Buscar

Prova TGA-envioPasseiD

Prévia do material em texto

Teoria Geral da Administração
1ª QUESTÃO: ......................... 
 Usando as definições de função como propostas por Megginson et al. (1998), nas p. 34 e 35 do livro de Trigueiro, assista o vídeo onde Ozires Silva fala sobre a construção da Embraer e explique como elas estão presentes na empresa analisada, nessa curta entrevista. Link: Não desista nunca: a história da Embraer por Ozires Silva [Day1] - Versão Compacta
As definições do desempenho de cada função de acordo com Megginson et al. (1998) e a análise do processo administrativo integrado construída a partir disso se estabelece nos pilares: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. Cada pilar cooperar com a atribuição de papeis fundamentais para o desenvolvimento e manutenção do processo de gestão.
Resumidamente a função de planejar: é a base de um processo de um planejamento, onde se é determinado o projeto a ser feito, a meta a ser alcançada , orçamentos e a estratégias necessárias para atingi-los, como contratar pessoal, qualificado como talento pelo setor de Recursos Humanos e alocar recursos financeiros afim da estabilidade do projeto, sendo o Briefing uma ferramenta comumente utilizada para o do progresso de planos por ser uma da coleta de informações que evitar possíveis contratempos; a função de organizar: Se encarregar da gestão, no sentido de manejar e visualizar os recursos necessários para alcançar os fins como prazos, delegação de responsáveis pela orientação e recurso financeiro e recurso humanos dos níveis administrativos, ou seja foca no “como atingir o objetivo”; e a função de liderar: iniciativa de orientar e influenciar os empregados em prol do funcionamento pleno do projeto ou setor, além de ser uma soft skills que colegas de trabalho podem contribuir com seus semelhantes em atribuições; enquanto a função de controlar : manter e verifica a eficiência dos pilares anteriormente mencionados, se uma discrepância ocorrer e outros pilares permitirem a falha cabe a ‘função controlar’ manejar a situação, traçando limites e para isso deve estar presente no começo, no meio e no fim da evolução para o objetivo final.
Cada pilar é um mecanismo baseado em habilidades de pessoas e nas funções que essas pessoas se limitam e aprimoram com o planejamento definimos a direção de toda uma rede, é traçado um plano que assim como ocorreu na fabricação de aviões não seria apto a ocorrer se não houvesse organização para conseguir realizar até o fim o processo da Embraer, e sem o controle para verificar as discrepâncias erros como falta de capital, controle e investimento do recursos financeiros continuariam a frustrar a eficiência do programa.
Então se o administrador, compreende cada análise sistemática do ambiente em sua volta, como também age de acordo com sua compreensão imediata de uma situação propicia um ambiente empregatício mais favorável para o desenvolvimento.
2ª QUESTÃO: .........................
Um dirigente como o Ozires Silva deve ter as três habilidades, conceituais, técnicas e humanas, como aponta Katz (apud CHIAVENATO, 2006), nas páginas 45 e 46 de Trigueiro, mas qual delas deve ter feito com que ele tivesse sucesso em erguer a Embraer? Justifique
Primeiramente as habilidades do administrador que Katz (apud 45 Módulo 1 Unidade 2 – As Funções Administrativas e Organizacionais CHIAVENATO, 2006) classificou foi a compreensão de analisar cada análise sistemática do ambiente em sua volta seja externa da empresa ou interna. "Habilidade é transformar o conhecimento em prática, sendo imprescindível desenvolver para ser sustentável para a orientação de uma responsabilidade, desempenhar suas funções." Se divergindo em 3 grupos: Habilidades Conceituais, Habilidades Humanas, Habilidades Técnicas.
Foram utilizadas as Habilidades Humanas e habilidades conceituais pois afim de Criar uma empresa de construção de aviões e se direcionar para o mercado internacional, além de que com o intuitivo de ‘adquirir capital’ foram feitas demonstrações de aeronáutica e ainda rejeitarem capital externo pois não coincidia com o objetivo da Embraer foram o imprescritíveis as habilidades mentais necessárias para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes, e a partir daí tomar decisões complexas, compreendendo a relação das partes com o todo
Lei da reforma administrativa que permitia criar uma companhia de participação privada e estatal, uma sociedade de economia mista, ministro da aeronáutica como seria possível persuadir um ministro sem ter pessoas capacitadas nas habilidades técnicas da aeronáutica, engenharia e áreas fundamentais para gestão e criação de aviões? Ou seja, foram utilizadas todos as três habilidades que formam uma empresa e a manutenção de diferentes níveis administrativos.
3ª QUESTÃO: .........................
a) Levando em consideração os aspectos humanos da teoria administrativa, em especial os estudos desenvolvidos em Hawthorne, como mostra o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=M8fQTu1cV64 , responda: como isso pode refletir nos grupos de desenvolvedores em departamentos de desenvolvimento de sistemas ou em empresas de software?
A experiência de Hawthorne se baseia na Teorias das Relações Humanas colocou em discussão a teoria clássica da administração, mecanicista e rígida que passaram a estimular um interesse nos fatores humanos, mudando a visão dominante de uma época que considerava que desumanizada com os trabalhadores visto semelhantes a máquinas, nem sequer tradados como um mecanismo fundamental mas sim como um simples parafuso que poderia ser trocado a qualquer instante, não levando em consideração como as habilidades humanas e as habilidades técnicas adquiridas por esse funcionários poderiam impulsionam no desenvolvimento e aprimoração de uma empresa. Historicamente Adam Smith defendeu com unhas e dentes tal perspectiva apresentando fortes argumentos sobre as vantagens econômicas que a organização e a sociedade colheriam com a divisão do trabalho, mas ainda sim estava longe dos conceitos hoje defendidos e ‘ensinados’, onde é amplamente divulgada que relações são fundamentais, a base da empresa, do projeto. entende esse quesito facilita o desenvolvimento das funções e na empresa, onde gestores hoje trabalham coma teoria y, que visa compreender que o funcionário tem condições de se autodirigir e autocontrolar, exigindo do administrador/gestor no sentido de encorajá-lo a participar e de oferecer oportunidades para desafio e iniciativas individuais. Além disso, aspectos de interação e de trabalho em grupo devem ser incentivados, para que o clima organizacional seja mais leve, mesmo em períodos de prazo curto.
4ª QUESTÃO: .........................
b) Levando em consideração os aspectos motivacionais apontados por Herzberg (https://www.youtube.com/watch?v=iuxF0zBIV2s ), como isso está presente em empresas de software como a Google (https://www.youtube.com/watch?v=Gg4GHGoqu3o ) ?
Os fatores higiênicos são importantes para evitar a insatisfação dos funcionários, mas sua presença não é suficiente para motivá-los de forma eficiente, QUE SERIAM COM NECESSIDADES BAIXO NÍVEL, necessidades fisiológicas.
Fatores motivacionais ou fatores intrínsecos (que levam a satisfação): estão relacionados que influem na produtividade dos membros. Há o lado da empresa que quer fazer o funcionário se sentir numa estabilidade ou zona de conforto e com estabilidade financeira. Tudo isso afim que foque no desempenho de suas funções e fazer novas descobertas que a empresa possa aprimorar posteriormente. Além do fator que as exigências do funcionário são simples oportunidade para se aprimorar, conforto no ambiente de trabalho não-tóxico, estabilidade profissional e financeira. Isso pra uma empresa globalizada como a Google é um preço muito pequeno a se pagar pelo que obtém.

Continue navegando