Buscar

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social (Módulo 2)

Prévia do material em texto

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social (Módulo 2)
1. Painel
2. Meus cursos
3.  Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social
4.  Módulo 2: Níveis de Proteção Social do SUAS
5.  Exercício Avaliativo – Módulo 2
	Iniciado em
	segunda, 19 dez 2022, 13:14
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 19 dez 2022, 13:16
	Tempo empregado
	2 minutos 13 segundos
	Notas
	6,00/6,00
	Avaliar
	30,00 de um máximo de 30,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O SUAS organiza os serviços, programas, projetos e benefícios de acordo com as funções que desempenham, o universo de pessoas que deles necessitam e sua complexidade, estabelecendo os níveis de proteção social Básica, de Média Complexidade e de Alta Complexidade.
A Proteção Social Básica tem, entre os seus serviços, o PAIF, o SCFV e o Serviço no Domicílio para pessoas com deficiência e idosos. Entre os programas que visam a prevenção das situações de risco social está o Bolsa Família e o Criança Feliz.
Sobre a Proteção Social Básica assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma opção:
a. A Proteção Social Básica tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do acolhimento institucional das famílias e/ou dos indivíduos.
b. Os serviços e benefícios de proteção social básica são ofertados nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS, que são unidades públicas de referência para os usuários do SUAS e constituem a porta de entrada do sistema, e devem estar localizados de forma territorializada, no local de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social.
c. O PAIF é um importante programa de proteção social básica do SUAS, ofertado pelo CRAS, e destinado a fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
d. O serviço de proteção social básica em domicílio destinado às crianças, aos adolescentes e aos idosos tem a finalidade de prevenir os agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários.
e. O SCFV, serviço de proteção social básica, constitui forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, através de atendimentos em grupos, é ofertado, conforme a faixa etária, assim especificada: crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos, adultos de 30 a 59 anos e idosos. 
Feedback
A Proteção Social Básica tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições dos seus usuários e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e possui serviços, programas e benefícios que são ofertados no CRAS, que é a porta de entrada do sistema, e deve estar localizado de forma territorializada, no local de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Entre os serviços de proteção social básica está o PAIF, destinado a fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, e o Serviço de proteção social em domicílio, destinado às pessoas com deficiência e aos idosos, com a finalidade de prevenir os agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários.
A resposta correta é: O SCFV, serviço de proteção social básica, constitui forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, através de atendimentos em grupos, é ofertado, conforme a faixa etária, assim especificada: crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos, adultos de 30 a 59 anos e idosos.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, com condicionalidades, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, com vistas à superação da situação de vulnerabilidade.
Para se candidatar ao programa, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico, com seus dados atualizados há menos de 2 anos.
Uma vez selecionada, a família deve cumprir as condicionalidades da saúde e da educação para ter direito ao recebimento do benefício mensal em pecúnia pago pelo governo federal diretamente às famílias beneficiárias, mediante saque com o cartão do Bolsa Família.
O descumprimento das condicionalidades pelos beneficiários enseja aplicação gradativa de efeitos sobre o pagamento do benefício, com o objetivo de que as famílias possam superar a vulnerabilidade que ensejou o descumprimento e voltar a cumprir os seus compromissos.
A atuação do controle social no âmbito do Bolsa Família é fundamental para atingir o principal objetivo de aliviar a pobreza e a extrema pobreza das famílias beneficiárias do programa.
Sobre o Programa Bolsa Família assinale a assertiva CORRETA:
Escolha uma opção:
a. O Programa Bolsa Família possui três eixos de atuação:
1. Eixo do Complemento da Renda;
2. Acesso a Direitos e
3. Desenvolvimento Social e Articulação familiar.
b. As condicionalidades têm a função de punição para que os direitos sociais básicos sejam acessados pela população em situação de pobreza e extrema pobreza.
c. O IGD é um indicador utilizado pelo Ministério da Economia que mostra a qualidade da gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
Por meio do IGD, o Ministério da Cidadania incentiva o aprimoramento da qualidade da gestão local e contribui para que a União execute as ações em âmbito local de sua responsabilidade.
d. Os recursos do IGD são transferidos fundo a fundo do FNAS para os FEAS e para os FMAS. Esses recursos devem ser investidos na gestão do programa, sendo que 6% da receita é destinada aos Conselhos de Assistência Social para as ações de controle social do Bolsa Família.
e. O Conselho Municipal de Assistência Social tem papel fundamental na superação da pobreza e da extrema pobreza das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família porque a ele é atribuída, entre outras, a função de acompanhar e estimular a integração e a oferta de outras políticas públicas sociais para o desenvolvimento das famílias beneficiárias. 
Feedback
O Programa Bolsa Família possui três eixos de ação:
1. Eixo do Complemento da Renda;
2. Acesso a Direitos e
3. Desenvolvimento Social e Articulação familiar.
As famílias que ingressam no programa têm o compromisso de cumprir as condicionalidades da saúde e da educação para manter o direito à transferência direta de renda. As condicionalidades não têm a lógica de punição; e, sim, de garantia para que os direitos sociais básicos sejam acessados pela população em situação de pobreza e extrema pobreza.
Como incentivo ao aprimoramento da qualidade da gestão local e buscando contribuir para que estados e municípios executem as ações que estão sob sua responsabilidade, o Ministério da Cidadania utiliza o IGD, que constitui um índice que varia entre 0 e 1, e quanto mais próximo de 1, melhor o resultado da avaliação da gestão. O Ministério repassa recursos financeiros fundo a fundo, do FNAS para os FEAS e para os FMAS, por meio do IGD.
Esses recursos devem ser investidos na gestão do programa, sendo que 3% da receita é destinada aos Conselhos de Assistência Social para as ações de controle social do Bolsa Família.
