Buscar

GESTÃO DE CUSTOS EM PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE CASO - N1 GESTÃO DE CUSTOS EM PROJETOS
No estudo de caso, foi apresentada uma situação em uma indústria de móveis, que o gestor de projetos se deparou com o gerenciamento inadequado do custo do projeto de lançamento da cadeira. Alguns problemas foram considerados críticos, sob o ponto de vista desse gestor: (1º) Problema na estimativa dos custos dos projetos, com valores subestimados; (2º) Falha na comunicação entre os setores envolvidos com o projeto, pois cada setor trabalha de forma isolada, sem compartilhar as informações dos projetos anteriores, o que poderia servir como aprendizado e (3º) Previsões de vendas não representavam a realidade e, sim, um cenário ideal, que era definido pelo setor de marketing da empresa como meta a ser atingida.  
Analisando o estudo de caso para auxiliar a tomada de decisão, podemos utilizar alguns métodos de análise de investimentos: o valor presente líquido (VPL) é uma forma de análise de investimentos que busca converter tanto as entradas quanto as saídas de capital para os valores atuais, o que facilita o processo de comparar esses montantes ao capital inicial requerido pela aplicação. Diferentemente do VPL, que trabalha com valores absolutos, a taxa interna de retorno (TIR) utiliza padrões relativos para calcular seus resultados, o que permite que sejam apresentados de forma percentual e ao utilizar números percentuais em seus cálculos, a taxa interna de retorno abre a possibilidade de que investimentos de tipos diferentes sejam comparados com exatidão.
 Assim devem ser adotadas estratégias para tornar a gestão do projeto eficiente, estabelecer uma efetiva comunicação entre a equipe envolvida com o projeto e realizar análise de viabilidade financeira do projeto.
Dessa forma a gestão de custos é um dos principais desafios que os gestores de projetos encontram ao estarem à frente de seus projetos. Com orçamentos cada vez mais restritivos, as empresas têm dado cada vez mais importância a uma adequada gestão de custos, para que os empreendimentos atinjam o retorno esperado sobre o investimento realizado.
Referências bibliográficas PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
BORDEAUX-RÊGO, R. et al. Viabilidade econômico-financeira de projetos . 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

Continue navegando