Buscar

Documento sem nome (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responsabilidade Socioambiental
Carlos 
Matrícula: 00000000
Curso : Administração
 
Protocolo de Kyoto é um Acordo ambiental fechado durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, Japão, em 1997. Foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera .
Em 1992, mais de 160 líderes de países assinaram a Convenção Marco Sobre Mudanças Climáticas durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. Em 1995, o IPCC divulgou informe, declarando que as mudanças climáticas já davam sinais claros e, em 1997, foi assinado, finalmente, em Kyoto, o protocolo que levou o nome dessa cidade japonesa. Em 2004, foi realizada reunião na Argentina, na qual os participantes aumentaram a pressão para que países desenvolvidos reduzam a emissão de gases.
Com o Protocolo de Kyoto, cresceu a possibilidade de o carbono tornar-se moeda de troca, a partir do momento em que países assinantes do acordo podem comprar e vender créditos de carbono. Obtidos em negociações internacionais, os créditos de carbono são adquiridos por países com emissão reduzida de CO², que fecham negócio com países poluidores. Para cada tonelada de carbono reduzida, o país recebe um crédito. A quantidade de créditos de carbono recebida varia, portanto, de acordo com o volume da redução de CO². Os países que mais negociam esses créditos são os da União Europeia e o Japão.
Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
Entretanto a Cúpula também resultou na Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, um conjunto de princípios que definem os direitos e obrigações das nações, e numa Declaração de Princípios sobre as Florestas, a fim de orientar um gerenciamento mais sustentável das florestas mundiais com o objetivo de proporcionar liderança e encorajar parcerias na proteção do meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que países e pessoas melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras.
https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Rio+%2B+20&btnG=#d=gs_qabs&t=1670192021890&u=%23p%3DLnt7s0cSVSEJ
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_135123_1/outline/lti/launchFrame?toolHref=https:~2F~2Fsereduc.blackboard.com~2Fwebapps~2Fblackboard~2Fexecute~2Fblti~2FlaunchLink%3Fcourse_id%3D_135123_1%26content_id%3D_6747239_1%26from_ultra%3Dtrue

Continue navegando