Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação e Currículo - N2

User badge image
Marcia Suzue

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O pós-colonialismo estuda os efeitos do colonialismo nas relações sociais e nos espaços institucionais. Ele parte da ideia de que o colonialismo europeu causou efeitos nas relações sociais e opressões variadas em benefício da manutenção das relações de poder capitalistas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-colonialismo.
a. A crítica pós-colonial vem do histórico de colonialismo, de racismo, de escravidão, de desigualdade e de exclusão social, de negação do outro e de consolidação de um modelo específico de sociedade.
b. As dicotomias são um traço marcante do colonialismo, e as práticas sociais e culturais no interior dessa realidade colonial geram ainda mais contradições, dificultando ainda mais a lógica binária.
c. O princípio universalista concebe uma escola e um currículo que são constituídos de valores comuns, independentemente do contexto ou de interesses particulares, o que resulta em um modelo educacional que valoriza ainda mais a diferença e a diversidade.
d. Esses estudos baseados na modernidade ocidental fazem uma crítica da lógica capitalista, patriarcal e racista.
e. Os estudos pós-coloniais se caracterizam por interrogar os efeitos do colonialismo presentes nas relações sociais e nos espaços institucionais situados nos antigos colonizadores.

Leia o excerto a seguir: "A avaliação além de ser praticada com uma tal independência do processo ensino-aprendizagem, vem ganhando foros de independência da relação professor-aluno. As provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino. Nem sempre se leva em conta o que foi ensinado. Mais importante do que ser uma oportunidade de aprendizagem significativa, a avaliação tem sido uma oportunidade de prova de resistência do aluno aos ataques do professor." LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23.
Nesse sentido, sobre avaliação, assinale a alternativa correta.
a. A cultura do desempenho é aquela em que o mais importante é ter bons resultados nos exames, independentemente da aprendizagem crítica e reflexiva dos conhecimentos.
b. Instituições de ensino, profissionais da escola, famílias e os próprios estudantes consideram a aprendizagem crítica como objetivo primário das atividades educativas.
c. A pedagogia do exame é orientada para a formação de estudantes capazes de serem bem-sucedidos na vida prática, não sendo objetivo prioritário o ingresso no ensino superior.
d. O importante no contexto educacional é o processo ensino-aprendizagem; a avaliação da aprendizagem é vista como secundária e quase sem uso.
e. O mais importante na escola é a aprendizagem crítica e reflexiva dos conhecimentos; a cultura do desempenho, na qual resultados nos exames são o centro, está em desuso.

A avaliação diagnóstica tem a finalidade de fazer um levantamento de informações sobre o processo de aprendizagem. Em geral, é realizada no início de uma etapa, de um ano letivo ou mesmo de uma atividade específica, com o objetivo de mapear aquilo que os alunos já sabem sobre um ou mais temas e conteúdos. A partir desse diagnóstico, muitas vezes, são identificadas as causas das dificuldades, e mais temas e conteúdos.
Nesse sentido, considerando a avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
a. A avaliação diagnóstica visa verificar se o conteúdo aprendido no processo foi efetivado e se os alunos dominaram as novas aprendizagens.
b. A avaliação diagnóstica é realizada ao longo do processo e dá parâmetros ao professor para verificar se os objetivos foram alcançados.
c. A avaliação diagnóstica deverá ser realizada ao início do curso, semestre ou ano letivo, mas ela não contribui para possíveis modificações no plano de ensino inicial.
d. A avaliação diagnóstica é aquela que deverá ser realizada somente ao final do curso, semestre, ano letivo ou unidade, para uma classificação dos saberes dos alunos.
e. A avaliação diagnóstica visa verificar a existência, ou ausência, de habilidades e conhecimentos preestabelecidos, necessários para novas aprendizagens.

