Prévia do material em texto
FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA
CURSO: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES EM
PEDAGOGIA
(LICENCIATURA EM PEDAGOGIA)
ALUNO: RENATA RODRIGUES SILVA
ESTÁGIO CURRICULAR, EM EDUCAÇÃO INFANTIL
GAMELEIRA-PE
2022
ALUNO: RENATA RODRIGUES SILVA
ESTÁGIO CURRICULAR: EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório Final do Estágio Curricular
Opcional em Educação Infantil,
Realizado nas dependências da
Escola Municipal Dom Eliseu
Tutora: Marilene Nunes
GAMELEIRA-PE
2022
1.INTRODUÇÃO
Ao dar início as minhas propostas de atividades decidi avaliar os alunos
individualmente e de forma coletiva, para posteriormente pudesse desenvolver e colocar em
prática cada aprendizado proposto. O tempo dedicado foi suficiente para identificar o
desempeno e as deficiências de cada um deles, para realizar com eficiência e êxito meu plano
de aula, para que meu plano de ensino-aprendizagem seja aplicado com qualidade e direcionado
as necessidades de cada aluno. A professora muito eficiente e competente me apresentou as
situações da melhor forma possível para que pudesse me desenvolver da melhor forma possível
e realizar meu estagio mais rico de experiencias. trabalhei bastante na Linguagem Oral e Escrita,
apliquei trabalhos com música, habilidades com de peças onde a parte verbal foi bastante
explorada dos alunos, fazendo com que cada criança, se sentisse e agisse de uma forma natural
dentro de cada personagem representada por elas.
O ensino da matemática tem por abjetivo estimular e desenvolver o raciocínio
lógico, e assim optei pelo uso do lúdico de trabalhar e agregar conhecimentos através dos jogos
e brincadeiras nela contidas.
Já em natureza e sociedade, criei um método de tira-los do conforto da sala de aula,
indo de encontro com a natureza, para que pudessem sentir e aprender de forma natural as
maravilhas da natureza no pátio de plantações da escola. sabemos que mesmo sendo ao ar livre
e na sombra das arvores o calor é muito intenso, sendo assim a maioria dos estudantes
preferiram as aulas na sala de aula por conta do ar condicionado. O ensino das artes, é uma das
matérias mais bem aceitas pelos alunos, criei tarefas com tintas à base de água, a pasta de dente,
o barro de argila que sem dúvida traz muitos benefícios a saúde como desintoxicação da pele,
tensão muscular, sintomas da psoríase que eu, melhoras na circulação do sangue e variados
benefícios a saúde. Educação Física, é a matéria que os alunos se desenvolvem de
uma forma dinâmica, sendo a matéria mais esperada por todos os alunos, e as todas as series no
ensino infantil e nas series iniciais é mais que um aprendizado, é um momento de lazer e
descontração, por parte de todas as crianças. Sendo um momento onde os alunos se socializam,
aprendendo a viver em sociedade se moldando para todo sua vida como cidadão.
Linguagem Oral e Escrita, na verdade a escrita representa um ato de segunda ordem,
composta por sistemas de signos que representa os sons e também as palavras da sua linguagem
oral, que tem por si representar atual relação.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Caracterização da Escola
A escola municipal Dom Eliseu, é uma escola ampla, apropriada para atender as
necessidades de cada estudante, conta com salas arejadas, banheiros com exclusividade e
apropriados para acolher as necessidades de cada aluno, cozinha, com merendas de melhor
qualidade, refeitório fazendo com que todos se sintam à-vontade a cada refeição, pátio para
recreio e um pátio exclusivo para aulas plantações, além de professores super capacitados para
tornar o ensino ainda mais digno e eficaz. Sala de apoio aos pais e mestres, equipes
multidisciplinares realizando um acolhimento digno e especial a cada discente.
2.2 Período de observação
Durante o período de analise, pude ver o desempenho e a conexão da professora Jacia,
do Ensino Fundamental, que é super capacitada, e altamente preparada para administrar suas
salas com maestria. Sempre usam métodos de forma a corresponder todas as necessidades dos
seus alunos correspondendo altura as expectativas, que os professores buscam como retorno e
solidificação na sua carreira profissional. Na sala 13, no período vespertino com crianças entre
4 e 5 anos, eram treze meninas e seis meninos todos bem comportados e bem dirigidos pela
professora Jacia, responsável pelo Ensino Infantil, e Ensino Fundamental Series Iniciais, a
responsabilidade da professora jacia também, no período vespertino a mesma contava com 26
alunos, sendo dez meninos e quatorze meninas, com idades entre 6 e 7 anos. Em meio a
pandemia foi muito difícil mais não impossível que o processo de ensino-aprendizagem fosse
posto em pratica. Criado vários grupos de estudo via whatsApp, onde todos os dias da semana
de segunda a sexta se ministrava e passava as matérias via online, tornando assim um estudo a
distância mais dinâmico, incentivando bastante o aprendizado dos alunos. As aulas online
tinham um tempo de duração de 2 horas todos os dias da semana. As professoras idealizaram
uma estratégia que chamou a tenção, que foi sempre um dia da semana formavam um grupo na
sala de aula e em plena concordância com alunos escolheriam as sequencias das matérias a
serem estudadas durante a semana, método muito eficiente para aprendizagem dos alunos, tanto
uma professora, quanto a outra compartilhavam das mesmas ideias, e sendo assim, os alunos
do Ensino Infantil escolheram: Segunda-Feira, Natureza e Sociedade sempre é o primeiro dia
de estudo, onde os mesmo se reúnem formando um círculo, em seguida se dá início aula sobre
Natureza e Sociedade, de forma descontraída e dinâmica podendo comtemplar a natureza de
forma proveitosa aprendendo a não desmatar e plantar arvore e jamais destruir a natureza.
