Buscar

História da Saúde Pública no Brasil e Papel do Biomedico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO EM SAÚDE
História da Saúde Pública no Brasil e Papel do Biomédico no Sistema Público brasileiro
O século XX, na virada para o ano de 1900, seria “o século da ciência, progresso, da eletricidade e da medicina”, como dito no documentário, porém as epidemias e estado deplorável da má organização sanitária do país, mancham esse período. 
Durante os primeiro anos de 1900, a febre amarela, peste bubônica e varíola estavam instaurados no Brasil, os menos afortunados dependiam inteiramente do atendimento por boa vontade das igrejas para conseguirem algum tipo de cuidado, o que causava revolta na população. 
Para tentar melhorar o problema de saúde pública no país, instaurou-se o novo modelo da Reforma Sanitária, a fim de manter um controle epidemiológico pro meio da quarentena e das vacinas, que seriam impostas por medidas autoritárias sob o povo. A população, infestada pela desinformação, não se adequou bem ao novo modelo de serem obrigados a tomarem as vacinas, o que iniciou a Revolta da Vacina, em 1904.
Seguindo para eleição de Getúlio Vargas como novo presidente do Brasil, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, que promoveu ações de saúde e medicina preventiva para população. Ainda durante a Era Vargas, criou-se o Sistema Único dessaúde, que incluiria a população como um todo na prestação de serviços de saúde. 
Em 1988, ocorre a institucionalização do SUS, e em 1990, o SUS é regulamentado pela lei 8.080/1990. Na teoria, a partir deste momento, a população de classe baixa teria conseguido todos os seus direitos conquistados, porém, na realidade, ainda há baixo orçamento dado para criação de hospitais no setor público.
O SUS foi um grande avanço na saúde do Brasil, sendo atualmente, um projeto que leva de pequenos atendimentos até complexas cirurgias para a sociedade menos afortunada. Nesse cenário, o biomédico atua não somente no diagnóstico assertivo dos exames laboratoriais, como nas pesquisas na procura de novos métodos de tratamento, cura e prevenção de doenças que acometem o Brasil.

Continue navegando