Buscar

Ad 1 Filosofia e escola pública (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Aluna: Cristiane Dantas da Silva Santos
Matrícula: 18212080258
Polo: Nova Iguaçu.
FILOSOFIA POLÍTICA E ESCOLA PÚBLICA
Coordenador: Diogo Bogéa Semestre: 2022-02
Avaliação a distância – AD1
“Mas não só. Pois é preciso ainda, se não a vontade, a necessidade da parte do professor, de transmitir esse saber a quem não tem , assim como , da parte do aluno, a necessidade, se não a vontade, de receber isso que é transmitido, ao lado da desigualdade e fundado sobre ela, está a relação de transmissão do saber.”
O texto acima chamou muito minha atenção, pois relata a via de mão dupla , onde o professor e o aluno interagem com papéis distintos. Enquanto um objetiva transmitir o seu conhecimento, o outro tenta absorver. Nesse caminho que se dá por vontade ou por necessidade, pode-se encontrar obstáculos em relação ao que recebe a informação, frustrando assim, o objetivo do professor . A desigualdade (obstáculo) nessa transmissão deve- se porque na maioria das vezes usa- se métodos únicos, que foram generalizados, padronizados. Desse modo cria-se barreiras para a transmissão de saberes, pois cada ser é singular, ou seja, tem características , comportamentos únicos, diferenciando assim, um sujeito do outro. 
Desse modo eu aprendo que é necessário um pensar sobre como se deve elaborar esse conhecimento, baseado não apenas num viés, muitas vezes direcionados para um estereótipo. Essa ideia certamente exigirá mais esforço do professor, pois o mesmo deverá, pensar, pesquisar, elaborar meios onde seu conhecimento atinja todos os indivíduos em suas singuralidades. Tornando assim, não a necessidade, mas a vontade de se transmitir e aprender o que é transmitido.O saber dessa forma se fará mais direto, mais prazeroso, mais capaz de ser compreendido e expandido.

Outros materiais