Sacristán caracteriza as funções da avaliação em sete tipos. Um deles é subdividido em sete dimensões; são elas: 1) definição dos significados pedagógicos e sociais; 2) funções sociais; 3) poder de controle; 4) funções pedagógicas (a. criadora do ambiente escolar; b. diagnóstico; c. recurso para a individualização; d. garantia da aprendizagem; e. função orientadora; f. base de prognósticos; g. ponderação do currículo e socialização profissional); 5) funções na organização escolar; 6) projeção psicológica; 7) apoio da investigação.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação atribui sentido à ideia de “excelência escolar” e faz com que tanto a escola (professores, estudantes e famílias) quanto a sociedade em geral associem as categorias mencionadas ao funcionamento das escolas, considerando-as como uma função social da escola. Pois
II. A avaliação, em suas diversas práticas, cumpre um papel valorativo, gerando categorias como as de “rendimento educativo”, “êxito e fracasso escolar”, “bons e maus estudantes”, “qualidade de ensino”, “progresso escolar”, “bom e mau professor”, “boa escola”.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Para Sacristán, a avaliação também tem a função pedagógica de “diagnóstico”, quando a sua existência é justificada pela necessidade de conhecer o progresso dos estudantes, com o objetivo de se buscar formas de intervenção na melhoria das aprendizagens.
A respeito da avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. No diagnóstico, a avaliação também se presta ao papel de formação dos alunos, constituindo, simultaneamente, uma avaliação diagnóstica e uma avaliação formativa.
II. A avaliação com função diagnóstica tem como papel pedagógico ser um “recurso para a individualização”.
III. A prática da avaliação diagnóstica acontece pontualmente, e avalia o primeiro momento do processo de ensino e aprendizagem.
IV. Com a realização da avaliação diagnóstica individual, podem-se fazer adaptações do ensino às condições e ritmos dos estudantes.
a. F, F, F, F.
b. V, V, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, F, F.
e. F, V, F, V.

O currículo disciplinar é aquele que divide o conhecimento em disciplinas isoladas, no qual o aluno tem de passar por várias etapas. Essa organização é influenciada pela sociedade capitalista, que tem, como princípio, a divisão de tarefas e a divisão de saberes em áreas.
Acerca do currículo disciplinar, assinale a afirmativa correta.
a. A História das Disciplinas Escolares é um campo de estudos muito antigo, tendo início, juntamente, com as primeiras pesquisas em Educação.
b. O currículo por disciplinas é uma forma atrasada e pouco utilizada de organização do conhecimento nas escolas.
c. O currículo disciplinar parte da ideia de que a escola desenvolveu uma cultura escolar, que tem, por princípio, a não divisão de tarefas e a unificação do conhecimento.
d. Os principais autores da História das disciplinas são Ivor Goodson, Paulo Freire, André Chervel, Jean-Claude Forquin e de Dominique Julia.
e. A História das disciplinas escolares consolidou-se por meio dos estudos históricos sobre as disciplinas e dos estudos sociológicos sobre Cultura Escolar.

A avaliação é composta por vários procedimentos que servem como subsídio à prática docente, com o objetivo de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Existem dois tipos de avaliação, a avaliação interna que é realizada pela escola, que tem o objetivo de verificar a aprendizagem do aluno e é determinada em pelo planejamento escolar. A avaliação externa é realizada por agente externo à escola, geralmente por um órgão governamental e é um instrumento que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas.
Sobre a avaliação do sistema, assinale a alternativa correta:
a. A descontinuidade das políticas educacionais em função de mudanças eleitorais, as iniciativas anteriores são esvaziadas pouco interferem nas avaliações.
b. A avaliação é sinônimo da qualidade do ensino ou da aprendizagem, e o seu registro expressa essa qualidade.
c. A avaliação não expressa as nossas representações sociais. Ela é o reflexo de padrões conscientes de qualidade.
d. As políticas nacionais, estaduais e municipais levaram em conta os diferentes dados avaliativos e isso reflete-se nos resultados das avaliações.
e. A avaliação é um diagnóstico da realidade, que serve para o aprimoramento da ação de professores e de estudantes.