Sempre nas terças-feiras se inicia com a matemática, de forma descontraída e dinâmica,
desenvolvendo o lúdico como a ferramenta principal, como jogos, brincadeiras suas atividades
principais.
Nas quartas-feiras dia de Linguagem Oral e Escrita, os alunos gostam de contar
histórias, cantar e ler bastante, é algo que eles se dedicam muito, sem deixar de acrescentar a
música poque a mesma leva o aluno a desenvolver coisas incríveis. Quinta-feira, Artes é uma
das matérias mais favoritas dos alunos, pois eles viajam no mundo da imaginação, trabalha com
pinturas, giz de ceras, terras com argilas e pasta de dentes, é tudo que as crianças mais
querem, esse chegue esse dia a criança aprende brincando.
Nas sextas-feiras, Educação Física, sem dúvida é a disciplina que eles mais esperam,
pois a mesma funciona mais como uma recreação entre os alunos, com brincadeiras etc...
2.3 O período de regência
A experiência vivida foi sem dúvida excelente, com a mesma sensação emocionante,
inexplicável como profissional, realizei meu primeiro dia de aula. De início ficamos muito
nervosos e a ansiedade toma conta, mas aos poucos entramos no mesmo ritmo que as
professoras titular. As professoras foram excelentes intermediadoras, sempre me incentivando,
me deixando mais segura e a vontade, passando dicas de como se desenvolver diante dos alunos
e como montar meu plano de aula, a supervisora muito competente, sempre auxiliandoa mim
e as professoras titulares, serei sempre grata a todos os profissionais da escola pela boa
recepção, e pelo grande incentivo profissional oferecido a minha pessoa. Métodos brilhantes
desenvolvidos pelas professoras para poder escolher as sequencias das matérias, juntos com os
alunos, pois assim não se torna cansativa e de boa absorção entre eles. Certamente irei levar
essa experiência comigo sempre, a forma de se trabalhar em parceria com todos os meus
possíveis alunos. Enfim, meus sinceros agradecimentos a todos os profissionais da Escola
municipal Dom Eliseu, onde fui bem acolhida que Deus vos abençoe grandiosamente a todos,
porque além de excelentes profissionais, são um verdadeiro guerreiros, perante a situação que
eles enfrentam todos os dias.
3 Considerações Finais
Em virtude, de tudo que vivenciei e participei agradeço a todos os profissionais da
Escola Municipal Dom Eliseu, principalmente aos alunos e as pessoas engajadas nesse processo
de ensino-aprendizagem. Posso dizer que sair com uma bagagem para vida, principalmente com
a ideias positivas, sempre irei ouvir a opinião dos alunos a respeito do que pensam pois cada
um tem seu modo de pensar e de agir e principalmente sobre a vida, suas ideias e ideais para
que juntos possamos idealizar uma melhor forma a sua aprendizagem durante a todo tempo. O
estágio é muito importante para o futuro professor, para que ele tenha uma noção de como
funciona todo o processo na educação. Esse estágio ele é opcional, mas seria muito importante
se ele fosse obrigatório, dando assim aos futuros professores, uma visão mais ampla e concreta,
do funcionamento da educação no país. Sempre há algumas dificuldades, pois, na vida as coisas
não são tão fáceis, mais juntos e com pensamentos positivos podemos ir além do que
imaginamos, pois somos capazes de fazer um futuro melhor, quando passamos a amar o
próximo e nos colocarmos em seu lugar. Daí sim estamos preparados para um futuro brilhante
e transformarmos vidas.
Referências
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br
https://www.alex.pro.br
https://lunetas.com.br https://blog.frs.edu.br
https://www.campusvilla.com.br
https://www.unibrasil,.com.br
http://www.gnuotaviofolda.seed.pr.gov.br
https://querobolsa.com.br
http://waltenomartins.com.br https://www.fc.unesp.br https://cpt.com.br
PLANO DE AULA 1 - MATEMÁTICA / ENSINO INFANTIL
Data: 11/10/2021
Disciplina: Matemática
Turma: 2º Período Vespertino sala 05, Professora Jacia
Conteúdo: As Benfeitorias do Lúdico:
OBJETIVOS GERAL:
- Apresentar opções capazes de resolver os problemas nos setores tecnológicos e
construir conhecimentos que se adéqua as disciplinas e em sua vida em sociedade.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
- Trabalhar a matemática com a criança
- Ampliar suas habilidades
- Aumentar seu poder de resolver os problemas
- Desenvolver raciocínio lógico
METODOLOGIA
De início, tivemos uma conversa descontraída, para saber o nome de cada aluno, qual
bairro que mora, idade, e o que pretende ser quando crescer, o que profissão quer seguir, dando
oportunidade a todos quebrando assim timidez e a ansiedade. O lúdico foi a ferramenta de
aprendizagem que mais me chamou a tenção, juntos com os alunos apresentei parte do material
que posteriormente iria trabalhar com eles, e ver quais ferramentas seriam de melhor
aprendizado, sendo a ferramentas mais escolhidas foram os jogos e a parte de brincar. Nem
todos os alunos fizeram sua escolha, mesmo assim foi mostrado outros matérias que poderiam
lhe auxiliar, se algum aluno não se sentir-se satisfeito com sua escolha poderia escolher outra,
o mesmo poderá fazer opção de outro método de aprendizagem, ou seja, ele poderá escolher
um outro jogo ou uma outra brincadeira. Estava sempre presente e atento a todas as
manifestações de cada aluno, perguntando se precisava de ajuda ou queria escolher outro meio
de aprendizagem, sempre me mostrando presente e prestativo a fim de passar segurança a todos
os alunos. Optei também por um método pouco usado em sala de aula que foi aprender
matemática através de receitas de bolos, e sorvetes. Depois dessa descoberta, optamos por irmos
mais além, com brincadeiras com mapas, jogos de quebra-cabeça, pula-pula, etc. as meninas
gostaram mais das receitas e os meninos mais dos jogos, e para descontrair ainda mais realizei
um bingo de números representados por animais, foi um sucesso.
