Buscar

apol contemporanea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História Contemporânea
A imagem a seguir é uma capa de um caderno escolar francês, de 1900. Observe-a:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/imperialismo/>. Acesso em: 27 out. 2016. 
A partir dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico e da análise da imagem apresentada, considere as afirmativas a seguir, a respeito das justificativas utilizadas pelos povos europeus para legitimar a expansão imperialista na África durante o século XIX:
I. O imperialismo fundamentou-se em teorias explicativas que reforçavam a superioridade europeia com relação aos povos nativos, defendendo a necessidade de levar o progresso e a civilização para as regiões anexadas.
II. Missionários cristãos (católicos e protestantes) acompanharam as ocupações dos novos territórios, mas em poucos casos se dedicaram à conversão dos povos nativos, limitando sua esfera de atuação ao atendimento espiritual dos próprios colonizadores.
III. A justificativa eurocêntrica do processo de colonização baseava-se no pressuposto de que o desenvolvimento científico e tecnológico eram comprovações da superioridade da raça branca, o que legitimaria a conquista de povos supostamente atrasados.
IV. Na prática, as ações imperialistas serviram para impulsionar o desenvolvimento industrial das colônias, gerando desenvolvimento comercial e econômico em todas as regiões do mundo. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
A-I e II
B-I e III
C-I e IV
D-II e III
E-II e IV
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - História Contemporânea
Leia o excerto a seguir:
“Quase ao mesmo tempo em que os soviéticos conseguiam deter os nazistas, a atenção do mundo voltou-se para a região do Pacífico. Na manhã de 7 de dezembro, um domingo, os soldados e habitantes da base aeronaval dos Estados Unidos, situada em Pearl Harbor, no Havaí, foram atacados por levas de Zeros, o caça-bombardeiro japonês, que levantaram voo de seis porta-aviões. Mais de 2400 soldados americanos morreram e vários navios de guerra foram afundados ou ficaram seriamente avariados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOTA, Pedro. Segunda Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. p. 372. 
A-A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre o ataque à base aeronaval de Pearl Harbor, em 1941, assinale a alternativa correta:
B-O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que a partir de então os japoneses passavam a utilizar armas atômicas em suas ofensivas.
C-O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor contribuiu para o fortalecimento dos alemães, em função do impacto da destruição de importantes equipamentos bélicos norte-americanos.
D-O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor determinou a entrada dos Estados Unidos na Guerra, fortalecendo os aliados na luta contra os países do Eixo.
E-O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor foi fundamental para a efetivação dos projetos imperialistas do Japão, pois permitiu que os japoneses obtivessem o controle do Pacífico.
Questão 3/5 - História Contemporânea
Leia o excerto a seguir:
“Terminara uma das maiores batalhas da história. Dos 250 mil soldados restavam cerca de 100 mil em péssimas condições de saúde. E pela primeira vez um marechal-de-campo do exército alemão caiu prisioneiro. A batalha de Stalingrado significou o ponto mais alto da Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que significou a virada definitiva da maré”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDRO, Antônio. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Campinas: Atual/Editora da Unicamp, 1987. p. 36. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre a batalha de Stalingrado, assinale a alternativa correta:
A-A batalha de Stalingrado foi realizada no pacífico, marcou a ofensiva japonesa sobre a Ásia, dominando a Indochina francesa, a Birmânia e a Cingapura inglesas.
B-A batalha de Stalingrado ocorreu na Inglaterra, foi marcada pelo bombardeio de instalações militares inglesas e também pela surpreendente vitória da Real Força Aérea Britânica.
C-A batalha de Stalingrado foi realizada na Bélgica, terminou com a invasão de Paris pelos nazistas e a consequente divisão do território francês em duas regiões.
D-A batalha de Stalingrado ocorreu na Rússia, terminou com a vitória do exército soviético sobre as tropas nazistas.
E-A batalha de Stalingrado ocorreu na região da Normandia, foi fruto de uma grande força-tarefa que reuniu soldados das nações aliadas e libertou Paris, Bélgica e Holanda do domínio nazista.
Questão 4/5 - História Contemporânea
Considere a afirmação a seguir:
“O trabalho industrial – e principalmente o trabalho numa fábrica mecanizada – impõe uma regularidade, uma rotina e uma monotonia totalmente diferente dos ritmos pré-industriais de trabalho, – que dependem da variação das estações do tempo, da multiplicidade de tarefas em ocupações não afetadas pela divisão racional do trabalho, pelos caprichos de outros seres humanos ou de animais, e até mesmo pelo desejo de se divertir em vez de trabalhar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWN, E. J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1983. p. 80. 
A partir da afirmação acima e dos conteúdos trabalhados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as seguintes afirmativas sobre as transformações sociais decorrentes da Revolução Industrial: 
I. As fábricas modificaram a forma de produção manufatureira, de forma que os trabalhadores perderam ainda mais sua autonomia com relação ao sistema produtivo e aos ritmos de trabalho.
II. A mecanização do trabalho estabeleceu uma maior especialização de tarefas, o que contribuiu para aproximar os trabalhadores do controle do sistema de produção.
III. Os operários que foram empregados nas primeiras fábricas eram homens provenientes de diversos grupos sociais: camponeses expulsos do campo, comerciantes remediados, moradores das cidades sem profissão definida, soldados licenciados.
IV. Nas fábricas, o cotidiano dos trabalhadores era marcado por intensas jornadas de trabalho, baixos salários e pela utilização de mão de obra infantil. 
Estão corretas apenas as afirmativas
	A	I e II
	B	I e III
	C	I e IV
	D	II e III
	E	III e IV
Questão 5/5 - História Contemporânea
Leia o seguinte excerto:
“A II Guerra Mundial termina. As principais potências imperialistas (França e Inglaterra) saíram completamente arrasadas da guerra, tornando insustentável a manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se iniciou o movimento de descolonização afro-asiática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURSZTYN, Marcel; PERSEGONA, Marcelo. A grande transformação ambiental: uma cronologia da dialética homem-natureza. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. p. 1945. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir, sobre o processo de descolonização afro-asiática:
I. Em comum, as independências africanas tiveram o suporte ideológico do liberalismo econômico e a adoção de regimes democráticos que garantiram a estabilidade política dos novos países.
II. A Índia foi uma das primeiras possessões coloniais a alcançar sua independência, a partir do movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi.
III. Nos processos de descolonização da Ásia, assim como na África, verificou-se o predomínio de negociações pacíficas entre os países e suas antigas metrópoles, sustentadas por acordosde paz sustentados pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.
IV. Estados Unidos e União Soviética, interessados em fazer crescer suas áreas de influência no contexto pós-Segunda Guerra, interferiram no processo de independência de diversos países. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	I e II
	B	II e III
	C	II e IV
	D	III e IV
	E	I e IV

Continue navegando