Buscar

aula 8 PP 3B

Prévia do material em texto

Jenifer Aparecida da Silva Sayd
A Avaliação Escolar
 Quando você pensa em avaliação escolar a prova escrita é a primeira coisa que vem a sua cabeça? Então ligue seus alertas porque sua intuição de ensino pode estar atrasada. Os testes escritos não devem ser o único recurso que as escolas usam para avaliar o aprendizado, embora continuem sendo um método relevante para testar o desempenho dos alunos. A avaliação faz parte do processo de ensino contínuo não apenas avaliando os alunos. Avaliação precisa auxiliar no planejamento e na modificação do processo instrucional.
AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTANCIA
 A avaliação é inerente ao processo educativo, seu significado ainda é frequentemente associado à prática de avaliações tradicionais, categóricas e punitivas, com a aplicação de provas que levam a atribuição de nota e/ou conceitos para posterior aprovação ou reprovação. No entanto, menos pontos de medição correspondente a validação válida da aprendizagem? Como você sabe a resposta é não!
 O conceito de avaliação educacional evoluiu nas últimas décadas e essa ferramenta deve ser entendida como um subsídio à prática docente. Os recursos avaliativos devem ser considerados aliados da realidade escolar pois visam a melhoria contínua do projeto de ensino.
 Existem muitas formas de avaliação educacional, e elas vão muito além de provas. Cada tipo de avaliação tem o objetivos instrucionais diferentes, e vale ressaltar que essas avaliações não são exclusiva, mas complementares! Compreender os diferentes métodos (e os resultados que cada um fornece) pode fornecer um diagnóstico aprofundado da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
OS BENEFÍCIOS DAS AVALIAÇÕES ESCOLARES
 Como mencionada anteriormente, avaliação pode ajudar escolas vírgulas educadores e alunos a repensarem as estratégias empregadas em sala de aula, com foco na melhoria, no desempenho aprimorado e no desenvolvimento das habilidades dos alunos. No entanto, apenas aplicar a avaliação não é o suficiente.
 Idealmente, uma cultura de avaliação contínua deve ser estabelecida. Desta forma servirão como ferramenta para entender o desempenho e o perfil dos alunos, além de acompanhar e apoiar o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem. Examinar convergências entre os objetivos definidos no planejamento educacional e os resultados efetivamente alcançados pelo aluno é um dos principais benefícios da avaliação contínua.
O QUE SÃO E QUAL A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
 Avaliação Interna:
 As avaliações que os professores fazem em sala de aula pode monitorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos são chamadas de avaliações internas de aprendizagem. Esse tipo de avaliação é determinado pelo planejamento escolar e os resultados orientam o educador a avançar em sua prática docente, ou retornar a algumas fases do ensino, se necessário.
Avaliação externa:
 As avaliações educacionais também podem ocorrer fora do ambiente escolar. Elas são conhecidas como avaliações externas de desempenho, também conhecida como avaliações em larga escala. Enem, Prova Brasil, Pisa, ANA, Saeb são alguns exemplos dessas avaliações que buscam avaliar a qualidade do ensino a partir de um panorama do desempenho educacional, como ferramenta de monitoramento e formulação de políticas públicas. Mesmo que não acompanhe os alunos sozinhos, as avaliações externas devem ser encaradas como um meio de reflexão contínua sobre a prática educativa. Seus indicadores devem ser analisados e traduzidos em um trabalho efetivo nas escolas redirecionando a prática docente.
TIPO DE AVALIAÇÕES ESCOLARES
 Vários tipos de avaliações disponíveis fornecem dados diferentes sobre o desempenho do aluno. Cada modelo tem características e objetivos de ensino diferentes. Portanto, é importante entender e aplicar o tipo de avaliação adequado em cada momento do processo educacional. As avaliações diagnósticas, formativas, comparativas e são ativas estão entre as principais modalidades de avaliação escolar.
Avaliação diagnóstica:
 Faz parte de um tipo de avaliação chamada diagnósticos que serve para identificar a verdade intelectual de cada aluno e verificar sua habilidade ou dificuldade de aprendizagem na ausência de categorização das características as informações das avaliações diagnósticas indicaram o processo e a dificuldades do aluno. As informações obtidas por meio dessas avaliações destacam os pontos fortes e fracos do processo educacional.
 A avaliação diagnóstica pode ser feita por: 
· Provas ou testes escritos;
· Prova ou teste oral;
· Simulado;
· Avaliação online;
· Perguntas e questionários.
Avaliação formativa:
 O objetivo desse tipo de avaliação é medir o desempenho acadêmico dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Baseado no método de avaliação tradicional diretamente relacionado à avaliação este modelo é projetado para ser envolvido no desenvolvimento da aquisição de conhecimento do aluno. São utilizados ao longo do período de formação como forma de avaliar o desempenho dos alunos e permitir a adaptação da prática pedagógica a necessidade dos alunos.
 Dentre os principais instrumentos desse tipo de avaliação, podemos destacar: 
· produções orais;
· questionários;
· listas de exercícios;
· seminários;
· autoavaliação;
· observação de desempenho;
· estudos de caso;
· produções audiovisuais;avaliações online;
· produções coletivas e individuais de trabalhos e pesquisas. 
Avaliação somativa:
 Esse talvez seja o método de agressão mais comum nas escolas brasileiras. Avaliações somativas utilizadas ao final do aprendizado que pode ser definido, por exemplo, como ano, semestre, trimestre, período ou ciclo. As avaliações são nativas determinam o nível de domínio de conteúdo pré-determinado. Basicamente, sua característica mais importante no processo de ensino-aprendizagem é demonstrar o sucesso da aquisição ou não dos conteúdos pelo aluno, combinando nota ou conceito como forma de categorização.
Dentre os instrumentos mais comuns para quantificar e categorizar os resultados da avaliação somativa, estão: 
· exames avaliativos escritos ao final de um período escolar;
· junção de uma ou mais atividades trabalhadas pelo professor;
· atividade de múltipla escolha;
· atividade de resposta construída. 
 Avaliação comparativa:
 O método de avaliação comparativo se propõe a medir e controlar o uso e os o nível de conhecimento e habilidade dos alunos. Sua finalidade é qualificar o ensino para que seja possível refletir sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser ensinado.
Aplicada durante ou depois de uma aula, ela pode acontecer por meio de:
· testes rápidos e/ou trabalhos simples durante ou ao final das aulas;
· resumos dos conteúdos trabalhados;
· observação de desempenho;
· relatórios;
· atividades para casa;
· Autoavaliação;
· avaliações entre pares. 
 Contudo, é importante ressaltar que a avaliação escolar deve ocorrer de forma contínua e fazer parte do ciclo avaliativo. Seus resultados são essenciais para subsidiar a tomada de decisão e a ação estratégica dos professores. Com a ajuda das informações coletadas, a escola pode reconhecer o quanto é valioso se adaptar às futuras tendências educacionais por meio da escola digital, ou mesmo experimentar novos meios para entregar conteúdo aos alunos com base, por exemplo, em métodos ativos de aprendizagem.
REFERÊNCIAS
https://www.somoseducacao.com.br/tipos-de-avaliacao-escolar-que-podem-ser-aplicados-em-sala-de-aula/#:~:text=As%20avalia%C3%A7%C3%B5es%20educacionais,as%C2%A0pr%C3%A1ticas%20pedag%C3%B3gicas

Continue navegando