Buscar

pesquisa e pratica em educacao-projeto

Prévia do material em texto

Pesquisa e Prática em Educação- Projeto 
Nome: Sara Aparecida Barbosa 
Matrícula:201903367972
 Belo Horizonte 2022
Projeto de intervenção com foco em tutoria
INTRODUÇÃO
Na modalidade de Educação a Distância existem três elementos fundamentais em interação: aluno, material didático e professor. A experiência com EaD, independente da concepção de educação adotada e das ferramentas didáticas utilizadas (televisão, rádio, internet, material impresso), tem demonstrado que o sistema tutorial é cada vez mais necessário ao desenvolvimento de aulas a distância. Nesse processo, cabe ao tutor acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao aluno condições de uma aprendizagem autônoma.
A proposta do projeto é o desenvolvimento de um curso para Formação de Tutores. O curso terá a duração de três meses, 40 horas e em média a proposta é que o aluno acesse ao curso pelo menos 5 horas por semana, 1 hora por dia.
JUSTIFICATIVAS DO PROJETO
As redes de comunicação e informação permitiram reduzir espaços e distâncias entre os centros de ensino, e a educação à distância, com a utilização de inúmeros recursos didáticos e tecnológicos, dos quais se destaca a Internet, está possibilitando o acesso ao ensino de milhões de pessoas, antes excluídas do processo educacional. Enquanto que na educação convencional a responsabilidade de conduzir as atividades de ensino-aprendizagem recai sobre a figura de um professor, na EaD alunos são artífices de seu próprio desenvolvimento, dentro de uma relação interativa de troca de saberes. E, uma peça chave nesse processo é o sistema de tutoria, que tem por meta a mediação da aprendizagem.
Um investimento necessário a qualquer instituição que busca desenvolver educação a distância é a criação de sistemas tutoriais realmente eficazes, apropriados a apoiar e promover o crescimento do aluno em cada uma das etapas do processo de ensino. A figura de destaque, responsável pelo bom andamento das atividades, é o tutor, profissional que assume a missão de articulação de todo o sistema de ensino-aprendizagem, quer na modalidade semipresencial ou a distância.
REFERENCIAL TEÓRICO
Igualmente importante será apontar quais as teorias estudadas que darão sustentação ao Projeto, isto é, quais conceitos e fundamentos, podendo-se incluir também os marcos jurídicos e políticos.
OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
O curso pretende que o tutor seja capaz de interagir com vista à construção do processo de ensino aprendizagem. Saber lidar com ritmos individuais diferentes dos alunos e apropriar-se de técnicas novas de elaboração do material didático impresso e por meios eletrônicos, além de dominar técnicas e instrumentos de avaliação, trabalhando em ambientes diversos daqueles já existentes no sistema presencial da educação. Utilizar técnicas variadas de investigação propondo esquemas mentais para criar uma nova cultura indagadora e plena em procedimentos de criatividade.
Objetivos específicos
Que o tutor seja capaz de mediar a comunicação de conteúdos entre professores e estudantes.
Acompanhar as atividades discentes, conforme cronograma do curso.
Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes.
Manter a regularidade de acessos ao AVA e responder as solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas.
Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes.
Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes.
Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino.
Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria.
Participar dos processos de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável
No primeiro encontro com o aluno, o tutor deve expressar uma atitude de excelente receptividade para assegurar um clima motivacional de entendimento pleno;
Em seguida, informar o estudante sobre a estrutura e o funcionamento do sistema do ensino de educação a distância, dos meios didáticos utilizados e sistema de avaliação. Comentar o sentido e o papel da tutoria no processo de ensino e aprendizagem em EaD;
Analisar, com o estudante, os níveis de responsabilidade dos professores da sede central, dos professores-tutores e de suas contribuições em diferentes atividades para garantir um processo de aprendizagem individual consistente.
Diferenciar para o estudante as funções de tutoria e de presença dos professores, já que o sistema de EaD foi planejado para promover auxílio aos alunos em dificuldades de aprendizagem e não sistematizar encontros semanais de tutoria.
4.PÚBLICO ALVO
O objetivo desse projeto é alcançar pessoas que procuram capacitação em tutoria, independente da faixa etária
METODOLOGIA
Elaboração coletiva e compartilhada do planejamento e do plano de cursos específico da tutoria que será realizada. Uso de metodologias ativas a partir de fóruns, de uso de wikis, de tarefas em grupo principalmente.
Os projetos que se propõem a desenvolver EaD com base metodológica consistente precisam assegurar um fluxo de comunicação interativa e bidirecional, mediada pela ação tutorial com acompanhamento pedagógico e avaliação sistemática da aprendizagem. Não se concebe mais a ideia de educação como processo de vinculação ou de modelagens de comportamentos, mas, sobretudo, uma ação consciente e co-participativa que possibilite ao aluno a construção de um projeto profissional político e inovador. É nesta perspectiva que se situa a ação tutorial, com o propósito de propiciar ao estudante a distância um ambiente de aprendizagem personalizado, capaz de satisfazer suas necessidades educativas.
Como mediador, neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e, ao mesmo tempo, participando da avaliação da aprendizagem.
5.1 Recursos
Os materiais que usaremos durante o curso serão:
Videoaula.
Textos em Word e em pdf.
Vídeo aula, ppodcast.
História em Quadrinhos.
Atividades interativas: fórum, questionários, formulários, texto lacunas, cruzadinhas entre outros.
Sites e filmes.
Áudio e Videoconferência
Chats e Fóruns
Bibliotecas Virtuais
5.2 Conteúdo
O curso será dividido em três módulos para três meses de trabalho.
Primeiro momento;
História da EAD e ferramentas digitais
Conversando sobre Educação a Distância
Conceituar EaD;
Conhecer a trajetória da EaD;
Tomar ciência da legislação que rege a EaD no Brasil;
Segundo momento;
Formações de professores - tutores
Conceitos de tutoria;
Tutorias à distância e presencial;
Terceiro momento;
Refletindo sobre a mídia na EaD
As tecnologias de informação e comunicação
Sobre as formas de interação
5.3 Suporte da Tutoria
O Tutor deve sempre estar bem disposto a ajudar os alunos considerando que o aprendizado de ser uma troca mutua entre todas as partes envolvidas no processo, com isso o tutor deve ter alguns princípios básicos na sua jornada como: Motivar os alunos, interesse de eliminar ou minimizar dúvidas, orientar a aprendizagem dos estudantes, oportunizar momentos de convivência e criar práticas pedagógicas inovadoras. A fim de otimizar o ensino e interação com os alunos criou-se uma tabela que possibilite o controle de atividades e tempo a serem desenvolvidas no decorrer do curso.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Hoje ainda existem pessoas que tem preconceito quando se fala de educação a distancia, mas com o uso da tecnologia é inviável pensar em educação desmembrada desses meios de interação, ainda que seja um curso presencial precisamos em algum momento conhecer as novas possibilidades que vão surgindo. Por esta razão na estruturação do curso pensamos em dois encontros presenciais fim de formalizar o inicio e o fim do curso sendo, um primeiro encontro presencial para conhecer o professor, o tutor e a plataforma e um segundo encontro presencial para realização de um teste escrito ou uma apresentação de proposta para o projetode intervenção e as atividades da plataforma serão avaliadas.
