Buscar

Planejamento de Estudos e Estratégia EAD

Prévia do material em texto

Planejamento de Estudos e Estratégia EAD
Para um bom planejamento é necessário que alguns tópicos sejam bem elaborados e rigorosamente cumpridos. Meu plano de estudo consiste em alguns tópicos como:
· Estar sempre atento ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Cada aula segue um cronograma e apresenta um conteúdo novo. É importante estar sempre atento aos prazos e aos conteúdos propostos pelos professores.
· Montar uma agenda: As avaliações são previamente marcadas e sinalizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Anotar essas datas e distribuir o tempo para estudar e revisar os assuntos. Não deixar tudo para última hora, pois isso gera sobrecarga e desmotivação.
· Defina meus horários: Na minha agenda, é importante registrar quais horários eu tenho disponível para estudar, reservar um horário a noite para os estudos, listar todos os meus compromissos diários para clarear a mente e perceber em quais espaços de tempo eu posso me dedicar.  Essa é, inclusive, uma das facilidades do ensino a distância: estar no controle dos seus horários de estudo, conforme sua rotina. Ainda, tem a economia de tempo no deslocamento.
· Utilize a tecnologia ao seu favor: As redes sociais são ótimos meios de compartilharmos experiências e, é claro, aprendermos um pouco com a experiência de outras pessoas. No Instagram, há a hashtag #studygram. Nela, é possível encontrar diversos posts de estudantes que dão dicas de estudos, contam suas rotinas, compartilham resumos com conteúdos, dicas de papelaria e métodos para estudar. Podemos aproveitar alguns momentos para navegar nesses perfis e encontrar dicas bacanas que vão agregar na nossa experiência.
Desenvolver o estudo da disciplina Ensino Digital foi muito tranqüilo, pois pude utilizar diversos recursos que a o EAD proporciona através do meu computador e celular pelo portal do aluno na função sala de aula virtual. Meu material didático na qual pude lê e vê vídeos relacionados aos assuntos abordados, videoteca na qual pude assistir aos vídeos das aulas gravadas, biblioteca virtual com todo o conteúdo par lê. Por fim as atividades de auto-aprendizagem para testar meus conhecimentos com todo o assunto estudado.
O estudo a distância pode ser individual, mas não é solitário. Há diversas ferramentas disponíveis para aperfeiçoar nossa experiência e pessoas disponíveis para nos ajudar, como os tutores. É fundamental ter essa organização, estabelecer metas realistas e encarar o aprendizado como um hábito. Aos poucos sei que estudar será uma atividade consolidada na minha rotina.

Continue navegando