Buscar

AD1 FILOSOFIA POLIT,E EDUC. PUBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
FILOSOFIA POLÍTICA E ESCOLA PÚBLICA Coordenador: Diogo Bogéa Semestre: 2022-02
Avaliação a distância – AD1
Data limite de entrega na plataforma: 21/08/2022
ATENÇÃO: - NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS ENVIADAS EM ANEXO. USE A SEÇÃO «TEXTO ONLINE» DA PLATAFORMA!
QUESTÃO ÚNICA: (10 pontos) - Escolha um trecho do texto “Ensaio de uma pedagogia da singularidade”. Agora explique por que esse trecho específico chamou sua atenção e como te parece que ele pode contribuir com a sua formação. - Não esqueça de copiar o trecho escolhido na sua resposta. - Não deixe de explorar as ideias e conceitos apresentados pelo texto.
Lembre-se: há vários caminhos possíveis para responder à questão. O mais importante é que você demonstre ter lido e compreendido as principais ideias e conceitos apresentados pelo texto da disciplina.
IMPORTANTE: - NÃO COPIEM NADA DE SITES E TEXTOS DA INTERNET. ISSO É PLÁGIO E RESULTA EM NOTA ZERO.
(Em caso de dúvidas, venham para a sala de tutoria !)
Mas Não só .Pois é preciso ainda ,se não a vontade , a necessidade da parte do professor . de transmitir esse saber a quem não tem-assim como, da pare do aluno ,a necessidade ,se não a vontade , de receber isso que lhe é transmitido . Ao lado da desigualdade e fundado sobre ela, está a relação de transmissão do saber.
No texto o ensino tradicional é evidenciado o professor ensina porque é quem tem o conhecimento e o aluno apenas aprende .Este conceito ainda é muito difundido por algumas instituições escolares por estarem voltadas a conquista de números formando alunos para o mercado de trabalho independente do conhecimento adquirido e por ter o nome da instituição vinculado ao sucesso pela mídia, mantendo assim um controle sobre o educador que só vai disponibilizado conteúdo e a forma de suas aulas conforme o interesse da escola/sociedade e o educando não tem sua bagagem/vivência incluída na planejamento pedagógico e por vezes se nega a receber /interiorizar o conteúdo oferecido.
Quando o autor fala em ter uma sociedade democrática demanda que desigualdades (sócio econômica ,entrada tardia na escola, etc),controle( por horário, chamadas, minorias ,etc) transmissão(provas ,testes ,conteúdo, etc) sempre de quem contém um conhecimento maior para quem precisa receber , precisa ser repensado pelas escolas/sociedade ,pois a singularidade(construção de idéias e valores conforme diferentes valores, tempo, família, sociedade em que vive etc) do educando neste caso não está sendo considerada na preparação das aulas. 
Pensando no saber e no ensinar acredito que este modelo esteja ultrapassado em tempos atuais o educador /escola precisa estar pronto para respeitar e aproveitar a singularidade de cada indivíduo não fazendo uma aula para cada um, mas trazendo aproveitando o conhecimento/ bagagem/vivência do seu educando servindo para diferentes debatesse temas em sala de aula. Ajudando assim a construir/respeitar/entender a singularidade de cada indivíduo o professor não pode apenas ter conhecimento ele precisa saber como, onde , de que forma e para quem transmitir , já o estudante também precisa estar aberto para que o conhecimento chegue até ele por diferentes meios e formas evitando que o sistema continue a determinar o que todos podem e como vão aprender desta forma podemos ter uma sociedade democrática com seus cidadãos críticos, questionadores e conscientes de seus direitos e deveres, e para isto precisamos de educadores que elevem o seu já conhecimento disseminado o saber .

Outros materiais