RECURSOS DIDATICOS:
Ao iniciar os trabalhos, mostrei um vídeo do YouTube chamado as quinze (15)
maneiras de aprender brincando, de Aline Supino, e analisei que os alunos interagiram de uma
forma significativa a esse método de aprendizagem, e posteriormente cada aluno escolheu sua
ferramenta para trabalhar em sala de aula. Os recursos foram os vídeos que eu apresentei, folhas
de papel A4, lápis de cor e tintas base de água.
AVALIAÇÃO:
A finalidade foi avaliar qual foi o grau de absorção de cada aluno durante os vídeos
assistidos e de conhecer quais linhas de raciocínio que cada aluno gostou de seguir. Critério
usado, foi a participação de cada um na hora da execução dos vídeos, e para finalizar pedi a
todos que fizessem um desenho de algo que conseguisse demostrar o que absorveu no vídeo
assistido. Foi usado como instrumento de avaliação a fala de cada aluno, ao dar seu depoimento
oral sobre os vídeos, e quem não quisesse se explanar sobre os vídeos, desenhar algo que
representasse o seu entendimento a respeito mesmo.
Bibliografia: Livro – Matemática e Educação Infantil / Mercedes Carvalho / Marcelo
Almeida / Editora Vozes
PLANO DE AULA 2 – LINGUAGEM ORAL / ESCRITA / ENSINO
INFANTIL
Data: 12/10/2021
Disciplina: Linguagem Oral / Escrita
Turma: 2º Período Vespertino sala 05, Professora Jacia
Conteúdo: Linguagem Oral, Escrita, e a manifestação da Linguagem Verbal:
OBJETIVO GERAL:
- entender para usar da melhor forma possível os benefícios que a língua oral e
escrita tende a nos oferecer.
OBJETIVO ESPECIFICO:
- Tem como objetivo a comunicação
- A expressão
- Desenvolvimento da fala
- Aprimoramento da escrita
METODOLOGIA:
Essa matéria tem como objetivo principal a comunicação e a expressão. O
desenvolvimento da fala se dá desde os inícios quando a criança nasce, sendo assim esse
procedimento se estende ao longo dos anos de sua vida, em casa, na escola e na sociedade. A
comunicação oral trabalha bastante o desenvolvimento de ideias, e coloca a criatividade de cada
uma para funcionar de modo mais produtivo e continuo. Foi trabalhado a parte musical,
mostrando vídeos com músicas, contos de histórias, treinamentos de peças de teatros e
apresentações. As crianças gostaram bastante das músicas e os contos de histórias, e sempre
ao fim de cada atividade todos os alunos fazia um breve comentário sobre cada atividade
praticada ou vista, é muito importante para desenvolvimento da linguagem e posteriormente
ajudará no desenvolvimento da escrita. Coisas simples, como colocar seu nome nos desenhos
desenvolvidos pelos alunos, nas tarefas, e escreverem seus próprios recados para casa. São essas
pequenas tarefas que as crianças, aprende desenvolver a escrita de forma simples e
descomplicada. Sempre é bom saber o que eles gostariam de trabalhar, para que eles possam
se desenvolver bem e não se torne cansativo para que jamais possa atrapalhar seu aprendizado.RECURSOS DIDATICOS:
Vídeos de filmes, Xerox, Papel A4, Vídeos de músicas como cantigas de roda, etc...
AVALIAÇÃO:
É notório que a linguagem oral e escrita se complementa sempre, de forma que
possamos dizer algo que visualizamos e lermos e fazermos o uso da escrita de forma com que
ouvimos. Percebi que muitas crianças tem atraso na fala, onde os professores devem identificar,
pois é de suma importância que os mesmos relatem para os pais para que eles possam procura
os acompanhamentos necessários a essa criança. Através da linguagem oral e escrita a criança
se comunica com seus coleguinhas e assim acaba incentivando as outras crianças também.
Minha avaliação desenvolvida junto aos alunos com a participação individual e em grupos.
Bibliografia: Livro coleção Pessoinhas / Ruth Rocha / Anna Flores
PLANO DE AULA 3 – NATUREZA E SOCIEDADE / ESNSINO
INFANTIL
Data: 13/10/2021
Disciplina: Natureza e Sociedade
Turma: 2º Período Vespertino Sala 05, Professora Jacia
Conteúdo: Natureza e Sociedade em Harmonia
Objetivos a serem alcançados pelos alunos
OBJETIVO GERAL:
- Reconhecer as benfeitorias que a natureza e a sociedade, tende a nos oferecer
OBJETIVO ESPECIFICO:
- Analisar a semelhança e a identidade um do outro
- Observar e capitar as coisas boas que elas, tem a nos oferecer
- Investir na harmonia entre as duas
METODOLOGIA:
O estudo que realizamos ao ar livre, no pátio da escola, onde é um espaço amplo e com
muitas árvores, sendo um ambiente excelente para o encontro dos alunos, foi muito bom o
contato deles com a natureza. Foi possível perceber que a natureza precisa da gente, e a gente
precisa da natureza. Nada melhor do que fazer essa ligação entre alunos do ensino infantil, e a
natureza, certamente é algo que as escolas deveriam trabalhar mais nesse tipo de educação, pois
esse tipo de educação entre a natureza e a sociedade se aprende nas series iniciais e que nos
acompanhe para resto de nossas vidas. Os alunos tem uma pequena noção sobre a sociedade e
a natureza, eles precisam saber qual os cuidados devemos ter porque a natureza é muito
importante em nossas vidas. Foi apresentado também as cores, as formas e as transformações
que as plantas passam do plantio até a colheita. Foram feitas apresentações com vídeos, que
relacionam a natureza e a sociedade tipo: (a natureza é sua amiga), brincadeiras com elementos
da natureza – Arvores sem folhas, e outras. Depois de assistirmos esses vídeos as crianças
começaram a ver a natureza com outros olhos, pois despertou muito interesse em saber cada
vez mais sobre a natureza e a sociedade, teve alunos que ficou impressionado com o poder da
natureza.