A avaliação é uma área de estudo e pesquisa da educação, e é um campo complexo, pois seus resultados internos à escola influenciam as práticas pedagógicas, e, externamente, os resultados das avaliações influenciam as políticas públicas de educação.
A respeito das funções da avaliação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. Na função social da “garantia da aprendizagem”, a avaliação é considerada por Sacristán como uma atividade que tem efeitos sobre o processo de continuar aprendendo. Assim, a avaliação pode ter efeitos benéficos sobre os estudantes, na medida em que os instrumentos de avaliação são usados para reativar ou consolidar aquilo que foi aprendido.
II. Como “função orientadora”, a avaliação auxilia na identificação das habilidades e afinidades dos estudantes com determinadas áreas de conhecimento ou disciplinas, apontando aqueles conhecimentos que precisam de mais dedicação, bem como aqueles em que os alunos têm mais facilidade.
III. A avaliação serve como “base de prognósticos”, já que pode dar indícios dos rumos de cada estudante, em termos de sucesso/fracasso na escolaridade presente e de sucesso/fracasso na vida futura, mesmo que o futuro não seja objetivo explícito da avaliação no presente.
IV. Sacristán considera que a “ponderação do currículo e socialização profissional” aparece nas formas de avaliar os conteúdos e as aprendizagens. A avaliação, nesse caso, está associada às definições daquilo que constará nos currículos (influência na seleção dos conhecimentos presentes no currículo), explicitando o que são conhecimentos relevantes e quais são as posturas de aprendizagem ideal.
a. F, V, F, V.
b. V, V, F, F.
c. V, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, V, V.

Assim como o pós-modernismo, o pós estruturalismo parte de uma ruptura, mas os dois pertencem a campos de saberes distintos. O pós-estruturalismo visa a alterações de alguns padrões pedagógicos, de acordo com a realidade existente.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-estruturalismo.
a. Para o pós-estruturalismo, a ideia de significado deve ser fixa e rígida.
b. O pós-estruturalismo parte de uma noção filosófica de existência de um sujeito do humanismo e da filosofia da consciência.
c. Não existe uma teoria pós-estruturalista de currículo; dessa maneira, o pós-estruturalismo não tem nenhuma implicação no campo.
d. O pós-estruturalismo teoriza sobre as chamadas estruturas de linguagem e o processo de significação.
e. O pós-estruturalismo considera que saber e poder são instâncias isoladas.

Tyler é conhecido por ser o autor que deu início a teorização do currículo escolar. Os princípios de Tyler sobre as conexões entre planejamento e avaliação podem ser claramente percebidas por meio dos quatro objetivos básicos para a formulação de um currículo.
Segundo Tyler, quais são os objetivos básicos que devem estar presentes no planejamento? Analise afirmativas a seguir:
I. Os objetivos educacionais que a escola deve tentar atingir.
II. As experiências escolares oferecidas com probabilidade de alcançar seus objetivos.
III. Como são organizadas as experiências educacionais.
IV. Quais avaliações garantem que esses objetivos serão alcançados.
a. I, II e IV apenas.
b. I e II apenas.
c. II e III apenas.
d. II, III e IV apenas.
e. I, II e III apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O pós-colonialismo estuda os efeitos do colonialismo nas relações sociais e nos espaços institucionais. Ele parte da ideia de que o colonialismo europeu causou efeitos nas relações sociais e opressões variadas em benefício da manutenção das relações de poder capitalistas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-colonialismo.
a. A crítica pós-colonial vem do histórico de colonialismo, de racismo, de escravidão, de desigualdade e de exclusão social, de negação do outro e de consolidação de um modelo específico de sociedade.
b. As dicotomias são um traço marcante do colonialismo, e as práticas sociais e culturais no interior dessa realidade colonial geram ainda mais contradições, dificultando ainda mais a lógica binária.
c. O princípio universalista concebe uma escola e um currículo que são constituídos de valores comuns, independentemente do contexto ou de interesses particulares, o que resulta em um modelo educacional que valoriza ainda mais a diferença e a diversidade.
d. Esses estudos baseados na modernidade ocidental fazem uma crítica da lógica capitalista, patriarcal e racista.
e. Os estudos pós-coloniais se caracterizam por interrogar os efeitos do colonialismo presentes nas relações sociais e nos espaços institucionais situados nos antigos colonizadores.

