Buscar

Dimensões da Não Aprendizagem Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dimensões da Não Aprendizagem – Avaliação
1. (IBFC – 2019) Leia o fragmento de texto apresentado a seguir.
“Muitas crianças, vivendo uma história de fracasso escolar, chegam aos postos de saúde, às clínicas-escolas das faculdades de psicologia e às clínicas particulares trazendo o que chamamos de ‘queixa escolar’. Em algumas unidades de saúde, de 70% a 90% das crianças atendidas apresentam essa queixa. Assim se estabelece uma epidemia: milhares de crianças são atendidas por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pediatras e outros profissionais, que desenvolvem várias formas de avaliar, atender e tratar as crianças que fracassam” (MACHADO, A. M. Avaliação e fracasso: a produção coletiva da queixa escolar. In: AQUINO, J. G. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas práticas e teóricas. São Paulo: Summus, 1997, p. 73 – 91).
O trecho faz referência a um problema que é muito comum nas escolas: crianças com dificuldades para aprender. Sob a perspectiva das discussões sobre o fracasso escolar, analise as afirmativas abaixo.
I.      As crianças provenientes das camadas mais pobres da sociedade são as que mais sofrem com esse problema, pois o meio cultural em que elas estão inseridas é muito carente de demandas eficientes para o desenvolvimento.
II.    O fracasso escolar é de origem biológica, isto é, as crianças que apresentam dificuldades para aprender possuem déficits cognitivos e problemas neurológicos.
III.  O fracasso escolar é decorrente de uma estrutura escolar sucateada e excludente, que privilegia determinados valores e os colocam como parâmetros para toda e qualquer criança.
Assinale a alternativa correta.
a. Apenas a afirmativa III está correta
b. Apenas a afirmativa I está correta
c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
2. (Quadri – 2018) Estudos mais recentes sobre o fenômeno do fracasso escolar e sobre a evasão têm buscado compreender os processos geradores das dificuldades ou do bom desempenho escolar, produzidos pela instituição escolar a partir de algumas dimensões. Conforme esses estudos, não configura(m) uma dimensão a(s)
Escolha uma opção:
a. relações escola-clientela.
b. diferença cultural.
c. relações entre a escola e o Estado.
d. relações professor-aluno.
3. (FUNCERN – 2014) Os estudos atuais da psicologia escolar revelam que o fracasso escolar deve ser analisado de forma multicausal, possuindo influências de diversos elementos sociais, institucionais, emocionais, entre outros. Sobre o tema, é correto afirmar que
Escolha uma opção:
a. O psicólogo escolar deve estar atento ao contexto sócio-econômico e cultural em que o aluno está inserido para que possa compreender suas relações no processo ensino-aprendizagem.
b. o psicólogo escolar deve compreender as relações políticas e sociais vigentes, esclarecendo que muitas vezes o aluno não aprende porque tem problemas familiares.
c. o psicólogo escolar deve estar atento ao papel da escola na facilitação do fracasso escolar, trabalhando focado nas dificuldades de aprendizagem do aluno.
d. o psicólogo escolar deve atuar de forma preventiva, criando espaços para o atendimento psicoterápico de problemas emocionais dos alunos e, assim, evitando as situações de fracasso escolar.
4. (Quadrix - 2012) Considere a seguinte afirmação: "A não aprendizagem na escola é uma das causas do fracasso escolar." Com base na afirmativa, responda como o psicólogo escolar deve encarar esse fato.
Escolha uma opção:
a. O fato deve ser visto como algo que não reflete a realidade, pois a não aprendizagem é a única causa do fracasso escolar.
b. O fato deve ser visto como algo que não reflete a realidade, pois a não aprendizagem é a única causa do fracasso escolar.
c. O psicólogo escolar deve encarar esse fato como algo isolado que acontece na vida de alguns alunos.
d. Esse fato deve ser considerado pelo psicólogo escolar como reflexo de uma dificuldade da estrutura familiar do aluno.
(FUNIVERSA - 2010) A palavra fracasso é interpretada, no dicionário Aurélio (2009), como desgraça, desastre, ruína, perda, mau êxito, malogro. Então, fracasso escolar seria o mau êxito na escola caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a. O fracasso escolar se dá pela incapacidade que o indivíduo tem de aprender.
b. Na atualidade, além da reprovação e da evasão, a qualidade do ensino tem sido muito preocupante, quando falamos em fracasso escolar.
c. As diferenças socioeconômicas contribuem muito para o problema do fracasso escolar.
d. A qualidade do ensino é um fator que deve ser levado em consideração, quando falamos em fracasso escolar.

Outros materiais