Buscar

DEFINIÇÃO DE PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFINIÇÃO DE PSICOMOTRICIDADE
A psicomotricidade está ligada a três premissas principais: o afeto, o movimento e o intelecto. Seu estudo tem como objeto o homem através dos movimentos do corpo, buscando entender as suas relações externas e internas (SILVA, 2013).
Nessa perspectiva, compreender o afeto, o movimento e o intelecto humano como pontos principais do desenvolvimento, compreende relacioná-lo através da ação como tomada de consciência que ocorre através da união do ser corporal, mental, espiritual e social em relação ao meio em que vive. Então, para o corpo desenvolver suas funcionalidades, é necessário um bom desenvolvimento psicomotor, o que remete diretamente ao conceito da psicomotricidade.
A psicomotricidade estuda o homem através de seus movimentos corporais, o qual é entendido diante de suas emoções apresentadas por um comportamento subjetivo, relacionado consigo mesmo e com a sociedade, pois cada indivíduo é diferente.
Assim, estudar o desenvolvimento motor implica em entender as contínuas transformações que ocorrem por meio da interação dos indivíduos entre si e com o meio em que vivem.
Conforme Alves (2003) a psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através do seu corpo em movimento nas suas relações com seu mundo interno e externo.
Para Negrine (1987), a coordenação psicomotora, estrutura-se em duas funções, ou da maturação neurológica progressista (onde os órgãos sensoriais desempenham um papel importante) e a maturação ligada ás experiências corporais vividas pelo sujeito. 
Filho e Sá (2001, p. 36), definem psicomotricidade como a “relação entre o pensamento e a ação envolvendo a emoção”. 
Para os autores, não existe corpo sem pensamento e vice-versa, bem como, é preciso não só o corpo, mas corpo dotado de pensamentos, movimentos e atitudes. Para se ter o movimento é preciso um certo domínio da mente.
Como ciência, a psicomotricidade apresenta um objetivo que determina sua área de estudo, que é o corpo e sua expressão da ação das forças que produzem e modificam os movimentos.
Gonçalves (2010, p.85), define psicomotricidade: 
Entende-se como “psicomotricidade “como uma ciência que se estuda o indivíduo por meio do seu movimento; movimento esse que exprime, em sua ação, aspectos motores, afetivos e cognitivos, e que é resultado da relação do sujeito com seu meio social. O movimento psicomotor está carregado de intenção, pois é resultado de uma ação planejada (psico) voltada a um fim deter minado.
De acordo com o autor, é possível verificar que, dentro do estudo psicomotor, o corpo fala, não por si só, mas estimulado pelo psico, assim, os movimentos corporais são carregados de significados e influenciados pelo meio no qual o ser está inserido. Assim, a psicomotricidade está relacionada aos movimentos corporais que são influenciados pelo pensamento, seja de modo consciente ou inconsciente.

Continue navegando