Buscar

AV2 - TÉCNICAS DE EXAMES PSICOLÓGIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Segundo a resolução CFP nº 06/2019 a entrevista devolutiva passa a ser uma das etapas na elaboração de documentos em decorrência da avaliação psicológica. Por que a entrevista devolutiva é tão importante no processo da avaliação psicológica? (2,0)
A importância da devolutiva no processo de avaliação psicológica na visão dos direitos constitucionais do cidadão: "É assegurar a todos, pela Constituição Federativa do Brasil, no art. XIV, o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte quando necessário ao exercício profissional". Portanto, o cidadão, submetido a qualquer avaliação psicológica, tem direito a receber informações quanto ao resultado desse processo.
Quanto a importância da devolutiva na responsabilidade técnica, o profissional deve transmitir ao paciente, informações que esclareçam sua condição atual, e então se for necessário, fazer um encaminhamento para outro profissional ou serviço especializado. 
2) A avaliação psicológica precisa obedecer a alguns princípios éticos em sua realização, um deles diz respeito à dignidade das pessoas. Analise a importância desse aspecto ético no processo da avaliação psicológica. (2,0)
A ética vem trazendo diretrizes para estabelecer regras profissionais no processo de avaliação psicológica. Para garantir a qualidade e a ética no uso dos testes, o comitê internacional de testes publicou diretrizes gerais para o uso e para a revisão dos teste, fazendo com que os estudos e os profissionais fossem mais reconhecidos. A criação de laboratórios de testes, de instituições como o IBAP, ANPEPP, ASBRO contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da área.
3) Descreva quais são as diferenças entre os testes padronizados e os testes não padronizados. (2,0)
Os testes padronizados são definidos por ser um teste aplicado da mesma maneira por todos os profissionais e classificados da mesma maneira para todos. A padronização da testagem visa garantir o uso adequado dos instrumentos.
Já os testes não padronizados, não obedecem as regras especificas na sua fase de construção ou não são aplicados da mesma maneira. 
4) Explique por que é essencial identificar em que fase do ciclo vital uma pessoa se encontra para escolher qual teste psicológico de inteligência utilizar. (2,0)
 Existem propriedades na avaliação de inteligência de acordo com a idade, incluindo o objetivo da avaliação, a escolha do método de avaliação e dos instrumentos, o manejo do avaliado e a aplicabilidade e revelação dos resultados. Por esse motivo, o teste de inteligência deve ser adequada para as diferentes etapas do ciclo vital, considerando as características e as habilidades esperadas para cada uma dessas etapas.
5) Os testes objetivos de personalidade demandam que o indivíduo fale de si mesmo e para isso, geralmente são utilizadas escalas de autorrelato nos testes objetivos. Qual o principal problema com essa forma de avaliação? (2,0)
O principal problema para a utilização da escala de autorrelato no teste objetivo de personalidade, é que o paciente pode exagerar nos seus sintomas para que a situação possa parecer pior do que a realidade ou não exprimir completamente seus sentimentos, minimizando seus problemas.

Continue navegando