RECURSOS DIDATICOS:
Apresentei os vídeos, que mostrava a natureza e a sociedade, muitos vídeos ilustraram
coisas que os alunos ficaram impressionados. Esses vídeos foram uma ferramenta muito
importante nessa conquista de conhecimentos desses alunos. Foi utilizado também folhas A4,
giz de cera e tintas à base de água.
AVALIAÇÃO:
O propósito das avaliações foi identificar o grau de absorção da matéria ou propriamente
dos vídeos assistidos em sala de aula. Para avalia-los foram feitas prova avaliativas cada aluno
pegou sua folha, de papel A4, e fez um trabalho sobre como preservar a natureza, podendo ser
desenhado ou recortes de revistas ou jornais, e depois cada aluno explicou o que seu trabalho
está representando.
Bibliografia: Livro Natureza e Sociedade/ Josiane Sanson / Meiry Mostachio
PLANO DE AULA 4 – ARTES / ENSINO INFANTIL
Data: 14/10/2021
Disciplina: Artes
Turma: 2º Período Vespertino Sala 05, Professora: Jacia
Conteúdo: O desenvolvimento através da Artes
Objetivos a serem alcançados pelos alunos
OBJETIVO GERAL:
- Agregar as suas habilidades com os desenvolvimentos que Artes nos
proporciona
OBJETIVO ESPECIFICO:
- Identificar meios que nos permite desenvolver nossas habilidades
- Observar os conteúdos de forma prática e descomplexado
- Aproveitar ao máximo essa grandiosa ferramenta
- Artes com intuito de crescer nos estudos
METODOLOGIA:
No ensino das Artes, as opções de se trabalhar são múltiplas, pois existem variadas
formas de demostrar essa matéria. Foi oferecido o que tinha em mãos, para juntos promovermos
desenvolvimentos deles, nesse momento inicial de trabalho, mostrei tudo o que eu teria para
trabalharmos na quele momento. Eram mais de seis opções, sendo que os dois preferidos deles
foram a pintura com tintas dissolvidas com água, e a outra opção foi giz de cera, pois com ele
poderíamos criar vários tipos de pinturas em cartolinas. Após a escolhas, começamos a
desenvolver uma série de pinturas com temas livres, que usassem as tintas e os giz de ceras, e
todos alunos deveria dar vida a esses desenhos explicando posteriormente no ato da entrega. O
que eu pode presenciar nesses desenhos feitos por esses alunos, que eles acreditam muito em
lendas, com por exemplo: o boto, lobo guaraná, curupira e outros, perguntei de onde vem essas
inspirações transformadas em lindas pinturas, e eles contam que através dos seus pais que foram
contadas por seus avós também.
RECURSOS DIDATICOS:
Tralhamos com vídeos de histórias e folclore amazônico, tintas à base de água, pinceis,
giz de cera, cartolinas, e folhas de papel A4.
AVALIAÇÕES:
As avaliações foram sem dúvidas surpreendentes, pois todos se saíram muito bem, a
avaliação não foi através do desenho mais lindo ou menos lindo, mais sim, das limitações que
cada aluno se propôs a dar o máximo para fazer o melhor. Todos sabem que foram muito bem,
cada aluno tem seu sonho, tem sua imaginação, sua percepção através dessa imaginação que
eles criaram seus desenhos e suas pinturas, o método de avaliação foi a entrega de cada um, dos
desenhos propostos.
Bibliografia:
Livro: Arte na escola – Anamelía Bueno Buoro / Andrea Aly / Karen Greif Amar
PLANO DE AULA 5 - EDUCAÇÃO FISICA / ENSINO INFANTIL
Data: 15/10/2021
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º Período Vespertino Sala 05, Professora: Jacia
Conteúdo: Mais que uma recreação
OBJETIVO ESPECIFICO:
- Usar a Educação Física, como forma de recreação e aprendizagem
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Orientar da melhor forma as brincadeiras em tons de aprendizagem
- Estabelecer metas a serem alcançadas
- Aprimorar cada vez mais suas atividades
- Conhecer os seus limites
METODOLOGIA
Educação Física no ensino infantil, na verdade se trabalha mais de forma recreativa,
com atividades como rodas de brincadeiras, como passa anel, descobrir objetos, jogos, corridas,
em fim são várias opções de se trabalhar educação física no ensino infantil. É muito importante
o professor conhecer a capacidade e desenvolvimento de cada aluno, para assim poder traçar
seu plano de aula, descobrir os costumes e suas habilidades, para que não fique muito distante
dos costumes locais. Educação Física na verdade é um processo educacional, que através de
seus movimentos é possível condicionar e adquirir certas habilidades que vai contribuir muito
no seu bem estar, os alunos do ensino infantil, trabalha esse desenvolvimento de habilidades de
forma mais recreativa, como por exemplo, brincando, jogando, dançando, cantando e assim
sucessivamente. Os alunos do ensino infantil, estão na idade de aprender brincando, é assim
que se deve proceder, usar brincadeiras que desperta o interesse e desenvolve habilidades que
precisam ser trabalhadas por um professor que tenha o conhecimento suficiente para
desenvolver esse talento oculto. A Educação Física na escola, influência bastante nos
desenvolvimentos, sendo ele pessoal ou em grupos, assim aumentando suas habilidades
motoras, auto estima, diminuiçãodo estresse. Educação Física é indispensável em todas as fases
de nossas vidas
.
