Buscar

Radiologia Métodos Radiográficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Radiologia: Métodos Radiográficos. 
Método de Miller & Winter
Criado em 1914 pelo Dr. Fred Miller e posteriormente divulgado por Winter.
Também conhecido como técnica do ângulo reto ou da dupla incidência.
→ É indicado para a localização de dentes inclusos, corpos estranhos e processos patológicos em mandíbula.
→ A técnica consiste em: uma radiografia periapical e uma radiografia oclusal (com filme periapical) cujas incidências são perpendiculares entre si, daí o nome técnica do ângulo reto. Na periapical o ideal é que faça-a com a técnica do paralelismo, já na oclusal o paciente morde levemente a película e inclina a cabeça para trás.
→ Vantagem: dependendo da posição do elemento a ser radiografado esta técnica permite boa visualização.
→ Desvantagens: São necessárias duas radiografias; pacientes com náuseas, trismo, hiperativo.
Método de Donovan
→ Quando a técnica de Miller & Winter não registra inteiramente o terceiro molar incluso. Geralmente quando estão na horizontal ou inclinada fica difícil, pois o ramo da mandíbula dificulta o posicionamento do filme para a radiografia oclusal. Esta técnica é indicada sempre que a radiografia oclusal da técnica Miller & Winter não mostrar, inteiramente, as raízes do 3° molar inferior.
→ A técnica consiste em: posicionar o filme inclinado sobre o ramo da mandíbula; pedir ao paciente para segurar o filme com o dedo indicador do lado oposto na região mésio-oclusal do 2° molar; o paciente inclina a cabeça para trás e para o lado oposto; a incidência do feixe deve ser no sentido ângulo da mandíbula-ápice do nariz.
Vantagens: utilização de uma película apenas, praticidade da técnica.
Desvantagens: paciente impossibilitado de usar as mãos, com trismo, com náusea.
Método de Clark
→ Essa técnica é indicada para a localização de dentes inclusos, processos patológicos e corpos estranhos na maxila; localização de pontos anatômicos como forame mentual e incisivo; dissociação de raízes e condutos radiculares. A teoria consiste na variação do ângulo horizontal de incidência do raio-x. Onde levamos em consideração o princípio de Paralaxe: dados dois objetos em linha reta com o observador, o objeto mais afastado será escondido pelo outro objeto. Se o observador move-se para a direita, o objeto mais distante aparentemente se moverá para a direita, ou seja, o objeto mais distante acompanha o observador e o mais próximo faz o movimento contrário ao observador.
→ A técnica consiste em: 3 tomadas radiográficas, sendo uma em posição central, as demais variando a angulação para direita e para a esquerda (mesial e distal). Depois é só interpretar as imagens, para saber a localização do objeto (dente, forame, raiz…).
Esta técnica é de grande importância para a Endodontia.
Desvantagens: paciente com náuseas, hiperativo, com trismo, edêntulo ou que não pode utilizar as mãos.
Método Parma
→ Esta técnica é indicada para mandíbula quando a radiografia periapical convencional não registra inteiramente o terceiro molar inferior incluso.
→ A técnica consiste em: inclinar o filme deixando a sua borda disto-inferior próxima ao assoalho bucal ( se causar desconforto pode dobrar essa borda para lingual)
Método de Le Master
→ Técnica indicada para maxila quando ocorrer sobreposição das imagens do processo zigomático da maxila e das raízes dos molares superiores.
→ A técnica consiste em: colocar um rolete de algodão preso com fita crepe na metade inferior do filme; isso diminui a angulação vertical eliminando-se a sobreposição de imagens.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Continue navegando