Buscar

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
Segundo Barbosa (2012), um dos objetivos da Psicomotricidade consiste em auxiliar a criança a tomar consciência de seu esquema corporal e, com isso, adquirir maior interiorização dos movimentos e dos principais conceitos educacionais, necessários para um bom desenvolvimento intelectual.
Psicomotricidade é o estímulo à prática de movimentos em todas as faixas etárias, sendo que os estímulos começam a ser trabalhados ainda na Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento psicológico, cognitivo e motor.
Segundo Barreto (2000) psicomotricidade é a integração do indivíduo, utilizando, para isso, o movimento e levando em consideração os aspectos relacionais ou afetivos, cognitivos e motrizes.
 A Psicomotricidade tem como principal objetivo incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida das crianças, auxiliando em seu desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo.
De acordo com Alves (2003), a psicomotricidade envolve toda a ação realizada pelo indivíduo, que represente suas necessidades e permitem a relação com os demais, proporcionando resultados importantes à formação e ao desenvolvimento das crianças, trabalhando a coordenação motora, o autoconhecimento e a vivência em sociedade.
Entende-se por educação psicomotora a educação da criança através de seu próprio corpo e de seu movimento, levando em consideração a idade, a cultura corporal, a maturação e os interesses da criança (BARRETO, 2000).
A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na Educação Infantil, já que a mesma condiciona todos os aprendizados, possibilitando à criança conscientizar-se sobre seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a gerir o tempo e a aquisição habitual dos seus gestos e movimentos.
Segundo Alves (2012), o processo de aprendizagem na educação infantil tem como base a educação psicomotora, por isso, a raiz dos problemas de aprendizagem, na maioria dos casos, está na base do desenvolvimento psicomotor.
A educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental precisam ter como base a educação psicomotora, contribuindo assim como ação preventiva para as dificuldades de aprendizagem da criança. 
As atividades psicomotoras são importantes, pois auxiliam no desenvolvimento global da criança, enriquecendo seu intelectual e auxiliando no desenvolvimento físico e motor da criança, sendo imprescindível para um bom desenvolvimento da criança, pois o domínio de suas funções específicas interfere no conhecimento do próprio corpo, nas relações e até mesmo em aprendizagens escolares.
De acordo com Silva (2012), através da psicomotricidade, pode-se compreender e acompanhar as fases do desenvolvimento infantil auxiliando, se necessário, na promoção de um melhor desempenho das crianças, com estímulos e exercícios corporais adequados.
A psicomotricidade é importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança e precisa ser trabalhado desde a educação infantil. A educação psicomotora é vista como parte indispensável na etapa da educação infantil, ela capacita e auxilia o aluno na assimilação da aprendizagem, atuando como facilitadora nesse processo.
É de grande valia que os profissionais que lidam com a educação infantil estejam preparados e qualificados para criar estratégias e atividades que auxiliem o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras de seus alunos.

Continue navegando