Buscar

Prova N2 de INTERAÇÃO DROGA E NUTRIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Prova N2 de INTERAÇÃO DROGA E NUTRIENTE:
As tetraciclinas são uma classe de antibacterianos bacteriostáticos de amplo espectro, que atuam interrompendo a síntese proteica bacteriana, ligando-se à unidade 30s do ribossomo das bactérias.
(Fonte: Adaptado de SALVI, R. M.; MAGNUS, K. Interação fármaco-nutriente: limitação à terapêutica racional. Desafios atuais da farmacovigilância. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. E-book.)
 
Fazem parte desse grupo a demeclociclina, doxiciclina e minociclina, além da própria tetraciclina, representada na figura a seguir:
Durante a utilização das tetraciclinas, deve-se evitar a suplementação com:
RESPOSTA: MINERAIS
2- Os quimioterápicos e os imunoterápicos empregados no tratamento do câncer podem ser utilizados em esquemas de um único medicamento (monoterapia) ou em associação (politerapia). Muitas vezes, são necessárias combinações entre várias classes farmacológicas, com base na necessidade apresentada pelo usuário e no aparecimento de possíveis resistências das células tumorais aos tratamentos. (Fonte: SOARES, V. H. P. Farmacologia humana básica. São Caetano do Sul: Difusão, 2017. E-book.)
Considerando os quimioterápicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Mostardas nitrogenadas, nitrosureias e complexos de platina são agentes alquilantes.
II. Antibióticos citotóxicos atuam como quimioterápicos.
III. Antimetabólitos são derivados retinoides.
IV. Antiestrógenos são inibidores de proteínas quinases.
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
RESPOSTA: I e II.
3 - Segundo a RDC n° 26, de 13 de maio de 2014 da ANVISA, fitoterápicos são medicamentos obtidos empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais.(Fonte: Adaptado de SALVI, R. M.; MAGNUS, K. Interação fármaco-nutriente: limitação à terapêutica racional. Desafios atuais da farmacovigilância. Porto Alegre: EdiPUCRS, (p.108-109), 2014. E-book.)
Como são chamadas as substâncias ativas isoladas de plantas medicinais utilizadas na produção de medicamentos?
RESPOSTA: FITOFÁRMACOS.
4 - O sistema gastrointestinal é responsável pela digestão dos alimentos, que envolve, principalmente, processos físicos, químicos e bioquímicos de motilidade, secreção e absorção. Desequilíbrios nos órgãos que compõem o sistema gastrointestinal podem levar a distúrbios, com perda da função digestiva.(Fonte: OLIVEIRA-JR, I. S. Princípios da farmacologia básica: em ciências biológicas e da saúde. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2012.)
São classes de fármacos que atuam no sistema gastrointestinal:
I. Antissecretores.
II. Antiácidos.
III. Antieméticos.
IV. Antidiarreicos.
V. Laxantes.
RESPOSTA: I, II, III, IV e V
5 - Algumas plantas medicinais amplamente cultivadas e utilizadas pela população em geral possuem efeitos estimulantes e/ou irritantes sob a musculatura lisa da parede intestinal, produzindo acúmulo de fluidos e eletrólitos no cólon, aumentando, desse modo, o estímulo do peristaltismo e da necessidade de evacuação.
São exemplos de plantas medicinais com efeito laxante:
I. Babosa (Aloe vera).
II. Cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana).
III. Camomila (Matricaria chamomilla).
IV. Sene (Senna alexandrina).
RESPOSTA: Somente I, II e IV.
6 - A seguir, é apresentada uma lista de sais de alumínio, magnésio, cálcio e sódio, que podem ser absorvíveis e não absorvíveis pelo sistema gastrointestinal.
A qual classe terapêutica pertencem esses sais?
RESPOSTA: ANTIÁCIDOS.
7 - As doenças cardiovasculares, ou seja, aquelas relacionadas às afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, isto é, uma morte a cada 90 segundos. Essas doenças causam o dobro de mortes do que aquelas devidas ao câncer; 2,3 vezes mais do que as mortes violentas; 3 vezes mais do que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais do que as infecções.
(Fonte: SBC. Cardiômetro: mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. Disponível em: http://www.cardiometro.com.br/. Acesso em: 21 set. 2020.)
 
Considerando a hipertensão arterial sistêmica como um fator de risco para as doenças cardiovasculares, assinale a alternativa que contém apenas classes de fármacos anti-hipertensivos.
RESPOSTA: VASODILATADORES, INIBIDORES DE ENZIMA CONVERSIVA DE ANGIOTENSINA, BETA BLOQUEADORES E ANTI-HISTAMÍNICOS. 
8 - Um dos exemplos mais importantes da descoberta de novos quimioterápicos de origem vegetal é a planta Catharanthus roseus (L.) G. Don., antigamente chamada de Vinca rosea L. e popularmente conhecida como vinca. Durante testes de atividade biológica, os extratos dessa espécie produziram granulocitopenia em consequência da supressão da medula óssea dos animais, sugerindo avaliação em modelos de leucemias e linfomas. Hoje os alcaloides extraídos dessa planta são utilizados no tratamento de linfoma de Hodgkin, sarcoma de Kaposi, câncer de ovário e testículos e leucemia linfoblástica aguda infantil.(Fonte: BRANDAO, H. N. et al. Química e farmacologia de quimioterápicos antineoplásicos derivados de plantas. Química Nova, São Paulo, v. 33, n. 6, p. 1359-1369, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422010000600026&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 out. 2020.)
São exemplos de alcaloides extraídos da vinca:
RESPOSTA: VIMBLASTINA E VINCRISTINA. 
9 - As ações do sistema nervoso autônomo e somático são mediadas pela liberação de substâncias químicas endógenas, agonistas totais, que se ligam aos seus receptores e possuem a capacidade de realizar a comunicação dos neurônios entre si e dos neurônios com as células efetoras. Vários fármacos atuam sobre essas sustâncias, com o objetivo de inibi-las ou estimulá-las, conforme o efeito terapêutico desejado.
(Fonte: SOARES, V. H. P. Farmacologia humana básica. São Caetano do Sul: Difusão, 2017. E-book.)
 
Tais substâncias são conhecidas como:
RESPOSTA: NEUROTRANSMISSORES.
10 - Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. Tais tumores podem espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. (Fonte: INCA. O que é câncer? 3 abr. 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer. Acesso em: 14 out. 2020.)
Além do transplante de medula óssea, quais as principais abordagens terapêuticas no câncer?
RESPOSTA: CIRURGIA, RADIOTERAPIA, QUIMIOTERAPIA E IMUNOTERAPIA.