autor.

Continue navegando