Buscar

Karl Marx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia 
Karl Marx
O contexto histórico que Marx está vivendo é a revolução industrial
Marx: filosofo do século XIX que buscou interpretar e criticar o mundo capitalista
No inicio Marx seguia muito as ideias Hegelianas, ele era chamado de jovem Hegeliano, idealista. Mas com o passar do tempo, depois de um aprofundamento nos seus estudos ele começa a segui mais o lado materialista da compreensão da sociedade. Hegel acreditava que a ideia é um objeto transformador. O Marx tenta trazer algo novo, fala que não é só a ideia, mas a relação materialista é a transformadora da sociedade.
Materialismo histórico e dialético: A sociedade é baseada na relação materialista de produção, e essa relação é contraditória, assim, os trabalhadores devem transformar a sua realidade através da luta de classes.
Para o Marx as relações de produção entre o dono do meio de produção (fabrica) e os trabalhadores é o que define a sociedade capitalista. Essa é uma relação materialista, isso define a sociedade capitalista.
Dois conceitos:
-Estrutura -> relação de produção entre os patrões (proprietários) e trabalhadores que vendem sua força de trabalho
- Superestrutura -> O que está em torno da sociedade, como a cultura, economia..
*Importante*: Para o Marx, a estrutura (relação de produção) influencia a superestrutura (cultura)
Para o Marx os trabalhadores que estão envolvidos nesse processo devem transformar essa realidade, devem partir para a luta de classes, tem que acabar com essa relação que se valoriza muito mais o produto do que o ser humano.
Marx X Hegel: Hegel fala que a ideia transforma e Marx fala que é a sua ação, ele coloca os trabalhadores como sujeitos sociais dessa sociedade. Nós somos capaz de transformar a sociedade. Ele não fala que a ideia não é importante, fala que a ideia é extremamente importante mas precisa ter uma prática. 
Que é quando ele fala de práxis
Praxis: transformação material da sociedade. A teoria deve ser seguida pela pratica.
Segundo Vladimir Lenin ( líder da revolução russa); sem a teoria revolucionaria, não há prática revolucionaria.
É preciso colocar em pratica, por isso ele defende o processo de luta de classe. Precisamos entender que tudo isso que temos em volta fomos nós que construímos, construímos essa relação, nós que construímos cada parte da sociedade e cabe a nós mesmos transformar isso tudo. Mas para transformar tudo isso, precisamos ter consciência disso, consciência de que essas relações que estamos vivendo são contraditória, porque se não a gente não transforma. Apenas aceita. E Marx não quer que aceitemos, mas sim transformemos o mundo.
Conceitos de Marx: 
- Mais valia: os trabalhadores vendem sua força de trabalho para as indústrias, mas não ficam com a maior parte do lucro do que é produzido, pois essa maior parte (mais valia) fica com o dono do meio de produção.
Para chegar até a conscientização, precisa-se superar algumas coisas, como:
- Alienação: Quando o trabalhador está alheio ao seu papel na produção capitalista, não se organizando para mudar a sua realidade, se acomodando/alienando.
- Fetichismo da mercadoria: o fetiche tem a ver como uma questão fantasmagórica, metafisica, além do mundo material/ físico. Marx fala que cada produto, capitalismo ta se movendo em volta da produção.
O fetichismo da mercadoria tem a ver com a relação de produção.
-> valor de uso: algo que por suas propriedades satisfaz as necessidades humanas;
-> valor de troca: o que é medido pelo tempo de trabalho que é utilizado para produzir a mercadoria.
Fetichismo da mercadoria: quando vemos a mercadoria final, não levamos em consideração as relações metafisicas de produção envolvidas naquele produto. É como se os objetos tivessem vida própria, como se surgissem sozinhos, sem as mão humanas.

Continue navegando