Leia o excerto a seguir: "A avaliação além de ser praticada com uma tal independência do processo ensino-aprendizagem, vem ganhando foros de independência da relação professor-aluno. As provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino. Nem sempre se leva em conta o que foi ensinado. Mais importante do que ser uma oportunidade de aprendizagem significativa, a avaliação tem sido uma oportunidade de prova de resistência do aluno aos ataques do professor." LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23.
Nesse sentido, sobre avaliação, assinale a alternativa correta.
a. A cultura do desempenho é aquela em que o mais importante é ter bons resultados nos exames, independentemente da aprendizagem crítica e reflexiva dos conhecimentos.
b. Instituições de ensino, profissionais da escola, famílias e os próprios estudantes consideram a aprendizagem crítica como objetivo primário das atividades educativas.
c. A pedagogia do exame é orientada para a formação de estudantes capazes de serem bem-sucedidos na vida prática, não sendo objetivo prioritário o ingresso no ensino superior.
d. O importante no contexto educacional é o processo ensino-aprendizagem; a avaliação da aprendizagem é vista como secundária e quase sem uso.
e. O mais importante na escola é a aprendizagem crítica e reflexiva dos conhecimentos; a cultura do desempenho, na qual resultados nos exames são o centro, está em desuso.

A avaliação diagnóstica tem a finalidade de fazer um levantamento de informações sobre o processo de aprendizagem. Em geral, é realizada no início de uma etapa, de um ano letivo ou mesmo de uma atividade específica, com o objetivo de mapear aquilo que os alunos já sabem sobre um ou mais temas e conteúdos. A partir desse diagnóstico, muitas vezes, são identificadas as causas das dificuldades, e mais temas e conteúdos.
Nesse sentido, considerando a avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
a. A avaliação diagnóstica visa verificar se o conteúdo aprendido no processo foi efetivado e se os alunos dominaram as novas aprendizagens.
b. A avaliação diagnóstica é realizada ao longo do processo e dá parâmetros ao professor para verificar se os objetivos foram alcançados.
c. A avaliação diagnóstica deverá ser realizada ao início do curso, semestre ou ano letivo, mas ela não contribui para possíveis modificações no plano de ensino inicial.
d. A avaliação diagnóstica é aquela que deverá ser realizada somente ao final do curso, semestre, ano letivo ou unidade, para uma classificação dos saberes dos alunos.
e. A avaliação diagnóstica visa verificar a existência, ou ausência, de habilidades e conhecimentos preestabelecidos, necessários para novas aprendizagens.

Sacristán caracteriza as funções da avaliação em sete tipos. Um deles é subdividido em sete dimensões; são elas: 1) definição dos significados pedagógicos e sociais; 2) funções sociais; 3) poder de controle; 4) funções pedagógicas (a. criadora do ambiente escolar; b. diagnóstico; c. recurso para a individualização; d. garantia da aprendizagem; e. função orientadora; f. base de prognósticos; g. ponderação do currículo e socialização profissional); 5) funções na organização escolar; 6) projeção psicológica; 7) apoio da investigação.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação atribui sentido à ideia de “excelência escolar” e faz com que tanto a escola (professores, estudantes e famílias) quanto a sociedade em geral associem as categorias mencionadas ao funcionamento das escolas, considerando-as como uma função social da escola. Pois
II. A avaliação, em suas diversas práticas, cumpre um papel valorativo, gerando categorias como as de “rendimento educativo”, “êxito e fracasso escolar”, “bons e maus estudantes”, “qualidade de ensino”, “progresso escolar”, “bom e mau professor”, “boa escola”.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Para Sacristán, a avaliação também tem a função pedagógica de “diagnóstico”, quando a sua existência é justificada pela necessidade de conhecer o progresso dos estudantes, com o objetivo de se buscar formas de intervenção na melhoria das aprendizagens.
A respeito da avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. No diagnóstico, a avaliação também se presta ao papel de formação dos alunos, constituindo, simultaneamente, uma avaliação diagnóstica e uma avaliação formativa.
II. A avaliação com função diagnóstica tem como papel pedagógico ser um “recurso para a individualização”.
III. A prática da avaliação diagnóstica acontece pontualmente, e avalia o primeiro momento do processo de ensino e aprendizagem.
IV. Com a realização da avaliação diagnóstica individual, podem-se fazer adaptações do ensino às condições e ritmos dos estudantes.
a. F, F, F, F.
b. V, V, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, F, F.
e. F, V, F, V.

