Buscar

Atv Avaliativa II concluida

Prévia do material em texto

Prof. Dr. Cristiano P. da Silva
Oficina de projetos de iniciação científica e tecnológica (ensino, pesquisa e extensão)
Professor Formador I
ATIVIDADE AVALIATIVA II (valor: 10% da aprendizagem)
	Nome do Acadêmico: Gabriela Alcantara de Araujo
	Pólo: Cuiabá
	Semestre: 8
	RESENHA TÉCNICA 
(redigir três destaques)
	
01) Livro Texto 01 - “Educação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”. Destaque com suas palavras o que mais te chamou atenção nesta proposta educativa e qual a relação com o ensino baseado em projetos de pesquisa, ensino e extensão.
 Durante a leitura do texto me chamou atenção a estratégia de educação centrada no aluno pois segundo os pesquisadores acreditam que a responsabilidade da educação deve estar no próprio estudante que é detentor das forcas de crescimento e auto-avaliação. Embora essa seja uma didática de aprendizagem em que o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, o professor passa apenas como um facilitador ajudando o aluno a formular a sua própria solução as questões e problemas. 
 Visto também que as aulas deste estilo são dinâmicas, criativas e sem mecanização, as crianças e jovens conseguem obter mais facilidade para absorver novos conceitos, consumindo o conteúdo de modo mais intenso, tendo uma visão ampla do assunto.
 Falando sobre a relação de pesquisa, ensino e extensão vemos que é importante pois é possível produzir, transmitir e interagir socialmente com o conhecimento, como uma forma de integrar a comunidade aos saberes acadêmicos, por meio de serviços e descobertas, fazendo com que essa população se torne familiarizada com o ambiente de ensino. A possibilidade de traçar uma conexão com a realidade dos estudantes, seja na produzia cientifica, no ensino ou na extensão, é um modo de formar bons profissionais, aptos para compreender e propor soluções para as questões que se colocam em suas trajetórias.
	
02) Livro Texto 02 – “Interdisciplinaridade no ensino técnico: um caminho possível”. Cite dois caminhos, formas e maneiras são possíveis trabalhar temas e projetos interdisciplinares nas escolas. 
 Uma das formas mais adequadas de se trabalhar a interdisciplinaridade nas escolas é relacionar os conteúdos a situações reais, com essa sistematização os conteúdos seriam ofertados de forma convencional, passariam a trabalhar em conjunto de acordo com os aspectos de cada disciplina. Outra forma é dar flexibilidade aos professores para aplicar os conteúdos. Para adaptar a proposta interdisciplinar de maneira que satisfaça a todos, conversar com os docentes para, se possível, alterar a forma e a ordem em que os conteúdos trabalhados. Vale a pena também apostar em atividades lúdicas, recursos digitais e adotar materiais didáticos.
 
	03) Material Complementar – “Projetos Interdisciplinares visando a formação de alunos pesquisadores”. É possivel formarmos alunos pesquisadores? Qual sua opinião?
Sim, pois desta forma o estudante poderá transformar a teoria em conhecimento prático e criar suas próprias ferramentas pois percebe-se, assim, que o desenvolvimento das habilidades informacionais no contexto escolar seria mais eficiente se fosse exercido de forma continua, desde as series inicias do ensino fundamental, com as metodologias apropriadas a cada fase. Partindo disso, o aluno pode chegar no ensino superior melhor habilitado para realizar as pesquisas. 
	
	04) Vídeo-aula: “Pedagogia de Projetos: Experiências Interdisciplinares do conhecimento”. Escreva uma frase que melhor defina a pedagogia de projetos educacionais. Link: https://www.youtube.com/watch?v=WFgoJsnsjo8 
É uma forma de organização curricular em que os alunos são instigados a explorar a realidade, por meio das relações entre as áreas de conhecimentos.

Continue navegando