Buscar

Psicomotricidade: Desenvolvimento Infantil

Prévia do material em texto

Psicomotricidade
Alunos: Alessandra Gerlane – 01181007 
Gerlâne Lira – 01175445
Kamilla Nascimento – 01177760
Marina Nunes – 01176127
Paulo Duarte – 01161850
Psicologia. 8º período. Manhã.
pSICOMOTRICIDADE
A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. 
 A estrutura da educação psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança.
 O desenvolvimento evolui do geral para o específico; quando uma criança apresenta dificuldade de aprendizagem, o fundo do problema, em grande parte, está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor. 
psicomotricidade
Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com frequência: Esquema e Imagem Corporal, Tônus, Coordenação Global ou Motricidade Ampla, Motricidade Fina, Organização Espaço-Temporal, Ritmo, Lateralidade e Equilíbrio. 
Esquema corporal
É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam.
Imagem corporal
Representação mental inconsciente que criamos do nosso próprio corpo, construído a partir do momento em que este corpo inicia a ser desejado e, sendo assim, a desejar e a ser marcado por uma história singular e por inscrições materna e paterna. 
Esquema e imagem corporal
tônus
É a tensão fisiológica dos músculos que afirma equilíbrio estático e dinâmico, coordenação e postura em qualquer posição admitida pelo corpo, permaneça ele parado ou em movimento. 
Tônus 
Coordenação global ou motricidade ampla
Representa a ação simultânea de diferentes grupos musculares na realização de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.
 coordenação global ou motricidade ampla
Motricidade fina 
Capacidade de executar movimentos coordenados utilizando pequenos grupos musculares das extremidades. 
Motricidade fina
Organização espaço-temporal
Conhecimento processual de orientar-se devidamente no espaço e no tempo. Assim sendo, necessário ter a noção de perto, longe, em cima, embaixo, dentro, fora, ao lado de, antes, depois.
Organização espaço-temporal
ritmo
É a ordenação constante e periódica de um ato motor. Há uma estreita ligação entre ritmo, organização espacial e temporal. 
O movimento é o meio de expressão do ritmo.
ritmo
lateralidade
Se define como a capacidade de vivenciar os movimentos utilizando-se, para isso, os dois lados do corpo, ora o lado direito, ora o lado esquerdo.
lateralidade
Equilíbrio 
Reúne um conjunto de competências estáticas e dinâmicas, abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção. 
O equilíbrio é a base primordial de toda coordenação geral. Pois é a manutenção do corpo na posição normal, sem oscilações ou desvios, mantendo-se no seu centro de gravidade, com integração de tônus, vestíbulo coclear e cerebelo. 
Equilíbrio

Mais conteúdos dessa disciplina