O currículo disciplinar é aquele que divide o conhecimento em disciplinas isoladas, no qual o aluno tem de passar por várias etapas. Essa organização é influenciada pela sociedade capitalista, que tem, como princípio, a divisão de tarefas e a divisão de saberes em áreas.
Acerca do currículo disciplinar, assinale a afirmativa correta.
a. A História das Disciplinas Escolares é um campo de estudos muito antigo, tendo início, juntamente, com as primeiras pesquisas em Educação.
b. O currículo por disciplinas é uma forma atrasada e pouco utilizada de organização do conhecimento nas escolas.
c. O currículo disciplinar parte da ideia de que a escola desenvolveu uma cultura escolar, que tem, por princípio, a não divisão de tarefas e a unificação do conhecimento.
d. Os principais autores da História das disciplinas são Ivor Goodson, Paulo Freire, André Chervel, Jean-Claude Forquin e de Dominique Julia.
e. A História das disciplinas escolares consolidou-se por meio dos estudos históricos sobre as disciplinas e dos estudos sociológicos sobre Cultura Escolar.

A avaliação é composta por vários procedimentos que servem como subsídio à prática docente, com o objetivo de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Existem dois tipos de avaliação, a avaliação interna que é realizada pela escola, que tem o objetivo de verificar a aprendizagem do aluno e é determinada em pelo planejamento escolar. A avaliação externa é realizada por agente externo à escola, geralmente por um órgão governamental e é um instrumento que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas.
Sobre a avaliação do sistema, assinale a alternativa correta:
a. A descontinuidade das políticas educacionais em função de mudanças eleitorais, as iniciativas anteriores são esvaziadas pouco interferem nas avaliações.
b. A avaliação é sinônimo da qualidade do ensino ou da aprendizagem, e o seu registro expressa essa qualidade.
c. A avaliação não expressa as nossas representações sociais. Ela é o reflexo de padrões conscientes de qualidade.
d. As políticas nacionais, estaduais e municipais levaram em conta os diferentes dados avaliativos e isso reflete-se nos resultados das avaliações.
e. A avaliação é um diagnóstico da realidade, que serve para o aprimoramento da ação de professores e de estudantes.

A avaliação é uma área de estudo e pesquisa da educação, e é um campo complexo, pois seus resultados internos à escola influenciam as práticas pedagógicas, e, externamente, os resultados das avaliações influenciam as políticas públicas de educação.
A respeito das funções da avaliação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. Na função social da “garantia da aprendizagem”, a avaliação é considerada por Sacristán como uma atividade que tem efeitos sobre o processo de continuar aprendendo. Assim, a avaliação pode ter efeitos benéficos sobre os estudantes, na medida em que os instrumentos de avaliação são usados para reativar ou consolidar aquilo que foi aprendido.
II. Como “função orientadora”, a avaliação auxilia na identificação das habilidades e afinidades dos estudantes com determinadas áreas de conhecimento ou disciplinas, apontando aqueles conhecimentos que precisam de mais dedicação, bem como aqueles em que os alunos têm mais facilidade.
III. A avaliação serve como “base de prognósticos”, já que pode dar indícios dos rumos de cada estudante, em termos de sucesso/fracasso na escolaridade presente e de sucesso/fracasso na vida futura, mesmo que o futuro não seja objetivo explícito da avaliação no presente.
IV. Sacristán considera que a “ponderação do currículo e socialização profissional” aparece nas formas de avaliar os conteúdos e as aprendizagens. A avaliação, nesse caso, está associada às definições daquilo que constará nos currículos (influência na seleção dos conhecimentos presentes no currículo), explicitando o que são conhecimentos relevantes e quais são as posturas de aprendizagem ideal.
a. F, V, F, V.
b. V, V, F, F.
c. V, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, V, V.

Assim como o pós-modernismo, o pós estruturalismo parte de uma ruptura, mas os dois pertencem a campos de saberes distintos. O pós-estruturalismo visa a alterações de alguns padrões pedagógicos, de acordo com a realidade existente.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-estruturalismo.
a. Para o pós-estruturalismo, a ideia de significado deve ser fixa e rígida.
b. O pós-estruturalismo parte de uma noção filosófica de existência de um sujeito do humanismo e da filosofia da consciência.
c. Não existe uma teoria pós-estruturalista de currículo; dessa maneira, o pós-estruturalismo não tem nenhuma implicação no campo.
d. O pós-estruturalismo teoriza sobre as chamadas estruturas de linguagem e o processo de significação.
e. O pós-estruturalismo considera que saber e poder são instâncias isoladas.

