Buscar

Escola de Frankfurt

Prévia do material em texto

Sociologia 
Escola de Frankfurt
Escola filosófica que surgiu em 1924 no departamento de pesquisa social da universidade de Frankfurt, na Alemanha, tendo influencia Marxista não clássica, pois não era ligada a partidos comunistas.
Contexto histórico: período entre guerras, a primeira guerra mundial acabou em 1918 e a segunda guerra começou em 1939. A escola de Frankfurt surgiu nesse período, em uma Alemanha que está vivendo a república democrática alemã de Weimar. Nazismo já existia e o fascismo já era a realidade do governo da Itália. Além do que em 1924 é o ano onde o Joseph Stalin se torna o presidente da União Soviética. 
A escola de Frankfurt surgiu nesse período entre guerras, através da obra de seus principais nomes como Theodor Adorno e Max Horkheimer, realizando criticas aos regimes Fascista, Nazista e Soviético.
Escola com base Marxista, mas chega a ser critica ao Marxismo tradicional, Marxismo feito através de organizações sindicais/ partidos políticos. Uma das características da Escola é ter uma carga maior de um academicismo. Ela está mais ligada a universidade do que a partidos políticos. Por isso que a escola faz criticas ao governo socialista da União Soviética.
Não é uma escola marxista clássica.
Uma das obras do Adorno e do Horkheimer é:
- Dialética do esclarecimento, o esclarecimento é a necessidade que os seres humanos têm de dominar a natureza ao seu favor. É a busca pelo conhecimento, logo, o esclarecimento é totalitário, pois é utilizado como forma de dominação. 
-> indústria cultural: transformamos a cultura em uma grande indústria, onde principal objetivo é atingir o grande público, se tornando uma cultura de massas, e enfim lucrando com ela. 
Benjamim também fala sobre cultura em massa, em sua obra ele fala: “a obra de sua produtividade técnica” alega que a arte tem aura, que representa a sua singularidade, enquanto a tornarmos mecanizadas e a copiamos, a aura vai se perdendo.
A arte está perdendo a sua singularidade.

Continue navegando