A resposta correta é: O Conselho Municipal de Assistência Social tem papel fundamental na superação da pobreza e da extrema pobreza das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família porque a ele é atribuída, entre outras, a função de acompanhar e estimulara integração e a oferta de outras políticas públicas sociais para o desenvolvimento das famílias beneficiárias.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Proteção Social Especial de Média Complexidade se destina às famílias e aos indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por ameaça ou violação de direitos, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas.
A teor da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, são serviços de proteção social de média complexidade: o PAEFI; a abordagem social; o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de LA e PSC; o serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência e idosas e o serviço especializado para pessoas em situação de rua.
Sobre a Proteção Social de Média Complexidade assinale a assertiva CORRETA.
Escolha uma opção:
a. O Serviço de Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. O Serviço se destina a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência. 
b. A Proteção Social Especial de Média Complexidade oferece atendimento socioassistencial às famílias e aos indivíduos que se encontram em situação de violação de direitos e com os vínculos familiares e comunitários rompidos e que demandam intervenções especializadas.
c. O PAEFI constitui importante programa de proteção social especial ofertado pelo CRAS.
d. O Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais do SUAS constitui uma medida socioeducativa aplicada pelo Poder Judiciário.
e. O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua destina-se ao acolhimento noturno, em albergue, das pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.
Feedback
A Proteção Social Especial de Média Complexidade se destina às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por ameaça ou violação de direitos, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas, e tem como importante serviço de apoio, orientação e acompanhamento das famílias o PAEFI, ofertado pelo CREAS.
Entres os serviços de proteção social de média complexidade, previstos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, está o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), que tem a função de prover atenção socioassistencial e acompanhamento aos adolescentes e jovens em cumprimento das medidas de LA e PSC.
O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, por sua vez, tem a finalidade de assegurar atendimento diurno no Centro POP, com o objetivo de promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação civil, e, também, serve como endereço institucional para utilização como referência pelo usuário.
A resposta correta é: O Serviço de Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. O Serviço se destina a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Programa BPC na Escola, instituído pela Portaria Interministerial nº 18/2007, constitui o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanência na escola das Pessoas com Deficiência.
Sobre o Programa BPC na Escola, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma opção:
a. foi instituído pela Lei nº 8742/1993 – LOAS.
b. é um programa exclusivo da área da educação.
c. a única ação do programa é o desenvolvimento de ações de acessibilidade nas escolas.
d. trata-se de um programa transversal que conta com a atuação das áreas da educação, assistência social, direitos humanos e saúde. 
e. que se destina a todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência, exceto as beneficiárias do BPC.
Feedback
O Programa BPC na Escola foi instituído pela Portaria Interministerial nº 18/2007 e constitui o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanência na escola das Pessoas com Deficiência. É um programa transversal que conta com a atuação das áreas de educação, assistência social, direitos humanos e saúde.
O programa visa identificar as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola de crianças, adolescentes e jovens com deficiência beneficiários do BPC, e tem entre outras ações previstas o desenvolvimento de ações de acessibilidade nas escolas.
A resposta correta é: trata-se de um programa transversal que conta com a atuação das áreas da educação, assistência social, direitos humanos e saúde.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Proteção Social Especial de Alta Complexidade visa ofertar serviços especializados, em diferentes modalidades e equipamentos, para garantir a segurança de acolhida das famílias e dos indivíduos com vínculos familiares e comunitários rompidos e/ou fragilizados.
Os serviços de proteção de alta complexidade são de acolhimento, nas suas mais variadas modalidades, além do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências.
Sobre a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, é CORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
a. Os serviços são ofertados no CREAS e visam a segurança de acolhida das famílias e indivíduos com vínculos familiares rompidos.
b. O serviço de acolhimento institucional deve funcionar em unidade inserida na comunidade com características residenciais. 
c. O serviço de acolhimento institucional é ofertado exclusivamente para crianças e adolescentes.
d. No serviço de família acolhedora, a família mais votada pela comunidade recebe em sua casa criança e/ou adolescente afastado do convívio da sua família biológica por decisão judicial.
e. O serviço de acolhimento em república tem uma equipe técnica que faz a gestão da moradia sem possibilitar a intervenção e a independência de seus moradores.
Feedback
O Serviço de Acolhimento Institucional é destinado aos indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. Ele deve funcionar em unidade inserida na comunidade, com características residenciais, com ambientes acolhedores e estrutura física adequada, e com acessibilidade, visando ao desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar.
A resposta correta é: O serviço de acolhimento institucional deve funcionar em unidade inserida na comunidade com características residenciais.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Promove apoio e proteção à população atingida por situação de emergência, com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas.
A qual serviço de proteção social especial de alta complexidade se refere o enunciado?
Escolha uma opção:
a. Serviço de Acolhimento Institucional.
b. Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
c. Serviço de Acolhimento Institucional em Albergue.
d. Serviço de Acolhimento em República.
e. Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências. 
Feedback
O Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências promove apoio e proteção à população atingida por situação de emergência e calamidade pública, com aoferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas.
A resposta correta é: Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando