Buscar

ATC eletrotermofototerapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
CURSO: FISIOTERAPIA
MATRÍCULA: 04098048
POLO: UNAMA
ALUNO: MARLON VICTOR NAVARRO
DISCIPLÍNA: ELETROTERMOFOTOTERAPIA
TEORIA DAS COMPORTAS E EFEITOS DE ONDAS E LASER
A teoria das comportas consiste na modulação da dor, ou seja, conjunto de mecanismo que atuam nos impulsos nociceptivos, através das fibras nervosas, assim irá ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema nervoso central, promovendo a analgesia através das correntes elétricas. Segundo a teoria da comporta os estímulos de dor sobem ao tálamo por meio de fibras rápidas (A-delta) e lentas (fibras C). As fibras rápidas (A-delta: mielinizadas e função 20% percepção da dor e lesão tissular e 80% percepção temperatura, tato e estímulo químico) serão as primeiras a terem resposta do sistema nervoso central, posteriormente será respondida as fibras C (não mielinizadas, dores pós-ganglionares e fibras para receptores mecânicos e térmicos). 
A eletroterapia consiste em aplicar correntes elétricas diversas, para conseguir efeitos como: analgesia, relaxamento e fortalecimento muscular, par auxiliar no processo de reabilitação das mais diversas patologias, é indicada para o tratamento da dor pós-operatório, redução de edemas é mais um efeito da eletroterapia, pois a corrente gera contração muscular que impulsiona os vasos linfáticos, estimulando a reabsorção da linfa em excesso. o controle da dor através da eletroterapia pode ser secundário ao efeito de relaxamento muscular, ou ainda através da teoria das comporta.
A terapia de ondas curtas é a aplicação de energia eletromagnética ao corpo em frequências de ondas curtas. Nessas frequências, a energia eletromagnética é convertida em energia térmica (calor) pela indução de correntes que se formam e circulam pelos tecidos do organismo. As ondas curtas proporcionam um efeito positivo sobre o tecido muscular, gerando um relaxamento da musculatura, facilitando a transmissão nervosa, por meio da vasodilatação, que promove a captação das toxinas produzidas durante o esforço muscular. O aparelho de diatermia por ondas curtas produz campos elétricos e magnéticos com correntes de alta frequência oscilantes, e, são esses campos alternados que produzem os efeitos fisiológicos e os benefícios terapêuticos obtidos com o tratamento. 
O laser exerce um importante efeito sobre os tecidos humanos principalmente no processo ulcerativo, resultando na redução do tempo de cicatrização. Essa resposta torna possível um retorno mais rápido do indivíduo às suas atividades rotineiras. Com tudo aplicação laser e muito utilizada, como uma tecnologia, na área da fisioterapia. E suas propriedades curativas aliadas à segurança do tratamento, parece ser os principais responsáveis por esse crescimento, o que justifica o aumento do interesse por parte dos pesquisadores, e dos pacientes, na área biomédica para investigar os mecanismos de ação e os efeitos terapêuticos do laser de baixa potência.
REFERÊNCIAS:
https://www.scielo.br/j/fp/a/jPVx7gTSFqFTzfMXGgmfs5k/?lang=pt&format=pdf
https://blog.carcioficial.com.br/ondas-curtas-na-fisioterapia/#:~:text=Quais%20s%C3%A3o%20os%20efeitos%20das,o%20corpo%20a%20se%20expandir
https://www.diegomarquete.com/teorias-da-comporta-da-dor

Continue navegando