RECURSOS DIDATICOS:
Cordas de nylon para pular corda, jogos de botões, dominó, xadrez, jogo da velha, passa
objetos, rodas de cantigas.
AVALIAÇÕES:
Avaliação foi baseada na disposição e participação de cada aluno nas atividades
proposta pelo professor, essa avaliação foi baseada nas atividades individual e também nas
participações em grupos.
Bibliografia:
Livro: Educação Física no Ensino Fundamental l - José Ricardo Martins Machado &
Marcus Vinicius da Silva Nunes
FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA
CURSO: FORMAÇÃO PEDAGOGICA DE DOCENTES EM
PEDAGOGIA (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA)
ALUNO: RENATA RODRIGUES SILVA
ESTAGIO CURRICULAR, ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
GAMELEIRA-PE
2021
ALUNO: RENATA RODRIGUES SILVA
ESTAGIO CURRICULAR: ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Relatório final do estágio opcional
Anos iniciais, ensino fundamental
Realizado nas dependências da
Escola Municipal Dom Eliseu
Tutora: Marilene Nunes
GAMELEIRA-PE
2021
1.INTRODUÇÃO
O ensino da educação Infantil é o início não só área do ensino escolar mais para vida.
É muito importante que o professor do ensino fundamental das series iniciais, avalie o grau de
aprendizagem absolvidos por esses alunos que migraram do ensino Infantil, para o ensino
fundamental series iniciais. Essa continuação de aprendizado, deve ocorrer de forma ampla e
continua, para que os alunos, não perca o foco e seus objetivos a serem alcançados. Os alunos,
vindo do ensino infantil, tende a ter um grande desnível de conhecimento, pois classifiquei em
três estágios, que é o grau: bom, médio e ruim. Após descobrir o grau desenvolvimento de cada
aluno, cabe ao professor do ensino fundamental series iniciais, diminuir essa grande diferença
para pelo menos esse patamar chegue ao nível médio, que é uma proximidade bastante
significante. Os alunos veem com uma disposição incrível, no âmbito de descobrir novos
horizontes, e abastecer seu mundo imaginário de novas conquistas. A matemática continua
sendo a matéria que mais amedronta os alunos, hoje em dia temos excelentes ferramentas e
várias maneiras de se trabalhar a matemática, ferramentas como o lúdico e outros meios para
somar, dividir, multiplicar e subtrair, pois, a matemática poderias resolvê-las de várias formas.
Temos a ciências, mostrando e explicando as partes do nosso corpo, pois nessa idade é muito
importante conhecer e saber como funciona cada parte do nosso corpo. A língua portuguesa na
sua característica de ensinar a ler e escrever, tendo com início do trabalho sempre a coordenação
motora e sucessivamente o seu nome, acompanhando o alfabeto todo, e as diferenciações de
letras e números. Como o próprio nome já diz a História sempre contemplando e nos dando
oportunidade de viajarmos no tempo passado e até os dias de hoje, ela leva o estudante, ainda
que seja da primeira série do fundamental series iniciais a ter uma noção e uma visão do
ambiente que a mesma está inserida na sociedade, desde seu nascimento até os dias atuais de
hoje. Os dias atuais de hoje a geografia, é muito importante o aprendizado da mesma no início
de nossas vidas, pois ela procura visar a aproximação e os conhecimentos dos alunos perante a
natureza e a sociedade, dando assim uma melhor noção sobre o ambiente que o mesmo está
inserido.
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Como foi mencionado no desenvolvimento do Em sino Infantil, e agora se fazendo
referência ao Ensino Fundamental series iniciais, volto a frisar, que é uma escola ampla,
apropriada para atender as necessidades de cada estudante, conta com salas arejadas, banheiros
com exclusividade e apropriados para acolher as necessidades de cada aluno, cozinha, com
merendas de melhor qualidade, refeitório fazendo com que todos se sintam à-vontade a cada
refeição, pátio para recreio e um pátio exclusivo para aulas plantações, além de professores
super capacitados para tornar o ensino ainda mais digno e eficaz. Sala de apoio aos pais e
mestres, equipes multidisciplinares realizando um acolhimento digno e especial a cada discente.
1.2 O PERIODO DE OBSERVAÇÃO
Diante de todas observações nesse pequeno espaço de tempo, ficou muito obvio que os
alunos estavam para finalizar o ano letivo e uma grande parte não sabiam ler e nem escrever de
forma que atendesse as expectativas geradas para essa serie especificamente. Uma sala de aula
com 28 alunos, sendo 17 meninas e 11 meninos, com uma faixa etária de 6 a 7 anos de idade,
quase todos apreensivos que aula terminasse logo, para ir lanchar, pois alguns parecia que era
a primeira refeição do dia. Percebi que tem crianças com suspeita de imperatividade, e crianças
com retardo no desenvolvimento da fala, tem um aluno, com autismo já confirmado e estudado
mais com acompanhamento de uma professora auxiliar. A participação dos alunos no ensino
remoto, teve a grande participação dos pais ou responsáveis, pois na verdade esses pais, foram
grandes aliados para que juntos pudéssemos ajudar vossos filhos, a se reinventar para poder
fazer essa mediação entre o professor e aluno.
. Primeiro dia: Eu sentei no final da classe e passei a observar prestando bastante atenção
no comportamento dos alunos mais barulhentos que atrapalham e prejudica quem quer
aprender. Segundo dia: Passei a conversar com essas crianças uma por vez, tentando descobrir
alguma coisa ou motivo que o fizesse ser desse jeito, atrapalhando o professor e seus colegas.
. Terceiro dia: A crianças que eu havia conversado pessoalmente uma por uma, tentei
ajudar dando suporte em ajudar nas matérias que os mesmos teriam dificuldade em apreender,
e pedi para conversar com os pais para ficar atentos com os comportamentos dos seus filhos, se
preciso buscar ajuda de alguns profissionais como psicólogo e fonoaudiólogo.
. Quarto dia: Eu assumi o posto da professora, e a professora assumiu meu posto, eu
exercendo papel de professor ela de estagiaria, conto que foi muito bom, e a comparei você
andando de carro sentado no banco do passageiro e depois você troca sendo o motorista, muito
diferente, uma sensação ímpar.
. Quinto dia: A professora e eu fomos conversar com a diretora e a pedagoga da escola,
para que a mesma desse uma atenção maior as crianças que tem dificuldade no aprendizado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para finalizar, quero muito agradecer a diretora, pedagoga, professora, alunos e todos
os profissionais da Escola Municipal Dom Eliseu, pela grande oportunidade de estagiar nesse
estabelecimento, levo comigo muita gratidão por todos que me ajudaram nessa batalha, e não
esquecendo também de agradecer os profissionais da Faculdade Única, que me ajudaram muito
nesse período de construção do trabalho, dando suporte de qualidade. Gostaria muito que os
estágios fossem todos obrigatórios, pois nos dá uma dimensão muito próximo da realidade
vivida por um professor em sala de aula. Foi muito produtivo meu estágio, aprendi como se
comportar na frente das crianças, principalmente quando a sala está em conflitos, que o dialogo
sem dúvida é o melhor remédio para reestabelecer a paz dentro da sala de aula. Sugeri a direção
da escola que juntos dos professores e alunoscriassem mais hortas escolares, para as crianças
terem o contato com a terra, saber como e de onde que vem as frutas e verduras que consumimos
em nosso dia a dia, e o mais importante, fugir da má distribuição de alimentos feita pela
prefeitura de Gameleira, que entrega frutas e verdura no início de cada mês, e quando chega
antes da metade do mês muitas frutas e verduras estão quase todas estragadas. Sugeri que fosse
repassado para secretaria da educação, que esses, alimentos perecíveis fosse feita a distribuição
uma vez por semana.
Referências
https://www.nucleodoconhecimento.com.br
http://www.cesaojose.com.br
https://wp.ufpel.edu.br
http://www.pottancredoneves.seed.pr.gov.br
https://pt.khanacademy.org
https://diariodoamapa.com.br
https://pedagogiaaopedaletra.com
https://periodicosonline.uems.br
http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br
http://www.gnuotaviofolda.seed.pr.gov.br
PLANO AULA 1- LINGUA PORTUGUESA / ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Data: 01/11/2021
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 1ª Série do Ensino Fundamental, Sala 21, Professora: Jacia
Conteúdo: Leitura e Escrita
OBJETIVOS GERAL:
Formar alunos e pessoas críticas, que sejam capazes de dominar e participar de diversos
textos que norteiam a nossa sociedade.
OBJETIVO ESPECIFICO:
- Formar cidadãos críticos
- Fortalecer o domínio da língua
- Obter conhecimento básico
- Criar hábitos de leituras
- Escrever para desenvolver
METODOLOGIA:
Os primeiros ensinamentos da língua portuguesa, ocorre entre os 4 anos e 5 anos, através
do ensino infantil, e depois posteriormente se encaminhando as serie iniciais do ensino
fundamental, sendo nesse período que a criança obtém a maior dificuldade na aprendizagem
escolar. Optei em trabalhar mais com cartazes, com imagens ilustrativas, com faixas de objetos,
que usamos em nosso dia a dia, para que possamos aprender o básico das coisas que nos
norteiam diariamente, como propagandas de lojas, super mercados, banners de propagandas de
site. São praticamente esses tipos de trabalho que desenvolvi com os alunos, aprendendo a ler
primeiramente as coisas que nos norteia, que estão vindo com uma força tão grande, que muitas
vezes jogamos no lixo, sem darmos conta que poderíamos ter aproveitado esse material, para
praticarmos em sala de aula, pois associar figuras ilustrativas de anúncios as leituras de crianças
no começo da alfabetização, com certeza foi uma boa escolha. É gratificante trabalhar com
alunos nas series iniciais, quando se tem boas ferramentas de trabalho, essas ferramentas quem
organiza e prepara, somos nós professores, para que possamos mostrar um ensino de qualidade.
Preparei matérias como livros que são bons, para que pudéssemos desenvolver a leitura de
forma ampla e plena, livros como: Capa de Livro, Apis, esse segundo livro é muito bom para
desenvolver as leituras, pois chama muito atenção das crianças por ser muito colorido. Notei
que tem alguns alunos que estão tendo um pouco de dificuldades no aprendizado, e comecei a
trabalhar mais um pouco direcionado a parte lúdica para ver se esses alunos conseguem
acompanhar o ritmo dos demais.
RECURSOS DIDATICOS:
Cartolinas, livros, xerox, folhas papel A4, panfletos de propagandas, anúncios de
jornais.
AVALIAÇÕES:
As avaliações busquei desenvolver a leituras de panfletos de propagandas, como
supermercados, lojas de roupas. Escrever os produtos que sua família comprou pela última vez
nos super mercados, lojas de roupas, é até escrever uma cartinha ao papai Noel pedindo um
presente
Bibliografia:
Livro: Coleção (Eu gosto M@is) Prof: Célia Passos & Zeneide Silva
PLANO DE AULA 2 – MATEMÁTICA / ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMETAL
Data: 02/11/2021
Disciplina: Matemática
Turma: 1ª Série do Ensino Fundamental Sala 21, Professora: Jacia
Conteúdo: Conhecendo os Números
Objetivos a serem alcançados pelos alunos:
OBJETIVO GERAL:
- Reconhecer e identificar os números de formas, em formatos diferentes, em
situações sequenciais de numeração ou intercalados.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Identificar, conhecer, e numerar os números de zero até dez
- Reconhecer e estender a relação entre os números e as quantidades
- Criar oportunidades para desenvolver as habilidades visuais, auditivas, e sensor
motoras.
METODOLOLOGIA:
Optei por trabalhar de acordo, com as idades e series de cada aluno, que tem em média
de seis a sete anos, o lúdico como ferramenta de aprendizagem, pois é um método muito bom,
para que as crianças possam aprendem de forma divertida e tem uma boa memorização ainda
nas aulas seguintes. Ao ensinar os números preparei vários tipos de atividades, como
brincadeiras, jogos de dominó, e até receitas de bolos. As brincadeiras de saltitar certamente foi
uma das mais aceitas pelos alunos, e os jogos também teve uma boa aceitação pelos alunos da
1ª série do ensino fundamental. Já as receitas de bolos, ficou mais a cargo das meninas da sala,
que mostraram bastantes habilidades em manusear os produtos das receitas, sendo que o intuito
maior nem era exatamente confeccionar os bolos, mais sim aprender as quantidades de medidas
que cada receita usaria. Os jogos de dominó, também é muito bom para desenvolver o raciocínio
lógico dos alunos, através das igualdades das pontas que se tem que seguir no jogo. Trabalhar
esse tipo de material é muito bom e importante, principalmente quando se diversifica bastante,
os alunos se sentem útil, e cheio de curiosidade, criando várias expectativas de como será a
próxima aula.
RECURSOS DIDATICO:
Jogos de dados, Jogos de dominó, emborrachados, vasilhas plásticas, copo de medidas,
formas, panelas e liquidificador.
AVALIAÇÕES:
Através desses métodos de avaliações no ensino-aprendizagem, as avaliações costumo
fazer através das participações individuais, e até mesmo coletivamente. O proposito dessas
atividades é desenvolver habilidades e ao mesmo tempo aprendermos a conhecer os números e
suas funções.
Bibliografia:
Livro: Assim eu aprendo integrado 1 – Ensino Fundamental l Editora do Brasil
PLANO DE AULA 3 – CIÊNCIAS / ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Data:03/11/2021
Disciplina: Ciências
Turma: 1ª Série do Ensino Fundamental Sala 21, Professora: Jacia
Conteúdo: Corpo Humano
Objetivos a serem alcançados pelos alunos:
OBJETIVOS GERAIS:
- Estimular os estudantes a enxergar seu próprio corpo
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Compreender a função do nosso corpo
- Conhecer o funcionamento dos nossos membros
- Estimular de forma correta cada parte do nosso corpo.
METODOLOGIA:
Optei, em desenhar o corpo humano, em um material emborrachado, e depois
recortamos conforme cada parte, e membros do corpo, sendo elas representadas por diversas
cores diferentes, sendo que cada tom de cor, representasse um órgão ou uma parte do nosso
corpo humano. Na verdade, confeccionamos dois mapas do corpo humano, sendo um mapa,
com os membros externo do nosso corpo, que sãos os pés, mãos, pernas, orelhas, braços, e outro
com os órgãos internos do nosso corpo como exemplo coração, fígado, pulmão rins e outros.
Esse material foi muito interessante para ser trabalhado, pois estudamos como funciona alguns
órgãos do nosso corpo, como exemplo a função do: coração, dos rins, do fígado, dos pulmões,
do intestino, sendo que esses são nossos órgãos internos, e também tem os nossos membros
externos como os pés, as pernas, os braços, nosso tronco, o pescoço, orelhas e nariz. Além de
conhecermos nossos órgãos internos e nossos membros externos, foi trabalhado também como
se deve cuidar de tudo isso que foi citado, como por exemploqual melhor forma de cuidar dos
rins, que nada mais é que ingerir bastante água durante o dia, evitar o consumo de álcool em
excesso, os pulmões também, evitar consumo de cigarros, para não comprometer esse órgão
tão importante. Na verdade, todos os órgãos e membros do nosso corpo, eles são importantes,
e indispensáveis para um bom funcionamento. Tive muita convicção que os alunos entenderam
bem qual foi o recado passado, que o nosso corpo é um grande órgão e se não cuidarmos direito
ele morrerá.
RECURSOS DIDATICOS:
Vídeos, emborrachado, tesoura, cola branca, e tinta base de água.
AVALIAÇÕES:
As avaliações, ocorreu de forma clara e objetiva, sendo levado em consideração a
participação individuais, ou em grupos. Todos foram bem participativos e interessados em
conhecer melhor nosso corpo.
Bibliografias:
Livro: Atlas ilustrado do Corpo Humano
Esem P. Cerqueira / Adriano F. Silva
PLANO DE AULA 4 – HISTÓRIA / ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Data: 04/11/2021
Disciplina: História
Turma: 1ª Série do Ensino Fundamental Sala 21, Professora: Jacia
Conteúdo: História Familiar
Objetivos a serem alcançados pelos alunos:
OBJETIVOS GERAIS:
- Saber as suas origens, desde o início de sua arvore genealógica
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Permitir que os alunos conheçam suas raízes
- Resgatar suas tradições familiares
- Aprimorar os bons costumes familiares
- Viver em harmonia constante
METODOLOGIA:
A história é uma ciência que estuda a vida dos homens através dos tempos, é de
fundamental importância, conhecermos nossas raízes, de onde que eu vim, meus pais, meus
avós, e assim por diante. Muito interessante também saber os significados dos nossos,
sobrenome, para podermos entender melhor nossas histórias familiares. A parcerias com os
mais experientes da família, como os pais, avós, e bisavós, sem dúvida será muito importante
para nossa pesquisa, e sua continuidade ter êxito, e descobrir todo o início da nossa arvore
genealógica. O modo de entrevista familiar, foi a nossa ferramenta de trabalho, tudo que foi
pesquisado desde o início foi anotado em um rascunho para montarmos a pirâmide ou a arvore
genealógica da família. Cada família tem seus costumes e suas tradições, cabe a cada aluno
pesquisar e descobrir quais são as suas, e ver se elas foram passando de gerações a gerações,
ou foram se desfazendo ao longo desses tempos. Muitos significados dos sobrenomes de
famílias, condiz muito com as tradições por elas seguidas. Minha família é um grande exemplo,
de que o significado do sobrenome, corresponde de mais com as tradições vividas por essas
gerações. Percebi que tem famílias que são o oposto, entre significado do sobrenome e as
tradições vividas por elas, mais no balaço geral, com as pesquisas todas finalizadas, percebi que
mais de 70 % dos alunos da sala de aula, que o significado do seu sobrenome corresponde sim,
com as tradições vividas pela sua família até os dias de hoje. Resumindo que o método usado
para desenvolver esse estudo foi a pesquisa.
RECURSOS DIDATICOS:
Cadernos para anotações, Certidões de Nascimento, Certidões de Casamento, cartolina
para desenhar a arvore genealógica.
AVALIAÇÕES:
As avaliações ocorreram de forma investigadora, onde cada aluno conta como foi todo
trajeto até conseguir todas as informações necessária para montar a arvore, e por último a
montagem da arvore genealógica da sua família.
Bibliografia:
Arvore genealógica- 1ª ED. (2021) – Maria Gabriela Arierom; Silvana do Monte
Moreira – Livro.
PLANO DE AULA 5 – GEOGRAFIA / ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Data: 05/11/2021
Disciplina: Geografia
Turma: 1ª Série do Ensino Fundamental Sala 21, Professora: Jacia
Conteúdo: Os Meios de Transportes
Objetivos a serem alcançados pelos alunos:
OBJETIVOS GERAIS:
Procurar e conhecer melhor os meios de transporte aos nossos redores
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Conhecer quais os meios de transporte de cargas
- Preservar os transportes ribeirinhos
- Legalizar as linhas de transportes fluviais
- Encontrar meios de incentivo ao canoeiro
METODOLOGIA:
Hoje basicamente temos três tipos de meio de transportes, que são o Terrestres,
Hidroviários e Aéreos. Aqui em Manaus no Amazonas, para se chegar praticamente só por
transporte Hidroviário ou Aéreo, porque o Terrestre, é praticamente intrafegável, por conta de
estradas sem condições de ser trafegadas. Ouvi muito dos alunos que seus pais não querem que
as estradas sejam abertas por medo dos transportes Fluviais ser extintos do estado. Eu
particularmente acredito que possa diminuir um pouco, más acabar é quase impossível, devido
grande demanda de ribeirinhos que moram em lugares isolados que chega apenas de canoa ou
lanchas, por isso que eu penso que pode diminuir um pouco os transportes Fluviais, mais ser
extintos já mais. Relatos de alunos confessaram que tem membros da família que trabalham
como transporte fluvial para o governo municipal e estadual fazendo os transportes de crianças
para as escolas da capital, com medo de perder seus empregos com aberturas das estradas. Eu
tracei planos diferentes para alfabetizar esses alunos que migraram de diferentes comunidades,
não se pode passar as mesmas matérias para todos, temos que trabalhar métodos diferenciados
para poder alcançar os nossos objetivos que é alfabetizar a todos. Trabalhei bastante com lúdico,
com desenhos, recortes de revista e jornais, e fui aperfeiçoando, conforme as necessidades de
cada aluno, se implementava métodos diferentes, embora as matérias fossem as mesmas para
todos, os métodos eram diferentes para poder suprir a necessidades que cada aluno apresentava
diante das matérias.
RECURSOS DIDATICOS:
Vídeos (Conheça quais são os principais meio de transporte) {Prof. Alda}
Vídeos (Meios de transporte) {Professora Vilma Ribeiro} Cartolinas, fotos, recortes de
revistas.
AVALIAÇÕES:
As avaliações, ficou por conta do empenho de cada aluno, nas participações individuais
ou em grupos. Trabalhamos as avaliações oral e escrita, de forma que o aluno se sentisse há
vontade para trabalhar as duas modalidades de avaliação.
Bibliografia:
Vídeo YouTube (A vida ribeirinha na Amazonia)