Buscar

Auguste Comte, Positivismo

Prévia do material em texto

Sociologia
Auguste Comte (1798-1857): pensador fundador do positivismo.
Comte era extremamente crítico a várias coisas da sociedade, principalmente crítico as religiões, a metafisica...
Ele cria o positivismo, e é como se fosse uma evolução do iluminismo. 
Ex.: O positivismo é uma ideia de que se pensa principalmente na ciência como guia de descobertas na nossa sociedade, do mundo. Vai ser uma filosofia que vai identificar que a gente precisa ser muito mais racional do que qualquer outra coisa. Precisamos confiar e acreditar na ciência. 
As encias da natureza a gente não toca, são fenômenos da natureza que podemos até ter interpretações sobre essas ciências mas não conseguimos transformar diretamente. 
 Pro Comte, as ciências humanas e as ciências naturais estão ligadas a uma ordem natural. 
Diferente do pensamento do Marx, que o ser humano transforma a sua realidade. 
 Comte foi o primeiro pensador a identificar que a sociedade deve ser um objeto de estudo, criando assim a sociologia que é estudada atraves de um método cientifico. 
Pegar a sociedade e aplicar regras para poder estudar a sociedade, para identifica-la. surgindo a sociologia. 
Quais são as regras?
- A natureza se sobrepoe as ações humanas; 
Positivismo: corrente filosofica que estuda a sociedade atraves de fatos concretos, encarando-os como algo natural a evolução social. 
Para Comte, as pessoas eram muito ligadas a questoes religiosas e identificavam tudo em Deus ou deuses. Só que depois o filosofos começaram a questionar e começaram a pensar mais racionalmente. mesmo assim existiu a ideia da metafisica, de identificar os fenomenos, mas não neciamente pautados na ciencia. 
humanade passou por processos até chegar ao positivismo, é a chamada lei dos tres estados: 
-estado teologico;
-estado metafisico;
-estado positivo.
Comte propos a criação de uma igreja, igreja/ religiao da humanidade: uma religiao onde a ideia do positivismo se expandiria, deixando de lado conceitos teologicos e metafisicos, se preocupando apenas com a ciencia e o metodo de observação.

Continue navegando