Buscar

Emile Durkheim

Prévia do material em texto

Sociologia
Émile Durkheim
Foi um academico so século XIX, considerado um dos pais da sociologia e influenciado pelas ideias positivistas de Auguste Comte.
Para Durkheim é preciso estudar os fatos sociais como coisas, pois assim nos distanciamos deles de forma imparcial e nos distanciamos também do senso comum. 
Não podemos analisar os fatos sociais vivendo eles. Ser extremamente imparcial. 
Os fatos sociais para Durkheim acontecem independente das ações individuais. é como se a sociedade fosse um organismo com vida própria.
Exemplos que ele usa: quando vc nasceu, cresceu e desenvolveu, já existiam valores morais antes do seu nascimento, já existia uma cultura, religião, crenças. Voce foi aderindo a essas coisas que a sociedade já tinha. Para Durkheim, essa sociedade é anterior a questões individuais. Pra ele, a sociedade age com base no coletivo e não no individual.
Solidariedade mecanica: baseada na consciencia coletiva das sociedades primitivas, onde os individuos se sentem fazendo parte dela como um todo.
Solidariedade organica: baseada na complexidade da vida moderna, atraves da divisão social do trabalho, onde temos a presença das vontades individuais formando o todo de uma sociedade.
Temos a divisão do trabalho com uma perspectiva um pouco mais individualizada. 
O suicidio para Durkheim é um fato social, mas deve ser estudado em tres formas:
- Suicidio anomico: acontece quando a sociedade esta em crise, degradando. assim, o individuo perde as esperanças;
ex.: a crise de 1929
- Suicidio egoista: quando o individuo nao se sente pertencente a determinada sociedade;
- Suicidio autruista: quando é feito de forma a defender uma sociedade coesa.
ex.: No processo revolucionario como em 1789 a revolução francesa muitas pessoas foram pra linha de frente contra as tropas do Rei Luis XVI, elas sabiam que iam morrer, em busca de defender o todo.

Continue navegando