Tyler é conhecido por ser o autor que deu início a teorização do currículo escolar. Os princípios de Tyler sobre as conexões entre planejamento e avaliação podem ser claramente percebidas por meio dos quatro objetivos básicos para a formulação de um currículo.
Segundo Tyler, quais são os objetivos básicos que devem estar presentes no planejamento? Analise afirmativas a seguir:
I. Os objetivos educacionais que a escola deve tentar atingir.
II. As experiências escolares oferecidas com probabilidade de alcançar seus objetivos.
III. Como são organizadas as experiências educacionais.
IV. Quais avaliações garantem que esses objetivos serão alcançados.
a. I, II e IV apenas.
b. I e II apenas.
c. II e III apenas.
d. II, III e IV apenas.
e. I, II e III apenas.

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 14 dez 2022, 22:16
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 14 dez 2022, 23:28
	Tempo empregado
	1 hora 11 minutos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O pós-colonialismo estuda os efeitos do colonialismo nas relações sociais e nos espaços institucionais. Ele parte da ideia de que o colonialismo europeu causou efeitos nas relações sociais e opressões variadas em benefício da manutenção das relações de poder capitalistas.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-colonialismo.
a.
As dicotomias são um traço marcante do colonialismo, e as práticas sociais e culturais no interior dessa realidade colonial geram ainda mais contradições, dificultando ainda mais a lógica binária.
b.
A crítica pós-colonial vem do histórico de colonialismo, de racismo, de escravidão, de desigualdade e de exclusão social, de negação do outro e de consolidação de um modelo específico de sociedade.
c.
O princípio universalista concebe uma escola e um currículo que são constituídos de valores comuns, independentemente do contexto ou de interesses particulares, o que resulta em um modelo educacional que valoriza ainda mais a diferença e a diversidade.
d.
Esses estudos baseados na modernidade ocidental fazem uma crítica da lógica capitalista, patriarcal e racista.
e.
Os estudos pós-coloniais se caracterizam por interrogar os efeitos do colonialismo presentes nas relações sociais e nos espaços institucionais situados nos antigos colonizadores.
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto a seguir:
“A avaliação além de ser praticada com uma tal independência do processo ensino-aprendizagem, vem ganhando foros de independência da relação professor-aluno. As provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino. Nem sempre se leva em conta o que foi ensinado. Mais importante do que ser uma oportunidade de aprendizagem significativa, a avaliação tem sido uma oportunidade de prova de resistência do aluno aos ataques do professor”.
 
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23.
 
Nesse sentido, sobre avaliação, assinale a alternativa correta.
a.
A cultura do desempenho é aquela em que o mais importante é ter bons resultados nos exames, independentemente da aprendizagem crítica e reflexiva dos  conhecimentos.
b.
Instituições de ensino, profissionais da escola, famílias e os próprios estudantes consideram a aprendizagem crítica como objetivo primário das atividades educativas.
c.
A pedagogia do exame é orientada para a formação de estudantes capazes de serem bem-sucedidos na vida prática, não sendo objetivo prioritário o ingresso no ensino superior.
d.
O importante no contexto educacional é o processo ensino-aprendizagem; a avaliação da aprendizagem é vista como secundária e quase sem uso.
e.
O mais importante na escola é a aprendizagem crítica e reflexiva dos conhecimentos; a cultura do desempenho, na qual  resultados nos exames são o centro, está em desuso.
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação diagnóstica tem a finalidade de fazer um levantamento de informações sobre o processo de aprendizagem. Em geral, é realizada no início de uma etapa, de um ano letivo ou mesmo de uma atividade específica, com o objetivo de mapear aquilo que os alunos já sabem sobre um ou mais temas e conteúdos. A partir desse diagnóstico, muitas vezes, são identificadas as causas das dificuldades, e mais temas e conteúdos. Nesse sentido, considerando a avaliação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
a.
A avaliação diagnóstica visa verificar se o conteúdo aprendido no processo foi efetivado e se os alunos dominaram as novas aprendizagens.
b.
A avaliação diagnóstica é realizada ao longo do processo e dá parâmetros ao professor para verificar se os objetivos foram alcançados.
c.
A avaliação diagnóstica deverá ser realizada ao início do curso, semestre ou ano letivo, mas ela não contribui para possíveis modificações no plano de ensino inicial.
d.
A avaliação diagnóstica é aquela que deverá ser realizada somente ao final do curso, semestre, ano letivo ou unidade, para uma classificação dos saberes dos alunos.
e.
A avaliação diagnóstica visa verificar a existência, ou ausência, de habilidades e conhecimentos preestabelecidos, necessários para novas aprendizagens.
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sacristán caracteriza as funções da avaliação em sete tipos. Um deles é subdividido em sete dimensões; são elas: 1) definição dos significados pedagógicos e sociais; 2) funções sociais; 3) poder de controle; 4) funções pedagógicas (a. criadora do ambiente escolar; b. diagnóstico; c. recurso para a individualização; d. garantia da aprendizagem; e. função orientadora; f. base de prognósticos; g. ponderação do currículo e socialização profissional); 5) funções na organização escolar; 6) projeção psicológica; 7) apoio da investigação.
 
SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: GÓMEZ, A. I. P.Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 295–351.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A avaliação atribui sentido à ideia de “excelência escolar” e faz com que tanto a escola (professores, estudantes e famílias) quanto a sociedade em geral associem as categorias mencionadas ao funcionamento das escolas, considerando-as como uma função social da escola.
Pois
II. A avaliação, em suas diversas práticas, cumpre um papel valorativo, gerando categorias como as de “rendimento educativo”, “êxito e fracasso escolar”, “bons e maus estudantes”, “qualidade de ensino”, “progresso escolar”, “bom e mau professor”, “boa escola”.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa  da I.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
d.
As asserções I e II são proposições falsas.
e.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para Sacristán, a avaliação também tem a função pedagógica de “diagnóstico”, quando a sua existência é justificada pela necessidade de conhecer o progresso dos estudantes, com o objetivo de se buscar formas de intervenção na melhoria das aprendizagens.
 
A respeito da avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. No diagnóstico, a avaliação também se presta ao papel de formação dos alunos, constituindo, simultaneamente, uma avaliação diagnóstica e uma avaliação formativa.
II. A avaliação com função diagnóstica tem como papel pedagógico ser um “recurso para a individualização”.
III. A prática da avaliação diagnóstica acontece pontualmente, e avalia o primeiro momento do processo de ensino e aprendizagem.
IV. Com a realização da avaliação diagnóstica individual, podem-se fazer adaptações do ensino às condições e ritmos dos estudantes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
V, V, V, V.
b.
V, V, F, V.
c.
V, V, F, F.
d.
F, F, F, F.
e.
F, V, F, V.
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O currículo disciplinar é aquele que divide o conhecimento em disciplinas isoladas, no qual o aluno tem de passar por várias etapas. Essa organização é influenciada pela sociedade capitalista, que tem, como princípio, a divisão de tarefas e a divisão de saberes em áreas. Acerca do currículo disciplinar, assinale a afirmativa correta.
a.
O currículo disciplinar parte da ideia de que a escola desenvolveu uma cultura escolar, que tem, por princípio, a não divisão de tarefas e a unificação do conhecimento.b.
O currículo por disciplinas é uma forma atrasada e pouco utilizada de organização do conhecimento nas escolas.
c.
A História das disciplinas escolares consolidou-se por meio dos estudos históricos sobre as disciplinas e dos estudos sociológicos sobre Cultura Escolar.
d.
Os principais autores da História das disciplinas são Ivor Goodson, Paulo Freire, André Chervel, Jean-Claude Forquin e de Dominique Julia.
e.
A História das Disciplinas Escolares é um campo de estudos muito antigo, tendo início, juntamente, com as primeiras pesquisas em Educação.
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação é composta por vários procedimentos que servem como subsídio à prática docente, com o objetivo de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Existem dois tipos de avaliação, a avaliação interna que é realizada pela escola, que tem o objetivo de verificar a aprendizagem do aluno e é determinada em pelo planejamento escolar. A avaliação externa é realizada por agente externo à escola, geralmente por um órgão governamental e é um instrumento que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas. Sobre a avaliação do sistema, assinale a alternativa correta:
 
