Buscar

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intrauterina se realiza movimentos com o corpo, no qual vão se estruturando e exercendo grandes influências no comportamento. Consequentemente, considera-se que a psicomotricidade é um instrumento valioso que auxilia a promover preventivos de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.
A psicomotricidade contribui de modo expressivo para a formação e estruturação do esquema corporal, incentivando assim a prática do movimento em todas as etapas da vida do indivíduo. As crianças conseguem, através de atividades variadas, se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que os cerca. 
Consequentemente, os educadores sempre recomendam utilizar brincadeiras e jogos desde a Educação Infantil. De acordo com Mendonça (2004) a função do professor é trabalhar no aluno cada uma das dimensões, para levá-lo à construção da unidade corporal e à afirmação da identidade. 
O docente deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, no papel de facilitador do processo de aprendizagem. A Psicomotricidade tem ação educativa e preventiva, além de estar intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
O alicerce do trabalho com os alunos na Educação Infantil consiste no desenvolvimento do esquema corporal e na estimulação perceptiva. A criança organiza aos poucos o seu mundo a partir do seu próprio corpo.
Através da ação, a criança vai adquirindo a consciência do seu esquema corporal e descobrindo as suas preferências. Portanto é necessário que ela vivencie situações diversificadas durante o seu desenvolvimento, enfatizando que a afetividade é a base de todo o processo de desenvolvimento, principalmente o de ensino e aprendizagem.
A psicomotricidade viabiliza uma abordagem que permite a compreensão do modo como a criança toma consciência do seu próprio corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
Sabe-se que o movimento humano é construído em função de um objetivo, a partir de uma intencionalidade como o desejo de se expressar e esse movimento se transforma em um comportamento significante. Por esse motivo, é importante que todo indivíduo passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
A educação infantil deve evidenciar a relação através do movimento do seu próprio corpo, levando em consideração sua cultura corporal e faixa etária. Através de atividades psicomotoras e afetivas, o lúdico se constitui num fator de equilíbrio expresso na interação entre o corpo e o espírito, afetividade, energia, o sujeito e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.
Uma das propostas principais deste trabalho na Educação Infantil, é o de oportunizar vivências e explorações, onde as crianças possam realizar várias atividades, sempre experimentando, pois só assim que elas podem se tornar cada vez mais saudáveis, autônomas e seguras.

Continue navegando