6.1 Sobre a avaliação
Deve servir como diagnóstico dos processos de ensino e de aprendizagem;
Deve ser investigadora da prática pedagógica;
Deve se dar sempre com a dimensão formadora;
Deve permitir a reflexão sobre a ação da prática pedagógica;
Deve ser planejada e executada pelo professor, que seleciona os instrumentos, as estratégias e estabelece critérios que articulem todas as etapas da ação pedagógica;
Deve ter enfoques distintos de acordo com cada tendência/abordagem pedagógica: classificadora, pontual, autoritária, punitiva (Liberal Tradicional); fluida (Liberal Renovada(Progressista); auto avaliativa (Liberal Renovada não Diretiva); respeita o ritmo do aluno e ocorre por meio de testes e exercícios (Liberal Tecnicista); auto avaliativa em termos de compromisso com a prática social (Progressista Libertadora); não avalia conteúdo (Progressista Libertária); dinâmica, processual e transformadora (Progressista crítico-social dos conteúdos).
6.2 Sobre a avaliação na EaD
Determinada pelo projeto educativo e pelos objetivos de formação que se queiram alcançar;
Contemplam as dimensões: aprendizagem, material didático, sistema de tutoria.
6.3.TUTORIA EM EAD
Orientação acadêmica e a modalidade de EaD;
Explicitada nos projetos pedagógicos de curso a distância (o que é; o porquê de ocorrer; e a partir de que critérios se desenvolverão);
Considera o ritmo e a práxis do cursista, é formativa e realizada periodicamente;
Deve ser diagnóstica, contínua e somática.
Sobre os critérios gerais para a avaliação:
Compreensão do tema estudado;
Domínio da terminologia e dos conceitos;
Justificativa do que afirma ou nega;
Organização das informações/conhecimentos estudados;
Demonstração de originalidade e criatividade na resposta;
Elaboração pessoal, crítica e fundamentada com base nos conhecimentos estudados aprendidos;
Riqueza e pertinência das ideias.
Além desses critérios, outros deverão ser estabelecidos de acordo com a atividade proposta. Sobre os instrumentos de avaliação. Os mais utilizados na EaD são:
Provas escritas presenciais e a distância (objetivas de múltipla escolha, preenchimento de lacunas, de verdadeiro e falso, mistas e subjetivas com respostas descritivas, situações problema, entre outras);
Testes online;
Rubricas;
Termômetros;
Atividades dirigidas (reflexões e pareceres postados em fóruns, diários, etc.);
Trabalho final ou memorial;
Auto avaliação;
Defesa presencial de trabalhos realizados a distância;
Portfólios;
Estudos de caso;
Pesquisas;
Projetos;
Seminários;
Chat;
Lista de discussões, entre outros.
6.4 Fluxo da tutoria em relação ao monitoramento no AVA
Análise da primeira semana por meio da participação e apresentação no Fórum de apresentação
Análise dos logins dos alunos que não entraram no AVA
Envio de e-mails gerais
Envio de e-mails personalizados com o nome do estudante e perguntas -específicas como: por que você não entrou? por que não acessa mais o AVA?
Telefonema específico para os alunos que NUNCA acessaram o AVA
Telefonema específico para os alunos que Acessaram mas deixaram de participar
Retirada do login no Curso
Convite para participar do próximo Curso
7.CONCLUSÃO
A Educação varia sempre em função de uma concepção de vida, refletindo em cada época, pela estrutura da sociedade, resgatando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico. O processo educacional não se faz somente por uma instituição de ensino, ela representa todos os níveis da aprendizagem e o treinamento, uma continuidade à educação no que diz respeito ao preparo dos indivíduos para exercer melhor suas funções profissionais. Para que esse processo aconteça de forma eficaz é necessário que seja aplicado com uma base teórico-metodológica pedagógica. 
A EaD é uma modalidade educativa que caminha para a democratização do saber e amplia oportunidades de acesso ao conhecimento, felizmente já podemos observar esforços públicos e privados no sentido de criar consórcios e promover um grande debate visando organizar os pressupostos teóricos e práticos para podermos avançar na estruturação de uma grande rede de EaD, possibilitando assim queimarmos etapas e levando educação a todos os cantos deste nosso país continental, certamente temos muito caminho à frente, mas sempre poderemos olhar para trás e verificar o longo caminho que já percorremos.

Continue navegando