Buscar

Fisiologia Cardiovascular - Questões Respondidas - Prova UFRJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Seu João, sentia muitas dores de cabeça e resolveu procurar um médico. O cardiologista diagnosticou como Hispertensão Arterial Sistêmica (HAS). O médico passou um antihipertensivo para seu João. 
Questão 1
A) A partir da imagem ao lado, explique as causas da hipertensão arterial (HAS) de seu João. (imagem: estenose nas artérias renais direita e esquerda)
As estenoses mostradas acarretam um menor fluxo sanguíneo para os rins. Isso é percebido pelas células justaglomerulares como uma menor perfusão renal, o que estimula o sistema renina angiotensina, que acarreta um aumento de pressão arterial. As células justaglomerulares respondem com liberação de renina, que cai na corrente sanguínea e cliva o angiotensinogênio – molécula produzida pelo fígado e liberada na circulação – em angiotensina I. A angiotensina I, a nível pulmonar, é metabolizado em angiotensina II pela ECA (enzima conversora de angiotensina). 
A angiotensina II vai ter várias ações que acarretam um aumento da PA. A ang II estimula a secreção de ADH e aldosterona, o que aumenta a reabsorção de sal e água pelos rins, além de estimular diretamente os rins, também aumentando essa reabsorção. Essa maior reabsorção aumenta a volemia, aumentando o retorno venoso, o que aumenta a PVC, aumentando o enchimento atrial e ventricular, que aumenta a pré carga e, pelo mecanismo de Frank Starlin, o DC, que acarreta um aumento de PA. A ang II, ainda, atua como um vasoconstritor, aumentando a RVP e, consequentemente, a PA.
B) Um outro achado clínico nos exames laboratoriais de seu João foi um aumento da concentração extracelular de potássio (hiperpotassemia). Nessa situação como estará o potencia de repouso dos cardiomiócitos de seu João. Justifique sua resposta.
O aumento de potássio extracelular, diminui o gradiente químico do potássio, o que diminui a tendência do potássio de sair da célula. Essa menor tendência gera uma maior positividade intracelular, visto que o potássio é um cátion. Maior positividade intracelular implica um potencial de repouso menos negativo, mais despolarizado.
Questão 2: calcular frequência cardíaca e plano isoelétrico com base em um ECG.
Questão 3
Ao lado é apresentado um gráfico da função ventricular, uma alça de pressão/volume para o ventrículo esquerdo. A hipertensão arterial sistêmica é responsável por provocar um aumento da parede do ventrículo. O gráfico com linhas contínuas representa a função de um indivíduo normal, já a pontilhada é de um indivíduo com hipertensão arterial. A partir, das informações observadas diga quais são as alterações podem ser encontradas. Justifique cada alteração.
Pode-se perceber um aumento da pressão ventricular, devido a hipertensão causar um aumento de pós carga. Percebe-se, também uma diminuição do volume diastólico final, que pode ter sido causado em razão da hipertrofia do ventrículo. O débito cardíaco segue o mesmo, pois o menor volume diastólico final é compensado por um menor volume sistólico final, em decorrência de ???
O medicamento que o cardiologista passou para seu João causou sintomas adversos e seu João para de tomar o medicamento, ou seja, não aderiu ao tratamento. Ele não voltou a médico e continuou sem tratamento. Certo dia seu João estava jogando futebol com os amigos e sentiu uma forte dor no peito. Seu João foi levado para o hospital, sendo constatado que ele apresentou um rompimento das cordas tendíneas.
Questão 4
Explique qual a função das cordas tendíneas que foram rompidas. O rompimento das cordas tendíneas pode provocar sopro cardíaco a ausculta cardíaca. Esse sopro é diastólico ou sistólico. Justifique.
As cordas tendíneas são estruturas ligadas as válvulas atrioventriculares que impede o refluxo sanguíneo pelas valvas. Com o rompimento, haverá refluxo dos ventrículos para os átrios durante a sístole, portanto, é auscultado um sopro sistólico.
Questão 5
O rompimento das cordas tendíneas provoca um grave problema que é o edema pulmonar, chamado de Síndrome Congestiva Pulmonar. O edema caracteriza-se por acúmulo de líquido no espaço intersticial. Seu João não sobreviveu ao acontecido. Explique o que provocou a síndrome congestiva pulmonar. 
O refluxo mencionado na questão anterior causa um acúmulo de volume nos átrios. Esse acúmulo no átrio esquerdo causa um congestionamento para o retorno do sangue advindo da circulação pulmonar, o que gera um acúmulo de volume nos pulmões. Esse acúmulo de volume nos pulmões, aumenta a pressão hidrostática, que é uma força a favor da filtração. Isso gera, então, uma maior filtração e maior acúmulo de líquido no espaço intersticial, o que caracteriza o edema.
Questão 6
O tratamento para tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica que seu João não aderiu e que foi receitado pelo médico consistia em digitálico, ou seja, um inibidor da bomba Na+/K+ (ATPase Na+/K+). Pelos seus conhecimentos a recomendação de um inibidor da bomba Na+/K+ foi adequado. Justifique.
O inibidor da Na+/K+ ATPase iria diminuir a atividade dessa proteína, o que acarreta um menor gradiente químico do Na+, já que a bomba é o principal contribuinte para a manutenção desse gradiente. Esse menor gradiente implica uma menor entrada de sódio na célula, o que tem como consequência, uma menor retirada de cálcio pelo trocador Sódio-Cálcio (NCX). O NCX retira o cálcio da célula após uma contração, utilizando o gradiente de sódio para fazer um antiporte com 3 sódios e 1 cálcio. O efeito desse trocador contribui com 28% da retirada do cálcio citosólico. O maior transiente de cálcio está intimamente relacionado com um aumento na força de contração do ventrículo. Conclui-se que a recomendação é adequada, pois ocasionaria um feito inotrópico positivo, contribuindo para manutenção do débito cardíaco, apesar a maior pós carga e menor enchimento ventricular.
Questão 7
De posse de seus conhecimentos de eletrofisiologia, DIGA qual(is) canal(is) iônicos deve(m) estar alterado(s) nas células do coração de Álvaro (0,5 ponto). Justifique como você chegou a essa conclusão, explicando como você excluiu os outros canais que estão envolvidos no problema.
Diminuição da fase de platô nas células ventriculares e menor amplitude da fase 0 do potencial de ação das células marca-passo indicam que o canal IcaL está com atividade reduzida. 
Descarta-se um maior funcionamento do canal Ik pois, se fosse o caso, o potencial de ação das células marca-passo estaria mais rápido (repolarização mais rápida). No entanto, é visto no último gráfico, que esse potencial está mais duradouro.

Outros materiais