Buscar

AD2 - EDUCAÇÃO POLÍTICA E ESCOLA PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 - EDUCAÇÃO POLÍTICA E ESCOLA PÚBLICA 
1)O que mais chamou a sua atenção no texto 03? Por que?
A tensa relação entre a vulnerabilidade humana e o desejo por poder e autossuficiência para compensar essa condição , eu nunca tinha visto essa situação por esse ponto de vista. Mas entendo a importância de discutimos e trabalharmos com os alunos práticas sociais, como o respeito e a preocupação com o próximo, valorizando atitudes que vão ajudá-lo a entender que para se viver em uma sociedade democrática é necessário pensar no próximo e no bem comum, não apenas em si mesmo, e que não há problema em ter ajuda de outros para conseguir algo, como por exemplo, realizar uma atividade escolar. 
Trabalho com educação infantil e vejo que as crianças cada vez mais têm dificuldade em dividir brinquedos e a atenção das professoras, assim como também têm dificuldades em fazer atividades em grupo onde todos precisam colaborar da mesma forma. Também percebo que quando elas têm dificuldade em algo não pedem ajuda, ficam frustradas, o que leva a crises de choro ou de raiva. Entendo isso como um reflexo da nossa sociedade onde todos querem ter destaque e serem sempre bons em algo por conta própria e se frustram com facilidade quando não atingem um objetivo, além de pensarem apenas no que vai gerar benefícios e satisfação individuais.
2) Há algo no texto que você não sabia ou de que nunca tinha ouvido falar? Conte para nós. 
Sim, a condição de vulnerabilidade definida por Russeau, onde diz que é justamente isso que nos aproxima de outros seres humanos e nos faz viver em sociedade, ou seja, a "união faz a força", precisamos uns dos outros para nos fortalecer e nos proteger.
3) De que maneira te parece que o texto pode contribuir com a sua formação enquanto profissional da educação?
A leitura do texto contribui para a minha formação porque reforça a necessidade de voltarmos a ver a escola como um centro de formação educacional e social (humana) do indivíduo, onde aprendemos a prática da cidadania e democracia e geramos como resultado cidadãos plenos e conscientes de seus direitos e deveres, e não um ambiente de competição, julgamentos e provas de títulos, onde um aluno só vai ser elogiado e recompensado se tiver notas altas e uma instituição de ensino só é considerada boa quando um número expressivo de estudantes consegue entrar em universidades famosas.

Outros materiais