Buscar

otavio07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNAMA
UNIVERSIDAE DA AMAZONIA
GRUPO SER EDUCACIONAL
CURSO: licenciatura em educação física
DISCIPLINA: fisiologia do exercício 
ALUNO: Otavio alexandre gaia Cardoso
Matricula: 04087474
A contração muscular se refere ao deslizamento da actina proteína presente nas miofibrilas citoplasmáticas e essencial para a contração muscular, permitindo os movimentos do corpo, as fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero, unidade funcional da contração muscular.
· Para o correr a contração muscular são necessários 3 elementos:
I. Estimulo do sistema nervoso;
II. As proteínas contráteis, actina e miosina;
III. Energia para contração, fornecida pelo ATP.
A três tipo de contração muscular, sendo que cada uma delas possui sua individualidade, estes três tipos são: contração isométrica (metria = comprimento; isso= igual ou constante) contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; isso = ou constante). 
· A contração isométrica é aquela onde o musculo desenvolve tensão, porém não há alteração em seu comprimento externo. Em outras palavras, isto é, as fibras se encurtam e o tendão se alonga, e aparte da energia se dissipa em calor 
· A contração isotônica ou também conhecida como contração dinâmica, é aquela que acontece quando há uma desigualdade de forças entre a potência muscular e a resistência provocando assim o deslocamento do segmento. E importante salientar, que a carga real imposta ao musculo varia pela amplitude de movimento sendo diferente em todo o arco de movimento, embora o peso seja constante, o torque motor desenvolvido pelo musculo não é igual devido as mudanças no comprimento-tensão e força-ângulo.
· A contração isocinética e aquela em a tensão desenvolvida pelo músculo é máxima em todos os ângulos articulares durante toda a amplitude de movimento porque ela é realizada em uma velocidade constante.
Os fusos musculares são compostos de três tipos de fibras intramurais (bolsa nuclear dinâmica, bolsa nuclear estática e cadeia nuclear), que se unem para funcionar como fusos primários e secundários. Os fusos primários e secundários. Os fusos primários são influenciados pela taxa de mudança no comprimento, criando uma resposta dinâmica. Os fusos secundários são influenciados por uma mudança no comprimento estático absoluto, ou seja, quando o estiramento muscular ativo o reflexo do fuso, as fibras extrafusais contraem-se encurtando o músculo. O órgão tendinoso de Golgi (OTG) localiza-se no tendão e está em série com as fibras musculares extrafusais, o OTG serve como um dispositivo de segurança que ajuda a impedir uma geração de força excessiva durante a contração muscular, os sinais no órgão tendinoso de Golgi são transmitidos por fibras nervosas do tipo Ib e, da mesma maneira que as fibras primárias do fuso, esse reflexo é, no entanto, inteiramente inibitório, ou seja, a sinapse com motoneurônio alfa libera susbstancias inibitórias, como vimos anteriormente. Essas substâncias ocasionam nos músculos um estado de hiperpolarização. Na prática significa que o meio intracelular ficará com um ao mento de cargas negativas, dificultando, desta forma, a contração do músculo. Esse reflexo evita que a tensão do músculo se torne excessiva de tal modo que, quando esta tensão chegar a limites extremos, a interferência via reflexos do órgão tendinoso faz com que o musculo sofra relaxamento instantâneo. E vitando assim lesões a importância clinica deste reflexo para os osteopatas é que as técnicas mio tensivas se utilizam dos reflexos propiciados pelo Golgi para alcançar objetivos terapêuticos, como relaxamento muscular.

Continue navegando