 
a.
A avaliação é sinônimo da qualidade do ensino ou da aprendizagem, e o seu registro expressa essa qualidade.
b.
A descontinuidade das políticas educacionais em função de mudanças eleitorais, as iniciativas anteriores são esvaziadas pouco interferem nas avaliações.
c.
As políticas nacionais, estaduais e municipais levaram em conta os diferentes dados avaliativos e isso reflete-se nos resultados das avaliações.
d.
A avaliação é um diagnóstico da realidade, que serve para o aprimoramento da ação de professores e de estudantes.
e.
A avaliação não expressa as nossas representações sociais. Ela é o reflexo de padrões conscientes de qualidade.
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação é uma área de estudo e pesquisa da educação, e é um campo complexo, pois seus resultados internos à escola influenciam as práticas pedagógicas, e, externamente, os resultados das avaliações influenciam as políticas públicas de educação.
 
A respeito das funções da avaliação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. Na função social da “garantia da aprendizagem”, a avaliação é considerada por Sacristán como uma atividade que tem efeitos sobre o processo de continuar aprendendo. Assim, a avaliação pode ter efeitos benéficos sobre os estudantes, na medida em que os instrumentos de avaliação são usados para reativar ou consolidar aquilo que foi aprendido.
II. Como “função orientadora”, a avaliação auxilia na identificação das habilidades e afinidades dos estudantes com determinadas áreas de conhecimento ou disciplinas, apontando aqueles conhecimentos que precisam de mais dedicação, bem como aqueles em que os alunos têm mais facilidade.
III. A avaliação serve como “base de prognósticos”, já que pode dar indícios dos rumos de cada estudante, em termos de sucesso/fracasso na escolaridade presente e de sucesso/fracasso na vida futura, mesmo que o futuro não seja objetivo explícito da avaliação no presente.
IV. Sacristán considera que a “ponderação do currículo e socialização profissional” aparece nas formas de avaliar os conteúdos e as aprendizagens. A avaliação, nesse caso, está associada às definições daquilo que constará nos currículos (influência na seleção dos conhecimentos presentes no currículo), explicitando o que são conhecimentos relevantes e quais são as posturas de aprendizagem ideal.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
F, V, F, V.
b.
V, V, F, F.
c.
V, V, F, V.
d.
F, F, F, F.
e.
V, V, V, V.
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assim como o pós-modernismo, o pós estruturalismo parte de uma ruptura, mas os dois pertencem a campos de saberes distintos. O pós-estruturalismo visa a alterações de alguns padrões pedagógicos, de acordo com a realidade existente.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-estruturalismo.
a.
Para o pós-estruturalismo, a ideia de significado deve ser fixa e rígida.
b.
O pós-estruturalismo parte de uma noção filosófica de existência de um sujeito do humanismo e da filosofia da consciência.
c.
Não existe uma teoria pós-estruturalista de currículo; dessa maneira, o pós-estruturalismo não tem nenhuma implicação no campo.
d.
O pós-estruturalismo teoriza sobre as chamadas estruturas de linguagem e o processo de significação.
e.
O pós-estruturalismo considera que saber e poder são instâncias isoladas.
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Tyler é conhecido por ser o autor que deu início a teorização do currículo escolar. Os princípios de Tyler sobre as conexões entre planejamento e avaliação podem ser claramente percebidas por meio dos quatro objetivos básicos para a formulação de um currículo.
Segundo Tyler, quais são os objetivos básicos que devem estar presentes no planejamento? Analise afirmativas a seguir:
 
I. Os objetivos educacionais que a escola deve tentar atingir.
II. As experiências escolares oferecidas com probabilidade de alcançar seus objetivos.
III. Como são organizadas as experiências educacionais.
IV. Quais avaliações garantem que esses objetivos serão  alcançados.
É correto o que se afirma em:
a.
I, II e IV apenas.
b.
I e II apenas.
c.
II e III apenas.
d.
II, III e IV apenas.
e.
I, II e III apenas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina