Buscar

PIM 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

7
20
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PIM II – Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior em TECNOLOGIA
Projeto Empresarial:
Desenvolvimento e implementação de uma empresa para “Coworking”.
Polo Piraju
2022
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PIM II – Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior em TECNOLOGIA
Projeto Empresarial:
Desenvolvimento e implementação de uma empresa para “Coworking”.
.
Nome: Mateus Henrique Bernabé
R.A:0566540
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
6º Semestre
Polo Piraju
2022
Resumo
Esta obra caracteriza-se pela confecção de um manual para a orientação da construção e organização de uma empresa de “Coworking” e das reformas tecnológicas aliadas, deverá apresentar um projeto de uma empresa de espaço de trabalho compartilhado, conhecido como coworking, voltado à informática nas empresas para apresentar recursos computacionais que podem ser utilizados nos espaços oferecidos pela empresa (estações de trabalho, recepção, sala de reuniões, entre outros), devem apresentar as características técnicas e as vantagens e desvantagens da aplicação que será utilizada na gestão de espaços do coworking, na empresa escolhida. Precisam também descobrir o grau de satisfação dos usuários dos sistemas operacionais da empresa. Será desenvolvida também uma estratégia de comunicação para a empresa de coworking. Nesta estratégia será necessário incluir: objetivos; definição de público-alvo; canal de comunicação; estrutura da mensagem; ferramenta de comunicação. Iremos também construir um press-release.
Press-release é um material de divulgação produzido pela assessoria, escrito na forma jornalística, embora não tenha finalidade de ser utilizado como texto pronto pela imprensa. 
Palavras-chave: Coworking. Engenharia de Software. Monitoria. Economia. Controle. Empreendimento. Comunicação. Informática.
Abstract
This work is characterized by the production of a manual to guide the construction and organization of a "Coworking" company and the allied technological reforms, it must present a project of a company of shared work space, known as coworking, focused on computing in companies to present computing resources that can be used in the spaces offered by the company (workstations, reception, meeting room, among others), they must present the technical characteristics and the advantages and disadvantages of the application that will be used in the management of spaces of the coworking, in the chosen company. They also need to find out how satisfied users are with the company's operating systems. A communication strategy for the coworking company will also be developed. In this strategy it will be necessary to include: objectives; definition of target audience; communication channel; message structure; communication tool. 
We will also build a press release. Press-release is publicity material produced by the press office, written in a journalistic way, although it is not intended to be used as a ready-made text by the press.
Keywords: Coworking. Software Engineering. monitoring. Economy. Control. enterprise. Communication. Computing.
SUMÁRIO
1.	Introdução	7
2. Projeto…………………………………………………………………………………………….8
3.	Recursos Computacionais.	15
4.	Aplicação Utilizada Para Administrar O Projeto.	19
5.	Estratégia de Comunicação e Press-Release.	22
6.	Conclusão	24
7.	Referencias	25
Sites	26
1. Introdução
A empresa desenvolvida “Let’s Go Informática” foi contratada para o desenvolvimento e implementação do projeto de desenvolvimento de um espaço para “coworking”, que consistem em um ambiente com salas e saguão para interação de empresas com ambientes compartilhados para que com isso tenha se uma cobrança de uma taxa para uso do espaço e uma economia para os envolvidos e um lucro para a parte implementadora.
Nesse projeto dados foram coletados e desenvolvidos para implementa seguindo as seguintes instruções:
· Apresentar recursos computacionais que podem ser utilizados nos espaços oferecidos pela empresa (estações de trabalho, recepção, sala de reuniões, entre outros);
· Apresentar a aplicação que será utilizada na gestão de espaços do Coworking;
· Definir uma estratégia de comunicação para a empresa de Coworking. Nesta estratégia é necessário incluir: objetivos; definição de público-alvo; canal de comunicação; estrutura da mensagem; ferramenta de comunicação. É necessário também construir um press-release;
A Internet também “permite individualizar e customizar dados e informações, como carteiras de investimentos, informação sobre o tempo, notícias, e outros tipos de apuração, em que cada consumidor é tratado como um sem igual, individualmente”, segundo Rodrigues (2007, p. 16). Já, os dados primários normalmente são originados de alguma forma, e normalmente internamente dentro da organização, mas nunca receberam nenhum tratamento para que se gere informação e consequentemente conhecimento a partir desses 34 dados. “Quando os dados são coletados para solucionar um problema de pesquisa de marketing específico, são denominados dados primários”, explica- -nos Malhotra (2011, p. 77). E continua ao explicar dados secundários como aqueles que “representam quaisquer dados que já foram coletados para outros propósitos, que não sejam o problema em questão”.
LAUDON, Kenneth C; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
2. Projeto.
Será desenvolvido um recurso visual para argumentação da prática difundida, para melhor compreensão da arquitetura computacional que será utilizada, baseada em um plano 2d de fácil compreensão.
Temos a seguinte configuração do Projeto.
Fig1.
Fonte: Autor
Fig2.
Fonte: Autor
Fig3.
Fonte: Autor
Baseado nas técnicas mais atuais de cálculo para o ROI, selecionamos os equipamentos e os dividimos catalogados pelas salas, da aplicação 2d que vimos acima.
“ROI (Return on Investment)
O retorno sobre o investimento é um indicador que determina o tempo em que os valores investidos, com a implementação de determinada tecnologia, serão recuperados e o momento em que os lucros começarão a ser auferidos.
Qualquer projeto de TI, para aprovação, deverá responder ao questionamento de quanto tempo levará para que a empresa comece a recolher dividendos sobre o investimento. O ROI é a métrica que pode responder a essa pergunta.
 
Benefícios de investir em infraestrutura de TI
Garantir uma boa infraestrutura de TI é uma tarefa essencial para qualquer empresa que deseje ser bem-sucedida. Afinal, sem tecnologia, uma organização não pode ser produtiva e, tampouco, conduzir os seus negócios com eficiência.
Confira, a seguir, alguns dos principais motivos para investir em infraestrutura de TI.
 
Aumento na eficiência da gestão
Um dos elementos centrais propiciados por uma infraestrutura de TI de alta qualidade consiste na possibilidade de gerenciar (de forma eficaz) todas as informações cruciais para o desenvolvimento da empresa.
Contar com como banda larga de alta velocidade e redundante, bases de dados acessíveis e de acesso facilitado e servidores de grande capacidade permite a otimização de informações relevantes e, consequentemente, aprimora o processo decisivo.
Em outras palavras, a gestão se torna mais eficiente devido, entre outros elementos, a um melhor aproveitamento do tempo, a eliminação de ineficiências e a redução de erros a partir da menor necessidade de procedimentos manuais.
 
Automatização e gestão do tempo
A automatização de processos é, para muitas empresas, um dos mais fortes motivos para investir em infraestrutura de TI. Conforme mencionado, a eliminação de tarefas manuais, como a descoberta da causa raiz de problemas, eleva a eficiência e reduz significativamente a quantidade de falhas.
Sem embargo, uma gestão mais eficiente do tempo gera um círculo vicioso de produtividade que, por sua vez, tem um grande impacto sobre a rentabilidade do negócio, permitindo que as equipes desloquem o foco das atividades burocráticas e se concentrem
em seu core business.
 
Aumento da competitividade
Os ambientes competitivos estão cada vez mais dinâmicos, com empresas constantemente desenvolvendo soluções e ferramentas inovadoras.
Nesse contexto, os benefícios de investir em infraestrutura de TI dirigem-se, por um lado, ao desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam às necessidades específicas de sua base de clientes e, por outro, à obtenção de novos compradores que possam ser atraídos pelas novidades tecnológicas.
 
Corte de gastos desnecessários
Os avanços obtidos na sua infraestrutura de TI podem se voltar ao corte de gastos desnecessários, que pode ser obtido com:
· a readequação das equipes profissionais;
· o arquivamento de informações na nuvem;
· a economia de valiosos espaços no hardware da organização;
· a redução de perdas de dados;
· a redução de falhas nos computadores da empresa (evitando, também, comprometer negócios em andamento).
 
Maior segurança
A segurança é um importante gargalo enfrentado pelas organizações, sobretudo, aquelas que atuam no e-commerce ou que utilizam sistemas informatizados.
Problemas que, infelizmente, tornaram-se corriqueiros, como o furto de dados sigilosos e a invasão por vírus e malwares são capazes de prejudicar, de modo irreversível, tanto a organização em si quanto a reputação que construiu ao longo de sua trajetória.
Para combater os ciberataques é imprescindível ter à disposição um suporte qualificado e, também, especialistas capazes de solucionar quaisquer problemas dessa natureza.
Por mais que o momento atual seja preocupante, no segmento segurança da informação, não tem outro jeito: para que o seu negócio sobreviva e se expanda, é indispensável planejar investimentos consistentes em infraestrutura de TI.
Esperamos que, com as informações aqui descritas, você possa se sentir mais seguro sobre o que levar em conta no momento de visualizar seus investimentos em infraestrutura de TI.”
“https://www.opservices.com.br/investimentos-em-infraestrutura-de-ti/ data 4/3/2022”
Serviços Disponíveis
· Sala de Reuniões
Sala compartilhada acoplada com mesa, microfone, palanque e tela com retroprojetor.
· Sala de Treinamento
Sala para ser passado treinamento das empresas para novos integrantes, com computadores, impressoras em rede, notebook e utensílios para os treinamentos nas áreas especifica das empresas que locaram no momento o ambiente.
· Sala de Eventos
Local especifico para quando os integrantes precisam solenizar um evento, como o recebimento de um meritocrata ou investidor de grande porte.
· Secretaria
Secretaria para atendimento coletivo das empresas com diversas secretarias com cursos internacionais treinadas para receber seus clientes e direciona-los para a espera de sua sala em especifico.
· Segurança
Segurança treinada especifica para o ambiente com monitoramento filmado, câmeras nos ambientes coletivos e entradas das salas, vigilância na secretaria, corredores, cozinha e saídas.
· Alarmes
Alarmes de roubo, invasão e fogo coletivos nos corredores e salas.
· Cozinha
Cozinha coletiva com almoço, café da manhã e janta, cantina e café, lanchonete, pagos diretamente com caixa especifico.
· Sala de Entretenimento
Sala de jogos coletiva, com sofás, vídeo games, fliperamas, pebolim, sinuca e um “Beer House” para o “Happy Hour”.
· Sistema Integrado Controlador
Contratação de um sistema modular ibm para controlar a rede, internet, impressão e datacenter do projeto.
· Telecomunicações
Contratação de um sistema de internet via fibra otíca que suporte a demanda de dados.
· Limpeza
Limpeza dos locais coletivos, corredores, portaria e secretaria, retirada dos lixos das salas pela saída.
3. Recursos Computacionais e Tecnológicos.
· Sala Comunal da Recepção
· 3 Microfones – Zoom ZDM-1 dinâmico com tripe para podcasts
· 2 Desktops Vostro DELL Configuração - 10ª geração de Intel® Core™ i3-10100
Windows 11 Home Single Language
(A Dell Technologies recomenda o Windows 11 Pro para empresas)
Placa de vídeo Intel® UHD com memória gráfica compartilhada
Memória de 8GB
SSD de 256GB PCIe NVMe M.2
Desenvolvido para uso profissional: compacto de alto desempenho, com recursos de segurança e slots de memória DDR4 expansíveis até 64GB.
· 2 Monitores AOC Gamer Hero 27”.
· 2 Mouses.
· 2 Teclados.
· 2 Retroprojetores LED de alta definição T6 4K 3500 Lumens compatível com HDMI USB 1080PSilverUS.
· Conexão para rede interna fibra ótica.
· Acesso ao “Main” server.
· Acesso ao sistema.
· Salas Para Locação
· Acesso ao “Main” server 
· Acesso ao sistema
· Conexão para rede interna fibra ótica
· Sala de Entretenimento
· Fliperama Bartop Tela 32 Polegadas + 15.000 Jogos
· 3 Consoles Playstation 5 - Ps5
· 5 Smart TV LED 43" Full HD AOC ROKU TV FHD 43S5195/78G, Wi-Fi, 3 HDMI, 1 USB, Wifi, Conversor Digital
· 2 Yamaha NS-P41 5.1 Sistema de Altofalante Home Theater
· 1 Mesa De Pebolim Com Varões Passantes Luxo
· 1 Mesa De Sinuca Luxo
· 1 Mesa De Pinball Luxo
· Acesso ao “Main” server 
· Acesso ao sistema
· Conexão para rede interna fibra ótica
· Server Room
· 4 Servidores Rack PowerEdge R650
· 8 NoBreak SMS Expert NET4+ 1500VA/980-Watt Bivolt
· Conexão para rede interna fibra ótica.
· Acesso ao sistema.
· Sala da Administração
· 6 Notebook Latitude 3420
· 2 Retroprojetores LED de alta definição T6 4K 3500 Lumens compatível com HDMI USB 1080PSilverUS para locação
· 1 Impressoras Multifuncional HP LaserJet M90504 Mini pc Windows Pc T5 
· 2 + 32G Z8350 Mini Mainframe Mini Mainframe Mini pc Computador Stick Mini Mainframe
· 2 Microfones – Zoom ZDM-1 dinâmico com tripe para podcasts
· 5 Desktops Vostro DELL Configuração - 10ª geração de Intel® Core™ i3-10100
Windows 11 Home Single Language
(A Dell Technologies recomenda o Windows 11 Pro para empresas)
Placa de vídeo Intel® UHD com memória gráfica compartilhada
Memória de 8GB
SSD de 256GB PCIe NVMe M.2
Desenvolvido para uso profissional: compacto de alto desempenho, com recursos de segurança e slots de memória DDR4 expansíveis até 64GB.
· 5 Monitores AOC Gamer Hero 27”.
· 8 Mouses.
· 8 Teclados.
· 2 Retroprojetores LED de alta definição T6 4K 3500 Lumens compatível com HDMI USB 1080PSilverUS.
· Conexão para rede interna fibra ótica.
· Acesso ao “Main” server.
· Acesso ao sistema.
· Sala de HD /DATABASE
· 3 Notebook Latitude 3420
· 2 Servidores Rack PowerEdge R650
· 8 HD Dell 12TB 7.2K RPM NLSAS 12Gbps 512e 3.5polegadas De Conector Automático Disco rígido
· 16 Switchs Networking S3100 Series
· 22 km de fio de rede
· 100 Alicates Grimpadores
· 8 Dock Station Universal da Dell - D6000S
· 12 Access Point Ubiquiti UniFi, Indoor - UAP-AC-PRO
· 21 Roteador TP-Link Archer AX73 Wi-Fi 6 Gigabit Dual Band AX5400
· 8 NoBreak SMS Expert NET4+ 1500VA/980-Watt Bivolt
· Conexão para rede interna fibra ótica.
· Acesso ao “Main” server.
· Acesso ao sistema.
· Sala de Equipamentos
· 8 Retroprojetores LED de alta definição T6 4K 3500 Lumens compatível com HDMI USB 1080PSilverUS para locação
· 2 Impressoras Multifuncional HP LaserJet M9050
· 6 Mini pc Windows Pc T5 2 + 32G Z8350 Mini Mainframe Mini Mainframe Mini pc Computador Stick Mini Mainframe
· 2 Notebook Latitude 3420
· Conexão para rede interna fibra ótica.
· Acesso ao “Main” server.
· Acesso ao sistema.
· Cozinha
· 5 Micro-ondas
· 3 Fogão “Cook Top” elétrico
· 4 Cafeteiras Eletrônicas
· 2 Lava Louças
· 3 Filtros Eletrônicos de Água
· Portaria
· 5 Jogos de Monitoramento com 3 Câmeras cada
· 4 Jogos de telas de monitoramento
· 5 Mini pc Windows Pc T5 2 + 32G Z8350 Mini Mainframe
· Conexão para rede interna fibra ótica.
· Acesso ao “Main” server.
· Acesso ao sistema.
4. Aplicação Utilizada Para Administrar O Projeto.
Sistema IBM modular
Transforme o IAM com a cloud híbrida
A solução modernizada e modular IBM Security™ Verify oferece contexto profundo baseado em IA para o gerenciamento de identidade e acesso do cliente e da força de trabalho. Proteja seus usuários e aplicativos, dentro e fora da empresa, com uma abordagem sem interrupções, nativa da cloud e de software como serviço (SaaS) que aproveita
os benefícios da cloud. Para aplicativos existentes locais, a versão Verify Access oferece uma migração tranquila para a cloud, para que você possa fazer essa transição em seu próprio ritmo.
Conexão única
Centralize o controle de acesso para aplicativos locais e na cloud. Reduza a saturação de senhas.
Acesso adaptável
Avalie continuamente o risco do usuário, aplicando o machine learning para obter maior precisão.
Migre para o IAM na cloud
O IBM Security Verify™ Access oferece uma abordagem de IAM híbrido para realizar uma migração gradual para a cloud, com os mesmos recursos robustos. Implemente no local, em um dispositivo virtual ou de hardware, ou conteinerizado com o Docker. Conheça os serviços de IAM para ajudar a dar suporte a sua equipe durante a migração para a cloud.
Converse com um especialista 
Analise de TCO
Definir suas cargas de trabalho
Some os detalhes de suas cargas de trabalho locais. Essas informações serão usadas para entender seu TCO atual e os serviços recomendados no Azure.
Servidores
Some os detalhes de sua infraestrutura de servidor local. Depois de adicionar uma carga de trabalho, selecione o tipo de carga de trabalho e insira os detalhes restantes.
Bancos de dados
Some os detalhes de sua infraestrutura de banco de dados local. Depois de adicionar um banco de dados, insira os detalhes de sua infraestrutura de banco de dados local na seção Origem. Na seção Destino.
Armazenamento
Some os detalhes de sua infraestrutura de armazenamento local. Depois de adicionar o armazenamento, selecione o tipo de armazenamento e insira os detalhes restantes.
Divida pelos meses acumulados e abata do lucro os dividendos, saberá assim se o investimento trará retorno.
“O que é custo total de propriedade (TCO)?
O TCO é usado para medir a qualidade e retorno dos investimentos e uma das principais beneficiadas é a área de TI. A sua mensuração ajuda gestores a tomarem decisões estratégicas e a economizar os recursos da empresa. Sua popularidade começou na década de 1990, quando passou a ser usada pelo Gartner Group.
Desde então, gestores vêm aproveitando todos os benefícios do TCO para melhorar suas decisões em TI. Essa metodologia é capaz de medir custos a longo prazo, tornando-a uma métrica estratégica. Em vez de ter uma visão superficial sobre o gasto com a compra, é possível usar o TCO para compreender os custos nos seus mínimos detalhes.
Para calcular o custo total de propriedade, é preciso observar custos diretos e indiretos de uma solução de TI. Use um software como exemplo. A maioria das pessoas pensa na compra somente como o preço do produto. Imagine que esse software custa R$200 para adquirir. Parece um preço aceitável considerando as soluções que traria para a empresa.
Mas será que só existe esse valor incluso na sua compra? Além de custar R$200, esse software exige uma plataforma mais robusta para rodar. Portanto, quem precisar dele na empresa talvez necessite trocar de computador, gerando um custo extra. Além disso, é preciso comprar uma licença para permitir que outros usuários usem o mesmo programa em suas máquinas.
Toda compra em TI tem custos embutidos que só aparecem mais tarde. Esses imprevistos prejudicam as finanças da empresa. Em alguns casos, a organização sequer está preparada para gastos adicionais e a solução se torna mais uma dor de cabeça.”
“https://techtoday.lenovo.com/br/pt/solutions/smb/como-calcular-o-custo-total-de-propriedade-e-otimizar-seus-investimentos-em-ti 04/03/2022”
Ideia do Sistema
	O sistema integrara modularmente as empresas ao data center e a rede da internet, permitindo a impressão ser coletiva e a internet também, registro de locação dos equipamentos serão registrados no sistema como dados de entrada e saída.
	Vemos que cada empresa terá seu modulo na nuvem que integrara em comunidade com o server central, as informações ficaram no HD do datacenter que passará por um sistema de backup, com no break, onde integrara com o mainframe interno da IBM e com mainframe da administração os dados. 
5. Estratégia de Comunicação e Press-Release.
Comunicação Aplicada
Empreender e aplicar, estando disposto a atender a tecnologia do futuro para o presente, das tendências futuras para o dia atual, de formas sustentáveis e tecnológica. Desenvolver empreendimentos para sua empresa atender o cliente e não a obrigações de T.I. 
Objetivos
		
		Foco total em atender com tecnologia, otimizar a rede, realiza as impressões para que a empresa locatária não se preocupe com o sistema nem com o T.I. , pois a área de T.I. , se preocupa com você, suporte para o sistema modular da IBM ser implementado aos clientes, e sua empresa atender aos clientes com foco total.
Estratégia
		
		Explicar ao cliente que ele necessita do suporte de T.I. , e que nosso suporte é o mais atualizado e mais bem equipado do mercado, mostrar a verdade e fazer com que ele a entenda, aceita e a compre.
Canais de Comunicação
		Usaremos somente propagandas na Twitch e no YOUtube, majoritariamente atenderemos via Instagram, LINKDin e Facebook, as propagandas mais pertinentes ao publico alvo estarão focadas às novas Startups e Novas no ramo, visando reduzir custos com locação e T.I.
Press Release
Lets’s GO Spaces, é uma coworking em São Paulo, inovadora e segue o novo conceito de espaço de trabalho compartilhado.
Não trabalhe para a falta de comprometimento de sua rede com você, trabalhe para seu cliente e nós trabalharemos para o T.I., e quando se pensa em trabalhar sozinho para economizar, a estrutura fica a desejar, porém conosco, aluguel, condomínio, internet, telefone, luz, sistema e outros, será simplificado, dependendo do negócio, a opção é o escritório compartilhado, mobilidade internacionalmente conhecida como coworking.
Possuímos um espaço de trabalho rico em conhecimento e tecnologia de ponta
conexões de pessoas e ideias, gerando uma comunidade autossustentável e sendo
um agente incentivador do empreendedorismo na cidade de São Paulo e região.
Localizada à Avenida Paulista, Prédio 4887 – São Paulo, São Paulo - SP, a estrutura diferenciada e realmente funcional para os profissionais, libera você do trabalho burocrático com sistemas e internet, limpeza e aluguel, um espaço compartilhado com uma espaçosa e
agradável sala com uma vista maravilhosa da cidade, salas de escritórios privativos, “Happy Hour”, Jogos, Cafeteria e Cantina, sala de reunião, sala de jogos e segurança monitorada
24H, treinamentos internos, suporte TI e localização privilegiada.
Parceria:
6. Conclusão
Foi apresentado um projeto para uma empresa de “Coworking” continha uma planilha de recursos, um projeto 2d que permitia visualizar a situação, após isso, foi selecionado o sistema.
Configuramos uma situação comercial, uma estratégia de comunicação e um “Press Release”, continha objetivos, definição e formas do canal de comunicação.
A estrutura da mensagem foi formada, foram armadas as ferramentas de comunicação e explanamos o “Press Release”, com isso finalizando completamente a analise de requisitos para o projeto.
7. Referencias
DELGADO, José; RIBEIRO, Carlos. Arquitetura de Computadores. São Paulo: LTC, 2017.
STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2017.
WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas Digitais. 12 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
CARVALHO, André C. P. L. de, LORENA, Ana Carolina. Introdução à Computação: Hardware, Software e Dados. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
CORREA, A. G. D. Organização e arquitetura de computadores. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
FLYNN, Michael J. Projeto de Sistemas de Computador: System-on-Chip. São Paulo: LTC, 2014.
GUIMARAES, Carlos H. C. Sistema de Numeração: aplicação em computadores digitais. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
PAIXÃO, Renato R. Arquitetura de Computadores. São Paulo: Erica, 2014.
TAIR, Ralph M; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação / Ralph M. Stair. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
STALLINGS,
W. Arquitetura e organização de computadores. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2017.
JOÃO, Belmiro N. Informática Aplicada. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019.
LAUDON, Kenneth C; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
MACHADO, Francis Berenger; MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 5. ed.  Rio de Janeiro: LTC, 2017.
MUNHOZ, Antônio S. Fundamentos de Tecnologia da Informação e análise de sistemas para não analistas. Curitiba: Intersaberes, 2017.
SANTOS, Aldemar A. Informática na Empresa. São Paulo: Atlas, 2015.
Sites
https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/1331492.pdf
https://www.opservices.com.br/investimentos-em-infraestrutura-de-ti/
https://techtoday.lenovo.com/br/pt/solutions/smb/como-calcular-o-custo-total-de-propriedade-e-otimizar-seus-investimentos-em-ti
https://neilpatel.com/br/blog/como-fazer-um-release/
https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/tco/calculator/
https://www.ibm.com/br-pt/verify/verify-identity

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando