Buscar

Educação e Novas Tecnologias - Parte 02

Prévia do material em texto

UNIDADE II
INTRODUÇÃO
A partir unidade II, você terá a oportunidade de mergulhar e ir mais fundo no entendimento dos recursos tecnológicos aplicados à educação. 
 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
AS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: 
UM PROCESSO DE MUDANÇAS
É preciso muita atenção para fazer a escolha certa do recurso tecnológico para aplicação do conteúdo. Mas é válido ressaltar que entre identificar as novas tecnologias e iniciar a sua utilização, existe um espaço de tempo bem grande, pois sabemos que pode existir certa resistência à mudança por parte dos responsáveis pela escola e os professores.
O processo de qualquer mudança, seja na área da educação ou profissional, pode ser representado pela figura ao lado:
 
Especificando as etapas, o “descongelamento”, é aquele momento em que observamos a necessidade da mudança, é se conscientizar, identificar a mudança e refletir sobre ela, onde o professor deverá rever seus paradigma (As velhas práticas são derretidas, abandonadas e desaparecidas).
 Depois vem a etapa “mudança”, onde já nos deparamos no processo de mudança, aprendendo os novos conceitos. Esta etapa somente é concluída quando a pessoa vê que está apta para esta nova realidade (Nova idéias e práticas são exercitadas e apreendidas).
 
 
E a última etapa é “recongelamento”, quando iniciamos um novo processo de mudança, aquele momento em que vemos que sempre estaremos diante de novas realidades, novas mudanças e da necessidade de aprendizagem, dais quais precisamos novamente “descongelar”, ou seja, retornar no início do processo de mudança (Novas idéias e práticas são incorporadas ao comportamento definitivamente).
Na área da Educação as mudanças são constantes e os educadores precisam se acostumar, aceitando esta mudança como uma melhoria para o ensino de seus alunos. 
 
 
 
O COMPUTADOR COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Quando se iniciou a utilização do computador nas escolas muitos profissionais da área sentiram uma certa insegurança em relação à maquina: 
Alguns por medo de ser substituído pelo computador e outros por medo da máquina causar a desumanização na educação.
Mas há aqueles que acreditam que a introdução dos computadores na educação possa gerar efeitos positivos no processo de ensino e aprendizagem.
 Outra preocupação de alguns profissionais da área é o destino dos livros em uma sociedade computadorizada, pois a facilidade em ler pequenos resumos no computador, acabou deixando o livro de lado, na prateleira de um sebo. 
 
 
 
 
Mas, mesmo esta máquina deixando de lado os livros, nunca deixarão de existir, e ainda melhor, os livros podem ser digitais e lidos em um Tablet, por exemplo. Cada nova tecnologia vem para melhoria contínua.
 Vejamos, a seguir, alguns exemplos de atividades na educação com a utilização de recursos computacionais. 
RECURSOS COMPUTACIONAIS APLICADOS NA EDUCAÇÃO (APLICATIVOS, INTERNET, ULTIMÍDIA, ENTRE OUTRAS)
A autora Tajra, aponta alguns aspectos em que os ambientes de informática proporcionam positivamente e que os educadores devem levar em consideração, vejamos alguns: 
 
 
 
 
√ Os alunos ganham autonomia nos trabalhos; 
√ Em função da gama de ferramentas disponíveis nos sotfwares, os alunos,além de ficarem mais motivados, também se tornam mais criativos; 
√ A curiosidade é outro elemento bastante aguçado com a informática;
 √ Os alunos se auto-ajudam;
 √ Esses ambientes favorecem uma nova socialização que, às vezes, não conseguimos nos ambientes tradicionais;
 √ A informática contribui para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento. 
 
 
 
 
Vejam:
Os softwares gráficos são aqueles para elaboração de desenhos e produções artísticas, é possível o aluno criar desenhos e utilizar a imaginação para isso. 
Na educação de nível infantil ou até mesmo nível médio, o professor pode desenvolver atividades que faça relação com textos e imagens, ou seja, a partir de um texto, que pode ser extraído de revistas, jornais ou internet, o aluno deverá elaborar um texto com imagens sobre o cenário, enfim, são várias as atividades a serem elaboradas.
O jornal eletrônico é uma forma de se trabalhar alguns conteúdos na escola/instituição, pode-se até elaborar o próprio jornal da escola, mas para isso é necessário uma boa equipe de professores engajados neste projeto. A vantagem da utilização do jornal para fins educativos, é garantir o estímulo à leitura e escrita. 
 
 
 
Existem várias outras ferramentas a serem utilizadas em sala de aula que irão proporcionar ao aluno um grande aprendizado de uma forma prazerosa e dinâmica, tenho certeza de que você conhece várias outras destas ferramentas.
INTERNET, COMO USÁ-LA EM SALA DE AULA
Uma das inovações que mais se destaca e mais conhecida pelos alunos e professores é a Internet, que oferece um leque de oportunidades de adquirir conhecimentos e rompe fronteiras dos países. 
Com esta ferramenta o professor pode estimular o aluno a localizar as informações, tratá-las e não se esquecer de criticá-las, realizar críticas construtivas para a atividade ter validade frente a aprendizagem e proporcionar a comunicação entre os alunos. 
 
 
 
 
A
internet é uma grande facilitadora das pesquisas, onde podemos sanar nossas dúvidas rapidamente por meio de fontes de pesquisas, com estas vantagens é possível
tornar a aula mais dinâmica e sempre com foco na aprendizagem do aluno. 
 DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Queremos agora passar das salas de aulas para os ambientes virtuais de aprendizagem. esta formação é assumida por processos presenciais e pela EAD (Educação a Distância).
 A EAD tem se destacado, por aproximar professores e alunos através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que não existia no ensino presencial.
 
 
 
 
 DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Queremos agora passar das salas de aulas para os ambientes virtuais de aprendizagem. esta formação é assumida por processos presenciais e pela EAD (Educação a Distância).
 A EAD tem se destacado, por aproximar professores e alunos através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que não existia no ensino presencial.
Observa-se que por meio do ambiente virtual de aprendizagem é possível coordenar cursos a distância e promover a interatividade entre os sujeitos do processo que promovem
o ensino e aprendizagem. 
 
 
 
 
Neste século a relação entre aquele que ensina e aquele que aprende se faz por novos meios, como a internet, pois esta ferramenta combina as vantagens da sala de aula e do livro, proporcionando o manuseio do material didático conforme a compreensão de cada indivíduo, sem deixar de proporcionar também a presença física. 
É possível observar que o ambiente virtual de aprendizagem possui todos os espaços existentes em um ambiente presencial de educação, os quais os acadêmicos devem exploram do mesmo modo que explorariam na modalidade presencial. 
Neste contexto o acadêmico pode desenvolver suas atividades, ter o retorno do professor, acompanhar seu desempenho e o da turma sem estar fisicamente em um espaço determinado. 
 
 
 
 
INTEGRANTES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A prática docente na modalidade a distância sofre algumas fragmentações em relação as suas tarefas, que hora na modalidade presencial são de única e exclusiva responsabilidade dos docentes. 
Na EAD as responsabilidades docentes são divididas entre vários profissionais, os quais, engajados, garantem a eficácia do processo de ensino aprendizagem. Como por exemplo, os professores e os tutores. 
→ È o professor quem produz o material didático, propõe atividades, elabora as avaliações, grava as aulas e ministra as web- conferências” , ou seja, é aquele que organiza a disciplina.
→ O tutor avalia, o desempenho dos alunos e instrui estes acadêmicos por meio do atendimento. Ele acompanha as atividades desenvolvidas e aplicadas aos acadêmicos.O PAPEL DO ALUNO ONLINE
Até o momento estudamos o papel do Professor e do Tutor na modalidade de da Educação a Distância. Mas como o aluno deve agir para que a aprendizagem transformadora ocorra?
 Para que ocorra aprendizagem transformadora no ambiente online é necessário que o aluno assuma uma nova postura, diferente da encontrada na modalidade presencial, onde: 
→ presume que o acadêmico na modalidade EAD é adulto, que
sabe o que quer, estabelece os seus objetivos, é autônomo e precisa de conhecimento e habilidades para desempenhar bem sua função social e profissional;
→ aluno virtual tenha a capacidade de avaliar continuamente a sua compreensão, analisar abordagens alternativas, selecionar uma ou mais abordagens e reavaliar sua compreensão. 
 
 
 
 
Os Alunos online que assumem este modelo de aprendizagem, e executam as suas responsabilidades e obrigações, sem dúvidas alcançam o êxito do aprendizado e obtêm além de tudo, a aprendizagem transformadora, a qual é capaz de superar as
exigências do mundo atual.
Que segundo VALENTE: “O mundo atualmente exige um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar com grupo e de conhecer o seu potencial intelectual, com capacidade de constante aprimoramento e depuração de idéias e ações” (1999, p.20).

Continue navegando